O que é um cartão pré pago

Você provavelmente tem ouvido muito falar do cartão de crédito pré-pago nos últimos tempos. Esse produto, relativamente novo no país, trouxe benefícios e vantagens para as pessoas que buscavam ter um melhor controle da vida financeira sem se preocupar em pagar faturas no fim do mês.

Como o uso de cartões para pagamentos vem se popularizando no Brasil, o cartão pré-pago surge como uma interessante alternativa para aqueles que não querem ou, por algum motivo, não podem ter o cartão de crédito tradicional.

Dessa forma, a rápida disseminação do produto está ligada a sua fácil aquisição, possibilidade de ter um menor de idade como titular e também ser adquirido por quem está negativado nos órgãos de crédito.

Mas apesar de tantas vantagens, também é importante conhecer bem as particularidades dos cartões de crédito pré-pago para não cair em armadilhas. 

Preparamos este texto para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esta modalidade de cartão e fazer com que você entenda se ele é ou não interessante para o seu perfil.

IMPORTANTE: A modalidade pré-pago ainda não está disponível no cartão de crédito da Cora. Acompanhe os canais de comunicação oficiais da Cora para ficar por dentro de todas as novidades!

Cartão de crédito comum ou Cartão Pré-pago?

Primeiro, vamos a uma rápida explicação do que é o cartão de crédito pré-pago. Regulamentado pelo Banco Central em 2014, este produto financeiro tem o funcionamento bem parecido com o de um cartão de crédito. A grande diferença é que o seu titular precisa pagar antes de usar. Dessa forma, ele precisa depositar saldo no cartão para conseguir realizar suas compras.

Já no cartão de crédito essa lógica é inversa. O cliente recebe da instituição financeira um limite a ser utilizado dentro de determinado período. Quando esse tempo chega ao fim, em geral dentro de 30 dias, uma fatura de gastos é gerada para que aquela pessoa possa pagar os valores que utilizou. 

Podemos dizer que o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo, já que a instituição permite que uma pessoa faça compras com o cartão e pague os valores devidos somente depois.

Nesse caso, a empresa oferece o crédito confiando que o consumidor vai realizar o pagamento do valor total no dia determinado. Porém, nem sempre isso acontece, por isso as instituições de crédito cobram juros altíssimos por atrasos.

Dessa forma, outra grande diferença entre esses dois produtos é que as empresas que oferecem o cartão de crédito pré-pago não correm o risco de inadimplência por parte do cliente. Esse detalhe faz com que ele seja oferecido mesmo para quem tem score baixo ou está negativado, popularmente conhecido como “nome sujo”.

Também é importante saber que, ao contrário do cartão de crédito, no pré-pago, você não consegue parcelar suas compras. Ou seja, todas as compras são feitas à vista.

Leia mais | Chegou o cartão de crédito da Cora 

Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

Fica mais fácil de entender como funciona o cartão se a gente pensar na lógica envolvendo um chip de celular pré-pago. Para conseguir utilizar os serviços telefônicos, uma pessoa precisa colocar créditos no chip, ou fazer a recarga. O saldo é consumido de acordo com a utilização e quando o valor acabar, basta colocar mais créditos.

Com o cartão pré-pago acontece a mesma coisa. Você estabelece o valor que quer colocar de crédito e utiliza até acabar. Quando isso acontece, ou você coloca mais crédito, ou para de utilizá-lo. Assim como acontece no celular, é preciso conferir o saldo disponível com frequência, garantindo assim que todas as compras serão concluídas.

Se você estiver pensando  que trata-se então de um cartão de débito, saiba que os dois produtos são diferentes. Isso porque para se ter um cartão de débito é necessário abrir  uma conta corrente em algum banco. Já com o cartão de crédito pré-pago não existe essa obrigatoriedade.

Por isso, esse meio de pagamento oferece maior controle dos gastos, já que separa o saldo em conta do saldo destinado a compras. Nesse caso, o pré-pago pode ser utilizado em situações nas quais seja necessário o cadastro de um cartão de crédito para finalizar uma compra online ou contratação de um serviço de streaming, por exemplo. 

Mas vale dizer que também você vai precisa ter muito cuidado para utilizar esse tipo de cartão e evitar se complicar financeiramente.

Leia também | O que é fluxo de caixa? 

Como recarregar?

A forma como se carrega o cartão pré-pago depende muito da instituição financeira escolhida. Porém, normalmente, é comum que o processo ocorra por meio dos seguintes métodos: 

  • Débito em conta: o saldo a ser depositado no cartão pré-pago é descontado diretamente de uma conta corrente do usuário. Como dissemos, não é necessário ter uma conta para utilizar o cartão;
  • Boleto bancário: normalmente, o boleto no valor que você deseja recarregar pode ser gerado dentro do aplicativo que controla o cartão. Esse documento pode ser pago em lotéricas, aplicativo de bancos ou até em caixas eletrônicos;
  • Depósito: essa possibilidade de recarregar somente através de depósito vale para depósitos identificados, aqueles feitos pessoalmente no caixa, colocando o CPF do portador do cartão;
  • Lojas conveniadas: alguns cartões possuem lojas físicas conveniadas que possibilitam a recarga do cartão. Nesse caso, basta comparecer ao local com o dinheiro em mãos.

Vantagens e desvantagens do cartão pré-pago

Agora que você já sabe o que é e como funcionam os cartões pré-pagos, chegou a hora de descobrir as vantagens e desvantagens para entender se este serviço está ou não adequado ao seu perfil.

Vantagens

Uma grande e importante vantagem é que ele não tem anuidade. Então, se você quer fugir dessa taxa comumente cobrada no cartão de crédito, já pode marcar um ponto positivo.

Já para quem gosta de ter um controle maior de gastos, esse cartão oferece mais uma vantagem, já que só é possível gastar a quantia previamente carregada no cartão. Dessa forma,  o cliente define um limite de gastos dentro de um determinado período, que pode ser de 30 dias ou até  mesmo um período mais curto. 

Como não existe fatura, o risco de atrasar o pagamento ou de não ter o valor total no dia do vencimento também não existe. Quem utiliza o cartão pré-pago fica livre das altas taxas de juros por atraso.

Outra vantagem também é a não necessidade de comprovação de renda para adquirir o cartão, diferente do que acontece nas outras modalidades financeiras. Para utilizar o cartão pré-pago, basta solicitá-lo à instituição financeira, simples assim. 

Essa simplicidade também permite que menores de idade, que não podem abrir conta concorrente na grande maioria dos bancos, possam ter um cartão e não precisem andar com dinheiro físico. Desse modo, o cartão acaba sendo uma opção segura e prática.

Além disso, não existe aprovação. Quem tiver interesse no cartão pré-pago precisa solicitá-lo, realizar o cadastro e sair usando. Isso vale tanto para as pessoas físicas como para as jurídicas.

Leia também | 5 dicas para fazer o controle financeiro empresarial 

Desvantagens

Uma grande desvantagem que requer atenção está relacionada com as taxas que podem ser cobradas. Mesmo sem a anuidade, cada instituição financeira tem liberdade de cobrar as tarifas que desejar. Por isso, vale observar o contrato antes de assiná-lo.

Além disso, a impossibilidade de parcelar suas compras é outra desvantagem. Como são permitidas apenas compras à vista, é preciso sempre ter o valor total da compra no saldo do cartão. 

Nesse sentido, o cartão pré-pago também possui limites de movimentação. Portanto, mesmo que exista o saldo no cartão é possível que o valor da compra exceda o limite de movimentação diário. Os limites variam de acordo com as instituições, por isso é preciso verificar individualmente com cada empresa. 

Depois de saber de todos esses detalhes, o que você acha? O cartão crédito pré-pago é uma boa opção para você? Se você precisa de mais dicas sobre score e pontuação de crédito, não deixe de conferir nossas dicas para melhorar a pontuação do seu CNPJ.

O cartão pré-pago tem conquistado muitas pessoas. Seja pelo seu funcionamento que ajuda nas finanças ou mesmo pela praticidade em não ter que levar dinheiro por aí. Você já sabe o que é e como funciona o cartão pré-pago?

Ele trabalha como você determinar. Sem correr risco de ter que pagar juros por ter atrasado a fatura ou se endividar com parcelamentos que viram uma bola de neve.

Para você ficar por dentro: segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as transações com o cartão pré-pago somaram 2,2 bilhões no primeiro trimestre de 2018, um aumento de 63% em relação ao ano passado.

Isso mostra que o brasileiro tem buscado formas de manter as contas em dia e comprando quando necessário.

O que é um cartão pré pago

Separamos as melhores dicas para você tirar de vez essa imagem de que cartão pré-pago não serve para muita coisa. Vamos espiar juntos os benefícios?

O que é um cartão pré pago
O que é um cartão pré pago
O que é um cartão pré pago

+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

O que é o cartão pré-pago?

Ele funciona como um celular pré-pago: você faz uma recarga  no valor desejado e pode utilizar até que acabe o saldo. Com o cartão pré-pago, você utiliza como função "crédito" em compras online ou lojas físicas.

Em alguns aspectos, o uso do cartão pré-pago se assemelha muito aos tradicionais de crédito (passando na maquininha e com senha pessoal), por exemplo.

O cartão pré-pago não tem anuidade, mas existem algumas taxas, como a de adesão e mensalidade, quando houver crédito.

Veja aqui como funciona

  • Para fazer compras, você precisa ter saldo suficiente;
  • As consultas (saldo e compras) podem ser feitas via site ou aplicativo do cartão pré-pago;
  • Não é possível parcelar uma compra no cartão pré-pago – isso pode te ajudar a manter os gastos em ordem;
  • No momento da compra, você informa que o pagamento é na função crédito, utiliza sua senha e pronto!
  • Saiba que tem como comprar pela internet, selecionando a opção "cartão de crédito" e digitando sua senha.

Como recarregar o cartão pré-pago?

Olha só como é fácil recarregar, escolha a maneira que você preferir:

  • Pelo aplicativo ou site do cartão você pode:

1 – Gerar um boleto com o valor desejado e pagar em qualquer casa lotérica ou banco; ou pela internet.

2 – Débito em conta: alguns bancos disponibilizam essa função, você pode fazer a transação dentro de sua conta no site do cartão.

  • Depósito identificado: na boca do caixa no banco, faça depósito em dinheiro, identificado pelo CPF do titular. Confira no site do cartão, quais bancos são aceitos e o número da conta.
  • DOC/TED: esse tipo de transação só funciona para mesma titularidade, ou seja, o titular do cartão deve ter uma conta corrente (com mesmo CPF) e fazer a partir dela o DOC ou TED.
  • Lojas parceiras: algumas lojas comerciais são parceiras do seu cartão pré-pago, e você pode fazer uma recarga no caixa.

As formas de recarga podem mudar de cartão para cartão. Essas informações foram baseadas no cartão Acesso, mas também vale para outras empresas. Sempre consulte os detalhes no site ou "manual".

Onde posso comprar usando um cartão pré-pago?

Onde você imaginar! Essa é a vantagem do cartão pré-pago, você controla seus gastos e ainda pode fazer suas compras onde quiser, desde o pãozinho do café da manhã até uma assinatura de serviço na internet.

Lojas físicas

Vai passear no fim de semana e aproveitar para renovar o guarda-roupas ou mesmo um celular novo? Você pode usar seu cartão pré-pago! E se ainda sobrar um tempinho, que tal um cinema? Seus ingressos podem ser pagos com ele.

Tudo isso com mais segurança. A gente sabe que não anda lá muito tranquilo para levar dinheiro no bolso, ainda mais quando juntamos para uma viagem. Todo seu dinheiro, você "guarda" no cartão e usa só quando precisar e com comodidade, sem ter que trocar ou levar dinheiro em notas.

Internet

O que você anda namorando para comprar na internet? Realize o seu sonho, seja de comprar um tênis novo ou mesmo a passagem com desconto das suas férias. E o melhor: nada de ficar devendo nos próximos meses!

Serviços (streaming, viagens)

Que tal aproveitar os diversos serviços, ainda mais aqueles que só aceitam cartão como pagamento? Olha o que você pode aproveitar:

  • Pagar o Uber
  • Pagar o aplicativo de táxi
  • Assinar a Netflix (serviço de streaming de filmes e séries online)
  • Assinar Spotify (serviço de streaming de música online)
  • Outros serviços que dependem de cartão (seguros, planos médicos, etc.)

Onde é aceito?

Você já ouviu falar em bandeira do cartão de crédito? Ela é a responsável por validar os estabelecimentos que seu cartão será aceito, por meio das maquininhas.

As bandeiras mais conhecidas, normalmente são aceitas sem problemas no Brasil e no mundo. Conheça algumas delas:

  • Visa
  • Mastercard®
  • Elo
  • American Express

Isso significa que, se seu cartão pré-pago tiver alguma dessas bandeiras, você pode comprar em milhares de lugares, inclusive online.

É importante lembrar que, a bandeira é diferente de emissor. O emissor ou administradora do seu cartão é onde (ou de quem) você pediu o cartão.

Por exemplo: se você solicitar um cartão Acesso ou Agillitas aqui pela Foregon®, os emissores/administradores são o Acesso ou Agillitas, e os cartões podem ter bandeira Mastercard® ou Visa.

Internacional

Você pode ter ainda mais vantagem se optar por um cartão pré-pago Internacional. Assim, seu cartão será aceito tanto no Brasil e no mundo, facilitando suas viagens e compras internacionais.

Afinal, cartão pré-pago é bom?

Assim como um cartão de crédito, o pré-pago também necessita de disciplina. Ele é ótimo para quem procura organizar as finanças e sair do endividamento. Você pode se controlar melhor com um pré-pago do que o crédito.

Pessoas que, no momento, não conseguem aprovação pela análise de crédito, o cartão pré-pago virou uma alternativa. Para quem tem filhos também, pois pode ser usado como cartão mesada.

Sabia que você como pai pode estimular a educação financeira de seu filho com um pré-pago? Ele sabe o valor que tem e, se gastar, sabe que pode ficar sem. A mesada passa ser um controle e teste para a vida adulta e não uma simples recompensa.

Controle de gastos

Como viemos falando, o cartão pré-pago é perfeito para você que tem a necessidade de controlar seus gastos e colocar a vida financeira em ordem. Você já pode imaginar o porquê, não é mesmo?

Seu salário ou ganhos totais representam o que você tem para gastar. Como você que faz a recarga, tem a ideia do que pode gastar no mês. Isso evita que, você tenha surpresas no mês que vem, com um imprevisto e ainda com fatura para pagar, como no caso de um cartão de crédito.

Os aplicativos dos cartões são bem úteis. Eles mostram o quanto você ainda tem de saldo, o quanto e onde gastou, então aquele momento de "colocar na ponta do lápis" ele faz para você.

Não é a toa que essa modalidade de pagamento vem crescendo. Os consumidores tomam cada vez mais conhecimento de que "crédito emprestado" é perigoso e podem acabar no vermelho.

Pode não ser fácil no começo depender somente do que você tem, mas daqui um tempo, certamente você verá que vale a pena e estará comprando aquilo que sempre quis, porque você economizou.

Sem renda?

Se você não tem como comprovar renda, não tem problema, o cartão pré-pago pode ser feito por você tranquilamente. Ele serve para compras em geral e não precisa ter renda mínima.

Menor de idade pode ter?

Sim! O cartão pré-pago pode ser feito para quem tem menos de 18 anos, basta ter um CPF válido. Segurança para você ou mesmo para quem é pai. Alguns cartões oferecem aplicativo para que os pais controlem e acompanhem os gastos dos filhos.

Cartão aprovado na hora

Esse é um cartão sem consulta em órgãos de proteção ao crédito e são aprovados imediatamente. A qualquer momento você pode pedir quantos cartões quiser, além de poder presentear alguém.

Corporativo – para sua empresa

Já pensou em controlar os gastos de sua empresa e ainda facilitar que seus funcionários façam as compras necessárias com um cartão? O pré-pago te ajuda nessa. Tenha todo o controle e dê adeus a ter que dar o dinheiro em nota aos colaboradores.

Quais as taxas cobradas?

Existem algumas taxas do cartão pré-pago, que podem variar de empresa para empresa. Conheça algumas das mais comuns:

  • Taxa de adesão: quando você compra o cartão;
  • Mensalidade (quando há saldo no cartão);
  • Taxa de saque;
  • Recarga;
  • Emissão de 2º via do cartão.

Conheça as taxas do cartão Acesso:

O que é um cartão pré pago

  • Tarifa de adesão (carga a partir de R$ 100,00): Grátis
  • Tarifa de adesão (carga abaixo de R$ 100,00): R$ 14,90
  • Mensalidade (caso haja saldo): R$ 5,00
  • Recarga (DOC/TED): Gratuito
  • Recarga (a partir de R$ 500,00): gratuito
  • Recarga (abaixo de R$ 500,00): R$ 2,50
  • Saques (em caixa eletrônico): R$ 7,50
  • 2ª via do cartão: R$ 9,90

Dica bônus: pedindo aqui seu cartão pré-pago Acesso, não pague a taxa de adesão com carga a partir de R$ 50,00.

Pedir cartão pré-pago

Agora que você sabe o que é e como funciona o cartão pré-pago, que tal solicitar o seu? Aqui embaixo, separamos uma lista com os melhores para você.

O que é um cartão pré pago

Depois conta para nós o que achou do cartão pré-pago. E se você tiver alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários. Até a próxima!