O que é tgp exame

TGO e TGP, conhecidas também como transaminases, são enzimas dosadas com o objetivo de verificar a “saúde” do fígado. Em geral, quando estão elevadas, podem indicar problemas hepáticos.

TGO e TGP alterado: Quais as causas? 2

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto, e você vai descobrir o que pode causar TGO e TGP alterado. Acompanhe!

O que são TGO e TGP?

O TGO pode ser definido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Por sua vez, o TGP é chamado de transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase).

Conforme dissemos, ambas são enzimas que podem ser dosadas no sangue, mostrando como anda o funcionamento do fígado.

Assim sendo, quando o TGO ou TGP estiverem elevados, podem indicar uma série de problemas que vão desde as causas mais simples, até as mais complexas.

Em casos onde as enzimas estão realmente altas, geralmente entre 50 e 100 U/L, é importante consultar o médico o mais rápido possível.

E quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000 U/L, pode ser um sinal de uma doença hepática ou decorrente do uso de medicamentos. Neste caso, então, o médico também deverá ser consultado o quanto antes.

  • Causas do TGO e TGP elevado. Clique aqui e saiba mais!

Quais os valores normais de TGO e TGP?

Em geral, os valores de TGO e TGP podem variar, mas os valores considerados normais no sangue são: TGO entre 5 e 40 U/L e TGP entre 7 e 56 U/L.

A TGO também pode ser encontrada em outros órgãos, como o coração, pâncreas, rins, glóbulos vermelhos e músculos. Enquanto a TGP está presente, quase que de forma exclusiva, nas células do fígado.

Por este motivo, é importante que a avaliação seja realizada pelo mesmo médico que solicitou, para que seja possível identificar as alterações e, em caso positivo, descobrir a causa do problema.

E quais as principais causas?

As alterações nos níveis de TGO e TGP geralmente indicam lesões no fígado, e podem ser decorrentes de vários fatores, como por exemplo, a hepatite, a cirrose ou presença de gordura no fígado.

De maneira geral, as alterações podem estar relacionadas com as seguintes situações, sendo elas:

  • Cirrose;
  • Hepatite alcoólica;
  • Hepatite fulminante;
  • Uso abusivo de substâncias químicas;
  • Presença de abcesso no fígado;
  • Obstrução das vias biliares;
  • Uso de medicamentos por períodos longos.

Outros não hepáticos:

  • Pancreatite aguda;
  • Infarto;
  • Isquemia cardíaca.

Para que serve o exame de TGO e TGP?

Por serem indicadores de doenças no fígado, o exame de TGO e TGP geralmente é realizado com o objetivo de avaliar o funcionamento do fígado.

Quando a dosagem é necessária?

Quando existe a suspeita de algumas das situações citadas acima, ou ainda quando surgem sintomas sugestivos, como olhos e pele amarelados, urina escura, cansaço frequente e fezes amareladas ou esbranquiçadas, é solicitada a dosagem das enzimas.

  • TGO e TGP alterado: quando devo me preocupar? Clique aqui e saiba mais!

Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:

O conteúdo foi esclarecedor? Possui alguma outra dúvida sobre esse exame? Deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Compartilhe também em suas redes sociais. E até o próximo post!

Exame TGP é o exame laboratorial que mede os níveis da enzima transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) no sangue. Ele serve principalmente para investigar problemas no fígado. Também conhecida como alanina aminotransferase (ALT), a enzima TGP participa das reações bioquímicas para a produção de energia. O teste ALT geralmente é feito junto com outros testes que verificam danos no fígado, incluindo aspartato aminotransferase (AST), fosfatase alcalina, lactato desidrogenase (LDH) e bilirrubina. Ambos os níveis de ALT e AST são testes confiáveis para o fígado.

Exame de TGP com resultado 73 significa que o TGP está levemente elevado, o que pode ser sinal de algum tipo de inflamação, problema no fígado ou normalidade.

Os valores de referência para o TGP normal são de 7 a 56 unidades por litro de soro, embora esses valores variem conforme o fabricante do teste.

Os valores de TGP para serem considerados elevados e preocupantes devem ultrapassar 5 vezes o valor normal da referência. Por isso, esse resultado de exame deve ser comparado com outras enzimas hepáticas e com o quadro clínico da paciente.

TGP alto: o que pode ser?

Níveis altos de TGP são encontrados em desordens do fígado que causam a morte de muitas células hepáticas, o que acontece nas seguintes situações e doenças: hepatite aguda A ou B, dano hepático causado por toxinas e privação de oxigênio e nutrientes por diminuição ou interrupção da circulação sanguínea.

Outras causas de TGP alto incluem congestão, doenças musculares, infarto do miocárdio, pancreatite, danos no intestino, radioterapia, infarto pulmonar, câncer hepático, derrame cerebral, anemia hemolítica, queimaduras e eclâmpsia.

As hepatites causadas por vírus podem aumentar os valores de TGP de 20 a 100 vezes. Além das hepatites virais, as hepatites provocadas pelo abuso de bebidas alcoólicas e uso de drogas e medicamentos, bem como a hepatite isquêmica e autoimune, também podem aumentar os níveis de TGP.

O aumento da TGP também pode ocorrer, em casos mais raros, na doença de Wilson, na hemocromatose e na falta de alfa-1-antitripsina.

Quando os valores de TGP estão até 3 vezes acima do normal, pode ser sinal de lesões em outros órgãos e tecidos, como músculos, tireoide e vias biliares.

TGP alto, acima de 160, é um indicativo forte de doença no fígado. Se o resultado do exame de TGP estiver acima de 1000, as causas prováveis incluem hepatite viral, isquêmica ou hepatite provocada pelo uso de drogas.

Existem também alguns medicamentos que podem deixar o TGP alto, como: analgésicos, antibióticos, remédios para o colesterol, medicamentos para problemas cardiovasculares e antidepressivos.

Contudo, elevações moderadas de TGP são comuns, mesmo em pessoas saudáveis. Nesses casos, a causa mais comum é o fígado gordo (esteatose hepática), provocado na maioria das vezes pelo abuso de álcool. A gordura no fígado também pode ser causada por diabetes, obesidade e hepatite C.

O que é TGP?

O TGP é uma enzima que serve para indicar danos no fígado em diferentes tipos de doenças. Contudo, ter níveis elevados de TGP não significa que a pessoa tenha uma doença hepática estabelecida.

A TGP (transaminase glutâmico-pirúvica) ou ALT (alanina aminotransferase), também conhecida como enzima transaminase ou aminotransferase, está presente quase que exclusivamente nas células do fígado. A função dessa enzima é participar no metabolismo de algumas proteínas.

Os valores normais de referência da TGP devem estar entre 7 e 56 U/L. Além de ser usado para detectar doenças do fígado e da vesícula biliar, o exame de TGP também serve para identificar infarto do miocárdio e doenças musculares.

A interpretação do resultado do exame de TGP depende do quadro clínico geral da paciente e da correlação com outros exames, o que deve ser feito pelo/a médico/a que solicitou os exames.

Referências bibliográficas

Sofreu ataques de pânico na quarentena?20/05/2020Vacina contra pneumonia20/05/2020

Exame TGP é o exame laboratorial que mede os níveis da enzima transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) no sangue. Ele serve principalmente para investigar problemas no fígado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Se esse órgão estiver com algum problema, a membrana dos hepatócitos é danificada, permitindo o extravasamento da TGP para o sangue. Com isso, os níveis de TGP aparecem elevados no exame laboratorial. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Níveis elevados de TGP no sangue podem indicar doenças e problemas como: Alcoolismo; Câncer de fígado; Cirrose; Esteatose (gordura no fígado); Hepatite crônica; Hepatite viral aguda; Intoxicação hepática; Isquemia hepática. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Faça seus exames no Laboratório Freire.

Última postagem

Tag