O que é a biotecnologia

Continue lendo após a publicidade

A Biotecnologia usa organismos vivos, ou seus derivados, para elaborar produtos com determinados fins. Seus estudos criam aplicações na Medicina, Agricultura, indústria alimentícia, além do meio ambiente.

Foi quando o ser humano aprendeu a manipular a molécula de DNA que a Biotecnologia deu um salto. Várias áreas científicas evoluíram significativamente, como a microbiologia, a bioquímica e a genética.

Veio também a Biologia Molecular, a Engenharia de Processos e a Nanotecnologia. As moléculas de DNA recombinante são a grande novidade da Biotecnologia na atualidade.

Contexto Histórico

O termo Biotecnologia pode até ser recente, só que sua aplicação prática vem desde a Antiguidade. É que há mais de 4000 anos já se sabia produzir o pão e o vinho, alimentos que usam a fermentação de microrganismos.

Continue lendo após a publicidade

A diferença é que não se compreendia como os fatos se davam, já que eram processos que ocorriam às cegas. Tudo mudou quando algumas áreas da ciência se desenvolveram, posto que responderam a várias dúvidas.

Louis Pasteur

Destaque para os experimentos microbiológicos de Louis Pasteur, já no final do século XIX. Ele conseguiu compreender em suas experiências como se dá a fermentação.

Na época vigorava a Teoria da Geração Espontânea, ou Abiogénese. Ela supunha a geração de seres vivos a partir de uma matéria não viva.

Pasteur mudou isso, sepultando a crença na geração espontânea, já que incentivou estudo dos microrganismos. Também começou aí o interesse pela teoria celular.

Continue lendo após a publicidade

A grande descoberta da molécula de DNA

Em 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick surpreenderam o mundo ao anunciarem a estrutura da molécula de DNA. Eles foram contemplados com o Prêmio Nobel de Física, visto que contribuíram para o avanço científico.

Mas foi somente em 1978 que os cientistas conseguiram isolar as enzimas de restrição. Esse foi o fundamento para a técnica do DNA recombinante. Posteriormente vieram Biologia Molecular, a Engenharia de Processos e a Nanotecnologia.

A Biotecnologia e a Medicina

Grande foi o avanço da Biotecnologia na Medicina, onde podemos citar a produção da insulina e das vacinas. Também deu um salto tecnológico a produção de medicamentos, o que aumentou a expectativa de vida humana.

Foi igualmente empregada na alteração da genética suína, com isso se obtendo órgãos para transplante em humanos. Beneficiado também foi o paciente com baixa imunologia, já que se passou a produzir anticorpos sintéticos em laboratório.

Continue lendo após a publicidade

Um dos maiores saltos tecnológicos, no uso da Biotecnologia, é a chamada Terapia Gênica ou Geneterapia. Ela consiste na colocação de certos genes em células e tecidos visando tratar doenças hereditárias.

A Terapia Gênica pode ser eficaz igualmente no tratamento de câncer, doenças neurológicas e cardiovasculares. Por fim, é salutar exaltar a pesquisa com células-tronco com a finalidade terapêutica.

A Biotecnologia na Agricultura e no Meio Ambiente

A aplicação da Biotecnologia é igualmente usada na produção de insumos, ou seja, agrotóxicos, fertilizantes e sementes. Mas há também a melhoria genética de plantas, além da criação dos alimentos transgênicos.

Continue lendo após a publicidade

Já no Meio Ambiente citemos a Biorremediação, isto é, a descontaminação de solos, rios, plantas etc. Do mesmo modo há que se destacar a produção de biocombustíveis, pois são utilizados resíduos vegetais no processo.

Por fim, exalte-se a manipulação de microalgas para se produzir plástico biodegradável.

As vantagens e desvantagens da Biotecnologia

Diante do aumento populacional nas últimas décadas, fez-se necessário melhorar a produção de vários itens. Destaque para os alimentos, diversificando espécies vegetais mais resistentes a pragas, além de animais com mais carne.

Através da Biotecnologia se conseguiu, igualmente, tratar com mais eficácia doenças incuráveis como câncer e Aids. A vida das pessoas melhorou em muito com a evolução médica em hormônios, anticorpos e insulina.

Continue lendo após a publicidade

Mas nem tudo são flores na utilização da Biotecnologia, já que há o impacto ambiental e consequências ainda desconhecidas. Preocupa os cientistas o crescimento exagerado no uso de agrotóxicos e de fertilizantes inorgânicos.

Também em relação aos alimentos geneticamente modificados, ou transgênicos, pouco se sabe. São exemplos em que mas se aplica essa tecnologia: o trigo, a soja e o milho.

Embora tenham contribuído para o aumento na produção, obviamente que seu impacto futuro no organismo humano ainda é desconhecido. Para diferenciar esse tipo de alimento dos não modificados em laboratório, a lei exige que ele utilizem o “T” para identificação.

Continue lendo após a publicidade

Leia também sobre a Respiração celular, aeróbica, anaeróbica, fermentação, etapas.

Fonte: C.I.B., Info Escola, Wikipédia, M.M.A., FIESP, Significados, Só Biologia, Guia da Carreira, Escola O.R.T., Brasil Escola, Toda Matéria.

Fonte das imagens: Unifametro, Dk Findout, Diário Médico, Grupo Escolar.

Continue lendo após a publicidade

Ouça este artigo:

A biotecnologia é uma área que visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia. A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica biotecnologia como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (como biologia molecular, microbiologia, etc.), a ciência aplicada (como técnicas imunológicas, químicas e biológicas) com tecnologias diversas (como informática, robótica e controle de processos).

O profissional de biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de todas – ou quase todas – as áreas citadas. Seu alvo é sempre melhoramento genético, criação e gerenciamento de novos produtos como medicamentos, ingredientes para alimentos ou até indivíduos como plantas.

A engenharia genética ocupa uma posição de destaque nessa área como tecnologia inovadora por permitir subsidiar métodos tradicionais de produção ou por permitir a obtenção de produtos inteiramente novos como os transgênicos. A biotecnologia age como uma ferramenta inovadora da vida cotidiana com impactos em vários setores produtivos e oferecendo desenvolvimento para várias nações.

Uma aplicabilidade constante da biotecnologia é na indústria:

  • Indústria farmacêutica: desenvolvimento de novas drogas, produção e melhoramento de antibióticos, vacinas, estabelecimentos de terapias gênicas e demais projetos para tratamentos de doenças em animais e plantas;
  • Indústrias de análises: desenvolvimento de testes de diagnósticos clínicos. Alimentícios agrícolas e ambientais;
  • Indústria da agricultura: desenvolvimento de uma gama de variedades de remédios para plantas, sementes mais resistentes a pragas e condições climáticas, pesticidas menos impactantes para a saúde humana e ambiental etc;
  • Indústria alimentícia: produção, controle e melhoramento de alimentos e bebidas;
  • Indústria química: produção de insumos químicos, enzimas e proteínas recombinantes;

Mercado de trabalho

A demanda por bacharéis e tecnólogos em biotecnologia só aumenta visto o desejo constante das nações em se desenvolver para enfrentar desafios como a maior produção de alimentos, as constantes epidemias, as mutações de vírus e bactérias que antes estavam controladas, a necessidade do mercado por produtos menos impactantes e mais fortes etc.

Além disso, outras áreas que utilizam a biotecnologia, como os cosméticos, estão crescendo muito principalmente no Brasil. Uma série de produtos para cabelo e pele, além de maquiagens, aparecem todos os anos com propostas cada vez mais interessantes de tratamento de beleza sem cirurgias. Para isso, as empresas privadas investem pesado em profissionais de biotecnologia.

Referências bibliográficas:

//web.archive.org/web/20160424065404///guiadoestudante.abril.com.br:80/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/biotecnologia-602879.shtml //web.archive.org/web/20190817232240///www.ort.org.br:80/biotecnologia/o-que-e-biotecnologia/

//www.sjc.unifesp.br/biotec_ict/?page_id=46

Última postagem

Tag