O que a Química estuda exemplos

Publicado por O lado bom da Química em 8/22/2018



Se você está disposto (a) a ler este conteúdo, acredito que queira iniciar os seus estudos sobre química, não é mesmo? E claro, é super importante começar aprendendo o seu significado! Neste post, eu te explicarei de uma forma simples o que é química. Dessa forma, você entenderá melhor o que iremos estudar nas próximas aulas. 



Contudo, caso prefira acessar o conteúdo em vídeo, assista apenas ao vídeo abaixo:




Agora, se preferir ler a explicação, bora continuar lendo!

Aula 1: o que é química e o que a química estuda?

Para iniciar os estudos sobre química do zero, antes de tudo, você precisa entender o que é essa tal de química e saber o que ela estuda. Afinal de contas: como começar a aprender algo se você não sabe nem ao menos o que ele é, não é mesmo?

Aprender algo sem saber do que se trata é a mesma coisa do que você querer aprender a tocar violão sem saber que ele é um instrumento musical e sem nunca ter visto um! Então bora ver o que é essa tal da química?!

Química é a ciência que estuda a matéria e as suas transformações

Você já viu essa frase por aí? Se ainda não viu, acredite, você ainda ouvirá muitas vezes, inclusive, falaremos muito dela aqui.

Entretanto, quero que você me responda a seguinte pergunta: você consegue entender o que ela diz?

Bom, se você é novo nesse universo dos estudos (novo no sentido de sentar para realmente estudar mesmo), provavelmente, você não compreende o real significado dela. Isso ocorre por conta da não compreensão de duas palavras: "ciência" e "matéria", mas calma que a prof  Érica te explica:

O que é ciência?

Ciência é sinônimo de conhecimento, logo, afirmar que a química é uma ciência é a mesma coisa que dizer que a química é um conjunto de conhecimentos adquiridos (e que ainda queremos adquirir) à respeito da matéria.

Ah, sobre esse conceito... eu gosto de te explicar de duas formas diferentes: uma explicação mais superficial (e que provavelmente você já viu na escola) e uma outra explicação mais aprofundada. Vamos lá!

Primeiro, da forma mais simples:

Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço

Dessa forma, observando tudo o que está ao seu lado nesse momento, você verá que realmente tudo é matéria. O ar que nós respiramos é matéria... os móveis a sua volta, você, suas roupas, seu alimento e sua bebida: tudo isso é matéria. E sim... tudo isso ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume. Você consegue imaginar algo não ocupando um espaço? Não dá, não é mesmo?

"Ok prof Erica, mas do que a matéria é feita? Eu sei que ela tem massa... mas do que ela é feita? O que faz com que tenhamos tantos materiais diferentes?"

Ora, essa é a outra explicação que quero aprofundar um pouquinho mais com você! Essa pergunta foi feita por muitos filósofos e cientistas. E, após muitas reflexões e experimentos, sabemos que a matéria é feita por átomos.

Nessa etapa do seu aprendizado, quero que você imagine que átomos são esferas tão pequenas, mas tão pequenas... que até hoje nós não conseguimos criar um equipamento que possibilite enxergarmos um átomo. Isso mesmo, o homem nunca viu um átomo! Porém, sabemos que o átomo existe! E essa descoberta foi um dos motivos para termos toda a tecnologia que possuímos atualmente! Isso não é fantástico?

Imagem 1: essas esferas representadas na imagem são átomos
Enfim, como eu dizia, a matéria é feita por átomos. Por enquanto, você pode imaginar que átomos são pequenas esferas ou bolinhas como as que estão ilustradas na imagem 1. Temos na natureza inúmeros tipos de átomos que se combinam formando novas substâncias e novos materiais.


Imagem 2: exemplo de molécula

Esses átomos, quando se combinam, formam as famosas moléculas. E as moléculas, por sua vez, ao interagirem e formarem grandes, enormes, gigantescos aglomerados... irão compor essa matéria que está ao seu lado. Essa mesma que você consegue enxergar e tocar. Legal né? Bem, eu gosto muuuuuitooo, haha!


Por exemplo, na imagem 2 temos uma ilustração do que seria uma molécula. Nela, há 3 átomos: dois O, que são átomos de oxigênio (esse mesmo que você respira) e um átomo de C, que é o carbono. Essa molécula é super conhecida e, provavelmente, você também já ouviu falar. O CO2 é chamada de gás carbônico ou dióxido de carbono. Ele é um gás incolor e inodoro (sem cheiro) famoso por participar do efeito estufa, ser liberado na respiração dos animais e absorvido pelas plantas para que elas realizem a fotossíntese. Ok, sei que pode parecer muita informação, mas fique tranquilo (a), teremos aulas específicas para cada curiosidade dessa, viu?

O principal que você deve absorver dessa aula é: o que é química e o que ela estuda.

E eu sei que você conseguiu aprender e entender esses dois conceitos! Dessa forma, finalizamos nossa aula por aqui! Tenho certeza que agora você está preparado (a) para iniciar os seus estudos sobre a química! Mas antes de você partir para a aula 2, vamos recapitular o que aprendemos?!

"A química é a ciência que estuda a matéria e as suas transformações"

Traduzindo: A química é um conjunto de conhecimentos adquiridos - e que ainda queremos adquirir - à respeito dos átomos, das moléculas e das transformações, interações e combinações que ocorrem entre elas.

E é justamente isso que a química estuda. Aliás, é isso o que, nós dois ou nós duas, vamos aprender aqui no blog: todas essas transformações da matéria!

Curtiu a aula? Acha que ajudará mais alguém? Então, divulgue esta aula para seus amigos nas redes sociais!


Muito obrigada pela sua atenção e até a próxima aula!

Acesse a todas as aulas escritas

TAGS Aula escrita , Química Geral

A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos.

Matéria, no estudo de Química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem volume e massa. Assim sendo, a Química estuda substâncias naturais e artificiais, visíveis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.

Esse conceito de matéria é apenas um dos que precisam ser compreendidos para uma introdução à Química. Existem também outros conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo dessa ciência. Veja alguns:

* Corpo: amostra ou porção limitada da matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se cortarmos o caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;

* Objeto: corpo que sofreu alterações e foi produzido para a utilização do ser humano. Por exemplo, uma tora de madeira é transformada em uma cadeira (objeto);

* Sistema: corpo submetido a uma observação. Por exemplo, considere que um químico está realizando um experimento em uma placa de Petri como a mostrada a seguir. Tudo que está dentro da placa de Petri é o nosso sistema, o que estiver de fora é a vizinhança;


Placa de Petri – vidraria usada em laboratório de ciências

* Transformação da matéria: qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual se modificam as propriedades de determinado material. As transformações da matéria são também denominadas fenômenos, que podem ser físicos (não alteram a estrutura ou a constituição da matéria) ou químicos (alteram a estrutura ou a constituição da matéria). Quando amassamos um papel, por exemplo, temos uma transformação ou fenômeno físico; por outro lado, se queimamos um papel, temos um fenômeno químico;

* Energia: é a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Por exemplo, a energia química dentro dos alimentos é transformada no nosso organismo em energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e também o calor que aquece o nosso corpo.

Ao aprofundar seus estudos em Química, você verá que, de acordo com os objetos de estudo, essa ciência pode dividir-se nos seguintes três ramos principais:

* Química Orgânica: estuda os compostos do carbono;
* Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos;
* Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.


Laboratório de Química usado para realizar experimentos e comprovar por meio de provas verídicas seus argumentos

A Química pode estudar a matéria e suas transformações a partir de três níveis:

* Nível macroscópico: estuda as propriedades dos objetos grandes e visíveis;

* Nível microscópico: estuda o mundo invisível aos nossos olhos que explica o que é observado macroscopicamente, ou seja, interpreta os fenômenos que podem ser vistos em termos do reordenamento dos átomos;

* Nível simbólico: é a representação dos fenômenos químicos através de símbolos, fórmulas e equações matemáticas.

Sendo assim, pode parecer que a Química limita-se à teoria e às pesquisas de laboratório ou à produção industrial. Mas ela é uma das ciências que estão mais presentes em nosso cotidiano e dentro de nós mesmos.

Só para citar alguns exemplos, a Química contribui para o desenvolvimento e produção de medicamentos que salvam vidas, de produtos de higiene e limpeza, de combustíveis que levam ao desenvolvimento de nossa sociedade e de meios de produção mais eficazes. Além disso, ela está presente na composição dos alimentos que consumimos (sejam naturais ou artificiais) e nas reações do nosso organismo, como a digestão.


A Química está em toda parte de nossa sociedade

Voltando ao nosso ponto de partida, graças à Química, hoje sabemos a resposta para a pergunta “Do que são feitas todas as coisas?”. Sabemos que tudo é composto de átomos, que formam os elementos químicos, que, por sua vez, ligam-se de diferentes formas para originar toda matéria que conhecemos.


Graças à Química, descobrimos os elementos que formam todas as coisas

Essa ciência continua evoluindo cada dia mais, o que é bom porque está havendo uma maior conscientização de como usar os conhecimentos químicos em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento da sociedade, mas sem poluir e degradar o meio ambiente. Com base nisso, surgiu até mesmo um ramo chamado de Química Verde.

Continue seus estudos por esse mundo fascinante da Química! Quem sabe você não se torna um dos futuros químicos que usarão seus conhecimentos para ajudar a melhorar a vida e resolver grandes problemas da Terra?!

Última postagem

Tag