Na primeira quinzena do ciclo menstrual o hormônio que está atuando na preparação do endométrio será

Clique aqui e teste seus conhecimentos por intermédio destes exercícios sobre a menstruação.

Questão 1

A menstruação é um evento comum que se inicia na vida da mulher por volta dos 12 anos de idade. A primeira menstruação, que representa o início da capacidade de geração de uma nova vida, é denominada de:

a) menopausa.

b) andropausa.

c) menarca.

d) ovulação.

Questão 2

A menstruação consiste na eliminação da parede mais interna do útero e acontece sempre que não há fecundação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome correto da parede do útero que é eliminada:

a) Endométrio.

b) Miométrio.

c) Paramétrio.

d) Cervice.

e) Colo.

Questão 3

Denomina-se de ciclo menstrual o intervalo entre uma menstruação e outra. Nesse intervalo de tempo, vários processos ocorrem, como o aumento da espessura do endométrio e a ovulação. A ovulação, que ocorre por volta do 14º dia, acontece como consequência do aumento dos hormônios:

a) estrógeno e glucagon.

b) estrógeno e progesterona.

c) LH e FSH.

d) testosterona e progesterona.

Questão 4

Durante o ciclo menstrual feminino, observa-se o aumento da espessura do endométrio. O desenvolvimento da parede uterina é consequência da ação de dois hormônios, que são:

a) insulina e glucagon.

b) estrógeno e progesterona.

c) LH e FSH.

d) Adrenalina e aldosterona.

Questão 5

A menstruação é um evento que acompanha a mulher durante sua fase reprodutiva. Quando as ovulações param, por volta dos 50 anos de idade, as menstruações também são interrompidas. Esse processo é chamado de:

a) menopausa.

b) andropausa.

c) menarca.

d) ovulação.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. Denomina-se de menarca o episódio da primeira menstruação da mulher.

Resposta - Questão 2

Alternativa “a”. O endométrio é o tecido que reveste a parede interna do útero. Ele aumenta de espessura graças a estímulos hormonais, que preparam o útero para receber um embrião.

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. O LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio folículo estimulante), importantes para a maturação do ovócito, encontram-se em maior quantidade no dia da ovulação e naqueles próximos a essa data.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. O estrógeno e a progesterona promovem o crescimento e a manutenção do endométrio. Quando os níveis desses hormônios diminuem, ocorre a menstruação.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. A menopausa é o nome dado à interrupção dos ciclos menstruais, período que se inicia por volta dos 50 anos de idade.

Menstruação

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Teste seus conhecimentos sobre o corpo feminino resolvendo estes exercícios sobre o ciclo menstrual.

Questão 1

A figura abaixo representa o desenvolvimento da parede uterina durante o ciclo menstrual. Observe que, no final do ciclo, ocorre uma queda acentuada na espessura dessa parede. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome desse processo que marca o fim de um ciclo e o início de outro.

Na primeira quinzena do ciclo menstrual o hormônio que está atuando na preparação do endométrio será

A figura acima representa o desenvolvimento do endométrio durante o ciclo menstrual

a) ovulação.

b) gametogênese.

c) menstruação.

d) dismenorreia.

e) menopausa.

Questão 2

Após a ruptora do folículo e a liberação do ovócito secundário, é formada uma estrutura endócrina que produz progesterona. Essa estrutura, indicada pelo número 1 na figura abaixo, recebe o nome de:

Na primeira quinzena do ciclo menstrual o hormônio que está atuando na preparação do endométrio será

Observe o desenvolvimento dos folículos durante o ciclo menstrual

a) óvulo.

b) folículo ovariano.

c) endométrio.

d) corpo-amarelo.

e) corpo albicans.

Questão 3

O método da tabelinha é realizado por muitas mulheres para evitar a gravidez. Ele se baseia na análise do ciclo e identificação do período fértil. Em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação ocorre

a) no primeiro dia do ciclo.

b) por volta do 14º dia do ciclo.

c) por volta do 20º dia do ciclo.

d) por volta do 28º dia do ciclo.

e) no período de liberação do endométrio.

Questão 4

(FMTM-MG) Uma mulher, por volta do terceiro dia do ciclo menstrual, foi submetida a uma cirurgia para retirada dos ovários. Alguns dias após a cirurgia, espera-se encontrar no sangue dessa mulher

a) alta concentração de estrógeno e baixa concentração de progesterona.

b) alta concentração de FSH e baixa concentração de estrógeno.

c) alta concentração de LH e baixa concentração de FSH.

d) baixa concentração de FSH e alta concentração de estrógeno.

e) baixa concentração de progesterona e alta concentração de LH.

Questão 5

(Fafeod-MG) Caso o corpo-lúteo se desintegre nas primeiras semanas de gestação, esta será interrompida em virtude da/do:

a) formação precoce da placenta.

b) deficiência do hormônio FSH.

c) aumento da taxa de gonadotrofina coriônica.

d) deficiência do hormônio progesterona.

e) aumento de LH liberado pela neuro-hipófise.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. A menstruação é a fase do ciclo em que secreções, sangue e algumas porções do endométrio são eliminados. Ela marca o fim de um ciclo e o início de outro.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. O corpo-amarelo, também chamado de corpo-lúteo, é um tecido temporário de função endócrina que produz progesterona.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. Em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação ocorre por volta do 14º dia, período em que ocorre um aumento dos hormônios FSH e LH.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. O FSH é produzido pela hipófise e estimula a maturação do folículo ovariano. Este, por sua vez, produz estrógenos. Sendo assim, se o ovário foi retirado e, consequentemente, os folículos, observa-se uma alta concentração de FSH e baixa concentração de estrógeno.

Resposta - Questão 5

Alternativa “d”. O corpo-lúteo é uma estrutura endócrina responsável por produzir progesterona. É a progesterona que estimula o crescimento do endométrio e garante a sua manutenção.

Ciclo menstrual

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O ciclo menstrual é dividido em quatro fases. São elas:

Fase folicular

O primeiro dia da menstruação é, também, o primeiro dia do ciclo menstrual. O fluido eliminado contém sangue, células do revestimento do útero (células endometriais) e muco. Ela dura, em média, de quatro a oito dias. Nesse período, ocorre uma queda dos dois principais hormônios femininos: progesterona e estrógeno.

Depois que a menstruação continua, a fase folicular se estende até o início da ovulação. Nesse período, a hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro, começa a produzir o hormônio FSH, que leva o ovário a amadurecer seus óvulos.

Conforme os óvulos vão amadurecendo, o ovário começa a liberar maiores quantidades de estrogênio, responsável por preparar o revestimento do útero para uma possível gravidez.

Fase ovulatória

A ovulação ocorre cerca de duas semanas após o início da menstruação. Em ciclos de 28 dias, o óvulo maduro é liberado por volta do dia 14 do ciclo. Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam aumentando para que o corpo produza o hormônio luteinizante (LH, responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário. O óvulo liberado viaja pelas trompas até o útero, onde poderá ser fecundado. No útero, sobrevive cerca de 24 horas.

Fase lútea

Esta fase geralmente ocorre nos últimos 12 dias do ciclo. Durante a ovulação, o óvulo sai do seu folículo, mas o folículo rompido permanece na superfície do ovário. Assim, logo em seguida, na fase lútea, o folículo se transforma em uma estrutura conhecida como corpo lúteo. Essa estrutura começa a liberar mais progesterona, junto com pequenas quantidades de estrogênio.

Essa combinação de progesterona e estrogênio mantém o revestimento interno do útero, esperando que um óvulo fertilizado se implante nele. Se isso ocorre, começa a produção local de gonadotrofina coriônica humana (HGC), o hormônio detectado em um teste de urina para gravidez.

Mas se a gestação não ocorre, o corpo lúteo murcha e morre, por volta do dia 22 em um ciclo de 28 dias. A queda nos níveis de progesterona faz com que o revestimento do útero caia. Quando isso ocorre, a menstruação começa, assim como um novo ciclo.

como posso acompanhar meu CICLO MENSTRUAL?

A melhor forma de entender o seu ciclo menstrual é manter um registro em um calendário. Marque, todos os meses, a data de menstruação e conte os intervalos entre elas. Assim, você poderá definir quanto tempo dura o seu ciclo. Você também pode marcar a data final da sua menstruação, para entender quanto tempo ela dura.

Mulheres que têm o ciclo regular de 28 dias costumam estar férteis no décimo quarto dia, mas é sempre bom manter uma janela de segurança de três dias antes e três dias depois dessa data. Nesse período, é possível tentar engravidar.

Se o ciclo for mais longo ou mais curto, é preciso adaptar a conta. No entanto, nem sempre é fácil fazer isso. Existem aplicativos como o Clue que ajudam a acompanhar o ciclo e podem ajudar mulheres que estão tentando engravidar ou evitando ter filhos.

Além disso, também é importante ficar atenta aos sinais que o corpo dá. Durante a ovulação, o muco ou secreção vaginal se torna mais pegajoso ou transparente. Algumas pessoas também sentem cólicas em um dos lados da região pélvica quando ovulam. Essas indicações podem ajudar a entender quando você está no seu período fértil.

ciclo irregular: quando procurar o médico?

Para algumas mulheres, a menstruação vem quando bem entende. Por vezes, pode demorar mais de dias para vir e, no mês seguinte, vir em um período mais curto de tempo. A

menstruação irregular pode ser uma característica da mulher ou ser causada por algumas condições de saúde, como endometriose ou ovário policístico.

Toda mulher deve ir ao ginecologista para que seu ciclo menstrual seja avaliado, assim como os sintomas que ocorrem ao longo dele. Cólicas extremamente fortes, por exemplo, podem ser sinais de que há algo errado, como a presença de endometriose. Por isso, é importante visitar o médico regularmente e conhecer o próprio corpo, notando qualquer mudança tanto no ciclo, como nos sintomas.

Referências:

Mayo Clinic. Menstrual cycle: what’s normal, what’s not.

National Health Service. Periods and fertility in the menstrual cycle.

Office on Women’s Health. Menstrual cycle.

Serviço Nacional de Saúde. Menstruação.

Victoria State Government. Menstrual cycle.