Garoto que fuma 40 cigarros por dia

Muitos devem se lembrar de Ardi Rizal. Talvez, não pelo nome, mas pela fama que o garoto indonésio ganhou em 2010, por fumar cerca de 40 cigarros por dia. Porém, passados sete anos, Ardi agora não fuma, emagreceu e carrega consigo hábitos saudáveis.

O garoto que vive na ilha de Sumatra, na Indonésia, ficou conhecido por chocar a internet ao aparecer na mídia internacional e se tornar notícia com o hábito perigoso, quando ainda tinha dois anos de idade. O vício começou quando o pai do garoto lhe ofereceu seu primeiro cigarro, com apenas 18 meses de idade.

O hábito fez com que ele chegasse aos cinco anos com seis quilos acima do limite da obesidade infantil, para sua idade. Ao largar o cigarro, o garoto desenvolveu um vício por comidas prejudiciais à saúde. Esse fato, levou a uma investigação feita pelo Ministério Indonésio de Empoderamento e Proteção à Criança, o que resultou em Ardi mudar sua alimentação. O garoto que consumia três latas de leite condensado por dia, aderiu uma dieta específica a base de peixe fresco, frutas e legumes. Com a ajuda de nutricionistas a família conseguiu fazer com que Ardi perdesse o peso necessário e e hoje, com nove anos de idade, ele é livre de qualquer dependência.

“No início, quando estávamos no processo de retirar o cigarro dele, Ardi tinha terríveis hábitos e descontava na comida. Mas agora ele não as quer mais e tem seguido a dieta”, conta a mãe do garoto ao jornal britânico The Sun.

28/12/2021 11h16 -Atualizado em 28/12/2021 11:16

Garoto que fuma 40 cigarros por dia
Foto: Reprodução/Barcroft Media

Ardi Rizal é um garoto da Indonésia que chamou atenção anos atrás por causa do seu vício em cigarros. Com apenas dois anos, ele fumava 40 unidades por dia. E, quando ficava sem, a dependência era tão grande que ele batia sua cabeça contra a parede. As informações são do The Mirror.

Sua situação ganhou as manchetes do mundo todo em 2010. Mas, apesar de um processo doloroso, o jovem parou de fumar e substituiu sua dieta que não era nada saudável por frutas, vegetais e peixe fresco.

  • Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp. 

Em 2017, ele contou sobre as mudanças à CNN. “Para mim, foi difícil parar. Se não estou fumando, meu gosto na boca fica azedo e minha cabeça fica tonta. Estou feliz agora. Me sinto mais entusiasmado e meu corpo está revigorado”, relatou.

O uso de cigarros começou quando ele tinha um ano e meio, quando seu próprio pai passou uma unidade. Quando ficava sem, ele ficava batendo a cabeça na parede com abstinência de nicotina.

Foi então que a mãe de Ardi, Diane, procurou ajuda. Além da nicotina, o garoto se alimentava comia leite condensado todo dia e pesava além do que a média saudável para um menino da idade.

Em 2013, Diane contou ao Daily Mail sobre o garoto. “Quando Ardi para de fumar, ele começa a bater com a cabeça na parede. Fica louco, se machucando se não acendesse um cigarro.É por isso que compro cigarros para ele em primeiro lugar – por causa de seu temperamento e seu choro”, relatou a mãe na época.

LEIA TAMBÉM – Vento forte: homem que soltava pipa é puxado para o alto

Assim que parou de fumar, o vício em comida foi o que predominou. “Com tantas pessoas morando na casa, é difícil impedi-lo de conseguir comida”, disse Diane.

Foi aí que os pais buscaram ajuda de um nutricionista. Atualmente, Ardi possui uma dieta saudável e uma foto recente mostra os resultados das mudanças nos hábitos.

Garoto que fuma 40 cigarros por dia
Foto: Reprodução/Barcroft Media

As informações são do The Mirror.

Ardi Rizal é um menino de 13 anos, da ilha de Sumatra , na Indonésia, que ficou famoso mundialmente aos 2 anos de idade, quando um vídeo dele fumando sem parar viralizou na internet em 2007. O menino era tão viciado em nicotina que chegava a fumar 40 cigarros por dia.

Seu primeiro cigarro foi oferecido a ele pelo pai, quando tinha apenas 1 ano e meio de vida. Desde então, o menino desenvolveu uma dependência à nicotina e piorou gradualmente até atingir a quantia de 40 cigarros diários.

Garoto que fuma 40 cigarros por dia
(Foto: Reprodução/Youtube)

Com a popularização da situação do menino, o governo interferiu e direcionou Ardi para uma clínica de reabilitação. Aos 5 anos, ele parou de fumar cigarros, mas desenvolveu um vício por comida. O novo vício levou o menino a ficar acima do peso, até que sua mãe procurou ajuda de uma nutricionista.

Garoto que fuma 40 cigarros por dia
(Foto: Reprodução/Youtube)

O governo se envolveu mais uma vez e, com a ajuda de uma profissional, Ardi adquiriu uma rotina alimentícia saudável. Aos 9 anos, ele superou o segundo vício. “Estou feliz agora. Me sinto mais entusiasmado e meu corpo está renovado”, revelou o menino à CNN.

Garoto que fuma 40 cigarros por dia
(Foto: Reprodução/CNN)

Ardi ainda disse que seu novo foco, que o impedia de recair ao vício, era sua dedicação à escola.

O apresentador levou o garoto para fazer uma série de exames e atestar como estava a saúde dele depois dos estragos provocados pelo fumo

Em 2009, um vídeo que mostrava um bebê da Indonésia fumando cigarros chocou o mundo. Nas imagens, estava o pequeno Ardi Rizal, que chegou a consumir 40 cigarros por dia. Dez anos depois, o menino que agora tem 11 anos, veio ao Brasil para participar do programa de Geraldo Luís, o Domingo Show, exibido pela Record TV.

O apresentador levou o garoto para fazer uma série de exames e atestar como estava a saúde dele depois dos estragos provocados pelo fumo. Ardi parou de fumar há apenas 6 anos. “O pulmão dele não tem lesão, como câncer tumor ou enfisema”, contou o médico Antonio Sproesser, do Hospital Moriah.

1/7Como é comum no programa de Geraldo Luís, ele fez suspense sobre o menino que, quando era bebê, fumava 40 cigarros por dia Geraldo pediu exames para atestar a saúde do garoto Tudo estava perfeitamente ok na saúde do menino O médico considerou um milagre A carinha dele não mudou nada
Mais sobre o assunto

Ainda de acordo com o médico, a recuperação do garoto foi “brilhante”. “Todas as células conseguiram eliminar o malefício”, explicou o profissional, ponderando que isso é um caso raro. Ao entrar no palco, o menino contou que teve ajuda para parar de fumar.

Segundo Ardi, ele também passou por uma reeducação alimentar para ter uma vida mais saudável. O programa levou ainda o menino à praia, que gostou muito de conhecer o mar. “Longe do cigarro, ele se livrou de muita coisa. Que ele volte para Indonésia e seja feliz”, disse Geraldo Luís.