Fórmula SE Excel com 2 condições

O Excel é muito popular pelas suas fórmulas e manipulação de dados. Fazer operações básicas, que uma calculadora faria, como soma, subtração, multiplicação e divisão, são apenas as mais simples dos cálculos que o Excel é capaz de fazer. Ao pensarmos mais em lógica de programação, começamos a utilizar mais o pensamento lógico, e, com isso, enxergamos mais de um resultado possível para uma mesma célula. Mas isso não precisa ser difícil, nem complexo! Uma das mais simples e usadas é utilizar algum tipo de condição para determinado resultado. Aqui entra a função SE do Excel. Confira o conteúdo que preparamos para você sobre o assunto:

Boa leitura!

O que é a função =SE() Excel e para que serve?

A função SE é uma das funções mais populares do Excel e permite fazer comparações lógicas. A função SE pode ter dois resultados: um se a comparação for verdadeira e outra se a comparação for falsa. Sabe quando pensamos “SE algo acontecer, faça isso, senão faça aquilo”? Essa é a condição que precisamos, a estrutura básica da função SE.

Quais as principais funções =SE() no Excel?

Essa função tem a seguinte estrutura: =SE(condição; valor se a condição for verdadeira; valor se a condição for falsa). Um exemplo para usar essa função seria verificar se a pessoa é ou não maior de idade. A condição seria ela ser maior que 18 anos, ou seja >=18.

Essa função serve para contar a quantidade de células com uma determinada condição. Ela tem a seguinte estrutura: =CONT.SE(intervalo; condição). Um exemplo, contar a quantidade de vezes que uma cidade aparece em uma lista. Nesse caso, temos um intervalo fixo (A2:A6) e a condição é ser igual a cada uma das células das cidades.

Essa função serve para somar as células apenas as que respeitam uma determinada condição. Ela tem a seguinte estrutura: =SOMASE(intervalo; condição; [intervalo da soma]). Um exemplo, você pode querer somar apenas os valores de uma coluna que são maiores que 8.

Ou você também pode verificar a condição em uma coluna e somar usando outra. Por exemplo, queremos somar as idades de todas as pessoas com o nome Pedro.

Essa função serve para calcular a média das células que respeitam uma determinada condição. Ela tem a seguinte estrutura: =MEDIASE(intervalo; condição; [intervalo da média]). Um exemplo, você pode querer calcular a média apenas dos valores de uma coluna que são maiores que 8.

Ou você também pode verificar a condição em uma coluna e calcular a média usando outra. Por exemplo, queremos saber a média das idades de todas as pessoas com o nome Pedro.

Como usar a função =SE() Excel com outras funções?

Uma forma muito poderosa de usar as funções do Excel é juntar duas ou mais funções em uma mesma fórmula. No caso da função SE, podemos usar como condição uma outra função, para compor a fórmula. Por exemplo, se queremos que todas as pessoas que tiveram uma média maior que 6 sejam aprovadas e quem tiver média menor que 6 seja reprovada, conseguimos usar a função SE junto com a função MEDIA, igual o exemplo abaixo:

Podemos também usar outra função na parte verdadeira ou falsa da fórmula. Por exemplo, se quisermos que quem tenha média acima de 6 seja aprovada, entre 4 e 6 vá para recuperação e abaixo de 4 seja reprovada, vamos precisar deixar essa fórmula mais elaborada:

Como usar a função =SE() com duas ou mais condições?

Quando precisamos adicionar mais condições na função SE, podemos fazer o uso das funções E, OU ou NÃO. A função E serve para verificar se as duas condições são verdadeiras. A função OU para verificar se uma das condições é verdadeira. E a função NÃO para reverter a condição, ou seja, para que não seja igual ao valor. Se você percebeu, no último exemplo, usamos a função E, para dizer que a média tinha que ser maior que quatro E menor que 6. Como pudemos perceber, a função SE no Excel é muito simples de usar e pode trazer muito mais lógica e flexibilidade para suas planilhas. Ela também pode ser combinada com várias outras fórmulas para se tornar ainda mais poderosa! Sempre que você pensar em alguma condição ou na estrutura “SE algo acontecer, faça isso, senão aquilo”, você consegue usar essa função. E aí, gostou do artigo e quer continuar aprendendo sobre Excel? Então aproveite para conferir o post completo sobre Excel.

Quando queremos inserir uma função dentro da outra, como no caso de queremos colocar várias condições Se dentro de uma mesma fórmula, chamamos isto de ANINHAMENTO DE FUNÇÕES.

A versão 2013 em diante permite 64 aninhamentos (poderiam ser 64 SE…).

A importância da Lógica da função SE

Antes de você ir montar essa sequência de SE, é importante saber que lógica deveria seguir, porque se olharmos somente para a necessidade de uma função SE, podemos focar no meio de resolver o problema, e não no problema em si.

Vamos supor que você queira que ela analise uma célula que tem nomes de meses e retorne seus respectivos números de ordem, mas os meses do ano são 12 e a SE oferece análise para 7 condições somente, e agora?

No exemplo a SE vai analisar o que estiver na célula “I1″.

Na célula que você quer o resultado você digita a fórmula abaixo:

=SE(I$1=”JANEIRO”;1;SE(I$1=”FEVEREIRO”;2;SE(I$1=”MARÇO”;3;SE(I$1=”ABRIL”;4;SE(I$1=”MAIO”;5;SE(I$1=”JUNHO”;6;

SE(I$1=”JULHO”;7;SE(I$1=”AGOSTO”;8;SE(I$1=”SETEMBRO”;9;SE(I$1=”OUTUBRO”;10;SE(I$1=”NOVEMBRO”;11;SE(I$1=”DEZEMBRO”;12;”não encontrado”))))))))))))

Basicamente, dependendo do mês, queremos trazer uma informação distinta.[irp posts=”26156″ name=”PROCV com SOMA”]

Mas será que você precisa MESMO da função SE?

Considerando a necessidade, NÃO DEVEMOS USAR A FUNÇÃO SE!

Imagina uma função deste tamanho! A chance de dar erro é enorme, sem contar o limite de 64 aninhamentos. Na fórmula acima fizemos 12, imagina o tamanho da fórmula se usarmos 64 SE!

A melhor situação para isto é a função PROCV (também daria para usar a ESCOLHER, dependendo do caso).

Veja o exemplo a seguir:

Note que na função PROCV estamos buscando o ítem digitado da I1 (tal como no exemplo da função SE). Daí selecionamos um intervalo onde digitamos os resultados esperados para cada ítem (intervalo entre H7 e I18), o número 2 representa que queremos a segunda coluna do intervalo (neste caso o número do mês). O FALSO (ou 0) diz que a função deve procurar exatamente o que foi digitado, sem procurar nada que ela considere aproximado.

Tem mais algumas coisas sobre PROCV aqui, aqui e aqui

Então, tome cuidado quando tiver um problema a resolver, não pense “como colocar diversos SE”, e sim “como criar uma função que analise dezenas de condições”.

O que achou? Já se deparou com algo assim? Como fez?

Comente aí embaixo!

ATUALIZAÇÃO EXCEL 2016 – NOVA ALTERNATIVA À FUNÇÃO SE

Se você usa o Excel 2016 poderá, alternativamente ao aninhamento de um monte de função SE passar a usar a função SES.

A desvantagem em relação á função SE é que esta função é exclusiva do Excel 2016…

[i

Última postagem

Tag