Explique por que as particulas solares produzem

A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

Ouça este artigo na velocidade que desejar, clique no reprodutor de áudio abaixo e aproveite!

Durante o dia, os painéis solares (chamados de módulos fotovoltaicos) captam a luz do sol e geram energia. A incidência direta da radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas apresentem a melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica, pois, quanto mais luz direta o painel solar recebe, mais energia elétrica será gerada.

Isto porque, o funcionamento das células fotovoltaicas que compõem os módulos é extremamente dependente da entrada das partículas de luz (os fótons) em seu interior.

O grande segredo é o posicionamento das placas solares de modo que recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras.

O resultado disso é a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico.

Essa corrente é então enviada para o inversor interativo, aparelho que transforma essa energia de corrente contínua para corrente alternada, que é o tipo utilizado em nossas residências ou empresas.

Essa energia passa por um aparelho chamado inversor solar, responsável por converter essa energia para as características da rede elétrica local.

Em outras palavras, a energia gerada pelo painel solar está em corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), que é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação.

Após o processo de conversão, o inversor entrega para consumo, energia elétrica em corrente alternada (CA), que possui essa nomenclatura, pois como o próprio nome já diz, porque altera o seu sentido de circulação dentro do circuito, periodicamente.

O tipo mais comum de corrente alternada é a onda senoidal. Dessa forma, uma das variáveis mais importantes que caracterizam uma onda senoidal é a frequência. No Brasil, a frequência adotada para os circuitos de corrente alternada é 60 Hz.

Ou seja, em 1 segundo a onda completa 60 ciclos, com período de 16,67 milissegundos, cada.

Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa, como geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, gerando economia na conta de luz

Explique por que as particulas solares produzem

Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica, fazendo com que você ganhe créditos energéticos.

Os inversores também são responsáveis por garantir a segurança do sistema fotovoltaico e gerar dados da geração de energia para o monitoramento do desempenho do sistema.

Quanto melhor a qualidade do equipamento, mais próximo a uma onda senoidal será essa transformação.

Agora, se a qualidade do inversor for duvidosa, o equipamento passará a fornecer energia elétrica ao circuito em ondas quadradas, reduzindo a eficiência da geração fotovoltaica e, por sua vez, poluindo a rede de distribuição da concessionária quando houver inserção de energia ativa excedente através do sistema fotovoltaico.

O Inversor Solar

Explique por que as particulas solares produzem
Como é produzida e Energia Solar?: técnico configurando o Inversor Solar

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica durante os períodos do dia

Ao amanhecer, a geração de energia solar se inicia. Nesse período há menos luz do sol, ou seja, seu consumo elétrico de energia vem (na maior parte) da energia proveniente da rede elétrica.

Por volta do meio dia, quando o sol está extremamente forte no céu, o sistema solar fotovoltaico produz muita energia. Essa energia, em muitos casos, é suficiente para abastecer toda a casa e ainda sobra.

Sendo assim, o excedente de energia solar é lançado na rede elétrica e é guardado como créditos energéticos (que podem ser utilizados em até 5 anos).

Créditos Energéticos: Como são Utilizados?

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi o órgão que estabeleceu as condições gerais para o acesso de micro e mini geradores de energia elétrica de forma distribuída.

Isso se fez através de sua resolução normativa Nº 482, de novembro de 2012, a qual criou o sistema de compensação de energia elétrica e os créditos energéticos, principal atrativo para os projetos de energia solar residencial. 

Nesse sistema, a energia ativa, em Watts, injetada na rede por uma unidade consumidora (qualquer estabelecimento conectado à rede e que consome energia elétrica) com geração distribuída própria, é emprestada gratuitamente à distribuidora local e posteriormente compensada sobre o consumo de energia elétrica ativa, em Watts, dessa mesma unidade consumidora geradora ou de outra unidade consumidora vinculada à geração, nas seguintes modalidades:

Para saber mais sobre essas modalidades, não deixe de conferir nosso artigo sobre as três modalidades de geração de energia solar fotovoltaica.

Como é produzida a Energia Solar em dias de chuva, nublados e à noite?

O sistema solar fotovoltaico não precisa de um dia de céu limpo, com muito sol, para operar e gerar energia solar. Em dias nublados as placas solares (módulos fotovoltaicos) também produzem energia, porém em uma intensidade menor.

Explique por que as particulas solares produzem
Como é produzida a energia solar? Durante à noite, não há produção de energia

No período noturno não há geração de energia fotovoltaica. Entretanto, utilizando um sistema solar fotovoltaico conectado à rede de energia elétrica (também chamado de On-Grid), além de não precisar fazer um investimento altíssimo na compra de baterias que armazenam essa energia, você consegue consumir energia da rede elétrica de maneira normal durante o período noturno.

Chegamos ao final do artigo. Agora você já é capaz de responder a clássica pergunta: Energia solar como funciona? Se tiver alguma dúvida envie um comentário. Iremos nos esforçar ao máximo para ajudá-lo.

Explique por que as particulas solares produzem

Explique por que as particulas solares produzem

Explique por que as particulas solares produzem

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o que é energia fotovoltaica.

O que é Energia Solar fotovoltaica?

A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

Veja mais: O que é a energia solar | Como fazer a sua própria energia

Energia solar ou fotovoltaica? Qual o nome certo?

A energia solar pode ser chamada também de energia fotovoltaica, porém, é importante ressaltar que existem outros tipos de energia solar, como a energia termossolar e a energia heliotérmica.

Qual a origem do termo "Fotovoltaico"?

O termo "fotovoltaica" vem do grego (Phos), que significa "luz", e "volt", a unidade de força eletro-motriz, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo "foto-voltaica" tem sido usado em Inglês desde 1849.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Para que serve a placa de energia solar?

A placa de energia solar é o equipamento utilizado para captar a energia do sol e iniciar o processo de transformação em energia elétrica.

Como é o processo de produção da energia solar?

Explique por que as particulas solares produzem

O processo da energia solar para produção de energia (chamado de efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.

A energia solar é gerada pelas placas solares e levada ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.

Veja com mais detalhes como funciona o sistema de energia fotovoltaica conectado à rede elétrica da sua casa ou empresa.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

Como a energia solar é convertida em eletricidade?

A energia solar é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Para poder ser utilizada em residências e comércios, é necessário converter a corrente elétrica alternada gerada em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local.

Qual o potencial da energia fotovoltaica no Brasil?

A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta - O Sol.

O Brasil possui um potencial gigantesco para aproveitar esse recurso. O Mapa abaixo identifica as principais regiões brasileiras que têm vantagem na produção de energia solar. Mesmo regiões com menor incidência de radiação solar têm o potencial maior que a Europa.

Explique por que as particulas solares produzem

Eficiência da energia fotovoltaica:

A produção de energia solar é altamente eficiente!

A célula solar mais eficiente do mundo até agora é uma multi-junção concentradora com uma eficiência de 46% produzido por esforços de colaboração da Soitec, CEA-Leti, França, juntamente com Fraunhofer ISE, Alemanha em 2014.

Explique por que as particulas solares produzem

O preço da energia fotovoltaica:

Explique por que as particulas solares produzem

O preço da produção de energia solar é cada vez menor!

Impulsionado pelos avanços da tecnologia e o aumento da escala de produção, os custo da energia fotovoltaica tem diminuído de forma constante ano após ano. Em 2015 os preços das placas fotovoltaicas atingiram metas históricas mais uma vez, chegando ao patamar de U$ 0,30/Watt.

Maiores mercados de energia fotovoltaica

A China, seguida pelo Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

Crescimento do uso da energia fotovoltaica

Explique por que as particulas solares produzem

Com aproximadamente 95 GW instalados globalmente durante o ano de 2017, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante devendo atingir um total global acumulado de 401.000 GW.

2016 foi marcado pelo crescimento massivo do mercado na China, EUA e Índia. Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2017. Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos.

Os mercados de energia solar fotovoltaica em 2017 mostraram um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (Sistemas instalados em telhados de casas e empresas), demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades, desde ligar a lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa, ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.

Saiba mais: O que é Watt | Lâmpada de energia solar | Poste de energia solar

A energia fotovoltaica já é a terceira mais importante

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.

Saiba mais: Carport solar

Unidades do Portal Solar para instalar energia fotovoltaica

Estamos prontos para te auxiliar na produção de energia solar!

O Portal Solar é especializado em energia fotovoltaica e está presente em todo o Brasil. Visite nosso mapa de unidades e procure pela mais perto de você.

Explique por que as particulas solares produzem

Peça um orçamento grátis do seu projeto de energia fotovoltaica.

Quer instalar um gerador de energia fotovoltaica? Veja em nosso simulador diversas informações para saber exatamente o que você vai precisar. Simule aqui seu sistema fotovoltaico e faça um orçamento com o financiamento para energia solar BV.