Curiosidades sobre as regiões do Brasil

A região norte do Brasil é formada por sete estados, são eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. A Região Norte tem uma cultura muito rica, influenciada fortemente pelas tribos indígenas do Brasil. O clima do norte é equatorial e tropical.

O norte do Brasil guarda muita história e é berço das maiores riquezas naturais do nosso país. Essa região também é cheia de curiosidades, como as que vamos te apresentar a seguir:

A região Norte tem 3.869.637,9 km² de área;

A região Norte tem a maior rede hidrográfica do mundo, composta pela Bacia Amazônica;

A Floresta Amazônica tem a mais rica biodiversidade do mundo;

As festas populares mais famosas do Norte são o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins;

A Serra dos Carajás é uma das maiores jazidas minerais do mundo;

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo;

A Região Norte é a mais extensa dentre as cinco regiões do Brasil;

Os dois maiores estados do Brasil estão no Norte: Amazonas e Pará;

Escritores renomados nasceram na região Norte, como José Veríssimo, Inglês de Souza, Dalcídio Jurandir, Antônio Tavernard e Benedicto Monteiro.

Artigos relacionados

Você sabe o que é um país continental? O Brasil é considerado um país de proporções continentais, ou seja, sua extensão é superior a 7,7 milhões de quilômetros quadrados. Isto é, um país dentro dessa categoria, como o nome indica, é um país com as proporções territoriais de um continente. 

Uma nação desse tamanho possui características muito próprias e, entre elas, a multiplicidade e a coexistência de diferentes culturas, climas e identidades. Dessa forma, você pode ser um brasileiro e, mesmo assim, desconhecer alguns (ou muitos) fatos do seu país natal. Entretanto, isso não é motivo para não querer conhecê-lo de forma mais aprofundada! Afinal, conhecer a cultura do seu país é, também, ter a oportunidade de conhecer mais sobre suas tradições, suas raízes e sobre quem você é, não é mesmo?

A Claro já está há quase 20 anos no Brasil, buscando levar uma conexão de qualidade para todos os cantos do país. Em nossa jornada, aprendemos cada dia mais sobre o Brasil, sobre sua cultura, suas pessoas e suas tradições. Afinal, é preciso conhecer para quem estamos produzindo para oferecer um serviço cada vez mais útil e focado para as necessidades dos nossos clientes. 

Te convidamos nesse artigo a embarcar em uma breve viagem pelas curiosidades do nosso país, uma para cada região que compõe o Brasil. Vamos lá? 

Navegue pelos tópicos:

  • Curiosidades sobre os estados do Brasil;
  • A Claro e o Brasil.
Mapa do Brasil – Topografia

Atualmente, de acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem, em média, 214 milhões de habitantes. Como resultado, o país é não apenas o 5º maior em extensão territorial do mundo, como também o 6º em número total de população. Atrás apenas da China, da Índia, dos Estados Unidos, da Indonésia e do Paquistão, respectivamente.

Por isso, o Brasil é, mundialmente, sinônimo de pluralidade étnica, cultural e natural. Continue lendo para conhecer algumas curiosidades sobre alguns dos 26 estados (mais o Distrito Federal!) do país. 

A diversidade da flora do Amapá

O Amapá, estado pertencente à região Norte do Brasil, faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname. Efetivamente, só foi se tornar um estado em 1988, pois antes era parte integrante do estado do Pará.

Porém, é na sua flora que encontramos a curiosidade que escolhemos para o estado: no Amapá podemos encontrar a maioria dos biomas brasileiros. Ou seja, lá é possível esbarrar em mangues, cerrados, florestas tropicais e campos inundáveis.

A astronomia e Pernambuco

Muitos podem não saber, mas Pernambuco, estado pertencente ao Nordeste, é considerado o berço da astronomia nas Américas. É em Recife, a capital, que se encontra o 1° Observatório Astronômico do Hemisfério Sul e das Américas e a Torre Malakoff. Juntamente ao Observatório e ao Obelisco do Alto da Sé e ao Espaço ciência, em Olinda, são espaços de referência para o estudo da área no Brasil.

Foi no observatório que, em 1640, foi descrito e observado pela primeira vez, um eclipse solar no estado. Em 1860, outro importante fato astronômico aconteceu no Observatório do Alto da Sé: Emmanuel Liais, astrônomo francês observou o primeiro cometa da América Latina, o cometa Olinda.

Santa Catarina: a segunda casa do Teatro Bolshoi

O estado, pertencente à região Sul do Brasil, abriga a única filial da tradicional escola de ballet russa Bolshoi. Foi em 1996, quando Alexander Bogatyrev, diretor artístico do Bolshoi russo, visitou a cidade de Joinville durante uma turnê, que ele se encantou. Bogatyrev ficou empolgado com o interesse da população na dança e, como a expansão da metodologia Bolshoi era uma meta no momento, a cidade foi a escolhida.

Entretanto, o plano só tomou forma em 1999, e, assim, em 2000 foi inaugurada a filial. Atualmente, a unidade recebe tanto alunos brasileiros quanto pessoas de outros países que sonham em viver do ballet.

É de conhecimento geral que Brasília, localizada na região Centro-Oeste do Brasil, foi uma cidade minuciosamente planejada e viabilizada durante o governo de Juscelino Kubitschek. Mas, o que muita gente desconhece é que desde 1987, a cidade é a maior área tombada do mundo, com 112,25 km². 

O título foi dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, em virtude de sua construção única e elaborada.  A construção do projeto foi concluída em três anos, e planejada por várias mãos. Entre elas, dois pares se destacaram para a história: a dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Minas Gerais já teve mar

Por fim, trazemos aqui a que talvez seja a mais confusa entre as curiosidades dos estados do Brasil. Você deve estar se perguntando: afinal, como assim Minas Gerais já teve mar? A resposta é que sim, isso aconteceu, porém, há centenas de milhões de anos. 

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2014, foram encontrados fósseis de animais marinhos no município de Januária, no estado localizado na região sudeste do país. Esses vestígios, partes de animais do gênero Cloudina, datam por volta de 550 milhões de anos atrás, ou seja, da era neoproterozóica.

O estudo foi conduzido por geólogos e paleontólogos da USP (Universidade de São Paulo) juntamente à Unesp (Universidade Estadual Paulista). 

A Claro e o Brasil

A operadora iniciou sua relação com o Brasil em 2003. Ela é resultado da união de seis outras empresas de telefonia: ATL, Americel, BCP Nordeste, BCP SP, Tess e Claro Digital. 

Desde então, a Claro segue aperfeiçoando e diversificando seus serviços, tendo sido a vencedora do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022, promovido pela Anatel. O resultado foi divulgado no dia 31 de março deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações.

O objetivo da operadora é continuar conectando histórias e pessoas por todas as regiões do Brasil, independentemente do lugar e da distância. 

Não perca tempo e venha para a Claro! Entre em contato e conheça melhor nossos pacotes, sem dúvida, um deles será perfeito para você.

As regiões do Brasil são recortes territoriais repletos de particularidades que levam em conta aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e físicos. Muitas foram as divisões regionais feitas no Brasil pelo órgão responsável, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, a regionalização vigente é a de 1970 (a qual sofreu alterações após a Constituição de 1988), que divide o Brasil em cinco regiões:

  1. Norte
  2. Nordeste
  3. Centro-Oeste
  4. Sudeste
  5. Sul

Leia também: Mapa do Brasil: mapa político, mapa para colorir e muito mais

Estados e capitais das regiões do Brasil

→ Estados e capitais da Região Norte

Estado

Capital

Amazonas

Manaus

Acre

Rio Branco

Rondônia

Porto Velho

Roraima

Boa Vista

Amapá

Macapá

Pará

Belém

Tocantins

Palmas

→ Estados e capitais da Região Nordeste 

Estado

Capital

Maranhão

São Luís

Piauí

Teresina

Rio Grande do Norte

Natal

Ceará

Fortaleza

Paraíba

João Pessoa

Bahia

Salvador

Pernambuco

Recife

Alagoas

Maceió

Sergipe

Aracaju

→ Estados e capitais da Região Centro-Oeste

Estado

Capital

Goiás

Goiânia

Mato Grosso

Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Distrito Federal

Brasília (Sede de Governo)

→ Estados e capitais da Região Sudeste

Estado

Capital

Minas Gerais

Belo Horizonte

Espírito Santo

Vitória

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

São Paulo

São Paulo

→ Estados e capitais da Região Sul

Estado

Capital

Santa Catarina

Florianópolis

Paraná

Curitiba

Rio Grande do Sul

Porto Alegre


Mapa das regiões do Brasil e com a divisão das unidades federativas.

Características das regiões do Brasil

1. Região Norte


Manaus é a capital do maior estado da região Norte, o Amazonas. *

A região Norte é, em termos de extensão, a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km², constituída por sete estados.

  • Aspectos sociais: Essa região possui uma população que ultrapassa os 18 milhões habitantes, segundo o IBGE. Apesar do grande número populacional, devido a sua extensão territorial, a região possui baixa densidade demográfica, 4,72 hab/km2.
  • Aspectos físicos: Predomina na região o clima equatorial e, em algumas localidades, o clima tropical. Em sua maior parte, a umidade do ar é elevada, devido à abundância de chuvas em algumas partes da região. Nessa região, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Amazonas, e também o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina. Podemos encontrar, nessa região, as planícies amazônicas, o planalto das Guianas e o planalto central. No que tange à vegetação, nessa região encontra-se a maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica.
  • Aspectos econômicos: O Produto Interno Bruto da região representa cerca de 5,3% do PIB nacional, segundo levantamento do IBGE. A economia baseia-se nas indústrias de extrativismo mineral e vegetal, no setor agropecuário e também no turismo.

3. Região Nordeste


Salvador é a capital do estado da Bahia, uma das cidades que mais atraem turistas na região Nordeste.

A região Nordeste é a terceira maior do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 1.544.291 km2, constituída por nove estados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas.

  • Aspectos sociais: A região Nordeste é a segunda região com o maior número de habitantes. A população ultrapassa os 56 milhões de habitantes, segundo o IBGE. A densidade demográfica é de 36,39 hab/km2. Essa é a região com os menores indicadores sociais, portanto, a que mais enfrenta problemas de ordem social.
  • Aspectos físicos: O Nordeste possui a maior costa litorânea do país, e, por apresentar sub-regiões com características muitas distintas, nele podemos encontrar estes climas: semiárido, equatorial úmido, litorâneo úmido e tropical. Em muitas áreas, as temperaturas são elevadas durante todo o ano. Em contrapartida, as médias pluviométricas são baixas em diversas áreas, fazendo com que boa parte da população da região conviva com a seca extrema. A vegetação é representada pela Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e outros tipos de vegetações.
  • Aspectos econômicos: O Nordeste detém o terceiro maior PIB do país e, portanto, a terceira maior economia, representando cerca de 13,4% do PIB nacional. O turismo é um dos principais impulsionadores da economia nordestina. A região atrai muitos turistas durante todo o ano, devido às suas paisagens belíssimas.

3. Região Centro-Oeste


Goiânia é a capital do estado de Goiás e está localizada no coração do Brasil.

A região Centro-Oeste é a segunda maior região do país quando o critério é extensão territorial. Sua área é de, aproximadamente, 1.606.403 km², e é constituída de três estados.

  • Aspectos sociais: A região Centro-Oeste é a menos populosa dentre as regiões. Conta com um pouco mais de 16 milhões de habitantes. É a segunda menor densidade demográfica do país, ficando atrás apenas da região Norte, com 10,01 hab/km2.
  • Aspectos físicos: Dentre as regiões, é a única que não possui litoral. O clima predominante na região é o tropical, marcado por duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão chuvoso. Essa região é considerada o berço das águas no país, pois nela encontram-se nascentes de muitos e importantes rios brasileiros. Apresenta formações vegetais distintas, por ser a região com maior quantidade de contatos biogeográficos. Podemos encontrar, no Centro-Oeste, os biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia.
  • Aspectos econômicos: A economia da região é baseada, especialmente, nas atividades agropecuárias e no extrativismo. Destacam-se a produção de soja, milho, arroz, algodão, bem como a criação de gado (pecuária extensiva, predominantemente). O turismo em algumas partes da região também impulsiona a economia. Na região, há presença de exuberantes chapadas, com muitas cachoeiras, como a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.

4. Região Sudeste


Rio de Janeiro é uma das cidades mais conhecidas e visitadas do país, e também capital do estado do Rio de Janeiro.

A Região Sudeste, em extensão territorial, é a segunda menor do país, atrás apenas da região Sul. Abrange uma área de, aproximadamente, 924.620 km2, e é composta por quatro estados, dois deles considerados os mais representativos do Brasil, no que tange ao desenvolvimento, São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Aspectos sociais: É a região mais populosa do Brasil, com uma população que ultrapassa 85 milhões de habitantes, correspondendo a, aproximadamente, 44% da população do país. Considerada uma das regiões que mais atraem migrantes, essa é região com maior densidade demográfica, 92,05 hab/km2.
  • Aspectos físicos: O Sudeste do Brasil abrange, predominantemente, os climas: tropical atlântico e tropical de altitude, além de subtropical e semiárido, em algumas partes. O relevo é composto por serras, planaltos e planícies costeiras. A vegetação também é bastante diversa e conta com formações como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. No que tange à hidrografia, nessa região há predomínio dos rios de planalto.
  • Aspectos econômicos: É considerada a região mais desenvolvida do país, correspondendo a 55,2% do PIB nacional. É, portanto, a região de maior destaque industrial, comercial e financeiro do Brasil. Por representar oportunidades de trabalho, essa região enfrenta problemas como a favelização e superpopulação. Há destaque para indústrias de automóveis, petrolíferas e siderúrgicas.

5. Região Sul

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, um dos três estados da Região Sul.

A Região Sul é menor região em extensão territorial do país, com uma área de, aproximadamente, 576.774 km2. Difere-se das demais regiões, especialmente, pela colonização predominantemente europeia nela feita. Essa região é formada por três estados.

  • Aspectos sociais: É a terceira região mais populosa do país, contando com mais de 29 milhões de habitantes, cerca de 14,3% da população brasileira. A densidade demográfica é de 47,59 hab/km2. É a região com os melhores indicadores sociais de saúde e educação.
  • Aspectos físicos: A região localiza-se abaixo da zona tropical. O clima predominante é o subtropical. O sul do Brasil apresenta as estações do ano bem definidas, com invernos frios e verões quentes. Nessa região, ocorrem geadas na estação fria, o que, normalmente, não é visto nas demais regiões do país. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A maioria dos rios da região são de planaltos que constituem a bacia do Rio Uruguai e a bacia do Rio Paraná.
  • Aspectos econômicos: A região é a segunda região do país, em termos de riqueza medidos pelo PIB, e a segunda mais industrializada. A economia baseia-se em atividades, como: o extrativismo vegetal, especialmente praticado na Mata das Araucárias; a agricultura, com destaque para a uva, o feijão e o milho; e a pecuária, voltada à indústria de laticínios e à criação de suínos. Um dos maiores atrativos turísticos da região é o Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná. 

Mapa das regiões do Brasil


Mapa das regiões do Brasil, segundo a regionalização do IBGE.

* Créditos de imagem: A.PAES. / Shutterstock

Última postagem

Tag