Como se faz um diário de bordo?

Conhecido também como CADERNO DE CAMPO, o Diário de Bordo é um testemunho das atividades desenvolvidas. Ele é um caderno no qual o estudante registra todas as etapas que realiza durante o projeto de pesquisa. É um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. O diário de bordo deve conter o registro detalhado com datas e locais de todos os fatos, passos, investigações, descobertas, entrevistas, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa. É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros,

revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador. Enfim,o Diário de Bordo além de documentar sua pesquisa, permite a reflexão crítica e poderá ser usado como instrumento de avaliação.


ALGUMA DICAS:
  • Dê preferência a um caderno brochura de capa dura (Livro de Atas) numerado. 
  • A aquisição do Diário de Bordo deve acontecer antes do início da Pesquisa e os registros devem ser feitos, de preferência,  no mesmo dia para que não haja esquecimento de fatos importantes.
  • Deixe a primeira folha do caderno  como capa para identificar o tema da pesquisa, o nome dos componentes, a cidade e o ano de início do projeto, além de outras coisas, como o nome da sua escola ou instituição de ensino.
  • A segunda folha pode ser usada como folha de rosto, contendo o nome da escola, título do projeto, nome do aluno e nome do professor orientador, cidade e ano da pesquisa.
  • Evite espaços vazios e sempre coloque a data e título nos registros de cada dia de trabalho. Jamais arranque as folhas ou apague algum registro. Assine ao final da narrativa.
  • Ao escrever faça uma descrição rigorosa da atividade com datas e locais de onde ocorreram.
    Se a pesquisa for feita em grupo, todos os componentes poderão escrever no diário de bordo.
  • Escreva de forma legível.
  • Caso haja erro, use a palavra DIGO para correção imediata do texto
  • Se algum experimento der errado, não deixe de registra-lo.
  • Tenha um outro caderno para anexar fotos, documentos, questionários como um caderno anexo ao diário.

Page 2

Manter um diário de bordo auxilia os educadores a acompanharem a rotina escolar em detalhes

Planejar aulas e corrigir atividades são tarefas que dominam a rotina de educadores e, muitas vezes, sobra pouco tempo para analisar se as atividades propostas estão alcançando seus objetivos. O diário de bordo é uma ferramenta criada para auxiliar nesse registro. É um espaço de reflexão sobre as práticas e atividades, permitindo ao professor perceber se a aula foi produtiva e auxiliando na tomada de decisões para as próximas aulas e atividades.

Manter um registro das aulas e alunos auxilia o professor a identificar necessidades especiais, dificuldades, habilidades e desafios, a entender o comportamento dos alunos, perceber interações entre as crianças e como se comunicam.

Ainda, o diário de bordo é um aliado do professor para reuniões com pais ou outros professores e pareceres pedagógicos, pois oferece uma retrospectiva de tudo o que foi trabalhado com os alunos.

Como criar o seu diário de bordo

 Criar um diário não precisa ser uma atividade complexa. Você pode usar um caderno para realizar as anotações, criar um documento digital ou até usar técnicas como o bullet journal. O importante é encontrar um formato que seja funcional no seu dia a dia. Escolhido o material, é hora de começar as anotações.

Um bom registro no diário de bordo tem:

  • data, horário e local da atividade ou aula;
  • descrição da aula ou atividade, incluindo seus objetivos;
  • análise e comentários de como foi a aula e seus resultados.

 Lembrando! A aula ou a atividade não precisa apresentar  resultados positivos para ser registrada no diário de bordo. Analisar o que não deu certo também é importante para tomar decisões futuras e buscar outras maneiras de trabalhar o conteúdo.

Confira esse passo a passo de como fazer as anotações no seu diário de bordo:

Diário de bordo como atividade pedagógica

Se em turmas da Educação Infantil o diário de bordo é uma ferramenta do professor, no Ensino Fundamental ele pode ser um recurso pedagógico para toda a turma. Os alunos podem preencher juntos um diário coletivo ou então cada um ter o seu. Nele, podem anotar aulas e atividades, suas principais dúvidas e dificuldades, questões que queiram conversar com o professor, entre outras.

Nessa etapa da vida escolar, o diário auxilia o aluno a desenvolver sua autonomia e protagonismo educacional, percebendo suas habilidades, dificuldades e evolução do aprendizado.

Tudo pronto para fazer o seu diário de bordo?

Se você procura mais dicas de organização para facilitar o dia a dia do professor, clique aqui para ler 6 dicas de organização para professores: como trabalhar melhor e descansar mais.

Deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fizeram individualmente ou em grupo. O registro deve terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como ocorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.

Como se faz um diário de bordo?

O Diário de Bordo deve conter:

  1. o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas e das novas indagações;
  2. o registro das datas e locais das investigações;
  3. o registro dos testes e resultados alcançados;
  4. as entrevistas conduzidas etc.

Como fazer um diário pessoal passo a passo?

Para começar a escrever um diário, inicie a primeira entrada com data, hora e, opcionalmente, local. Por exemplo, você pode começar com "segunda-feira, 1 de janeiro, 13:00, Minha cama". Em seguida, se quiser, escreva uma saudação.

Como fazer o seu próprio diário?

Vá para um lugar calmo e silencioso para poder se concentrar apenas no seu diário. Escreva livremente por uns 15 minutos, sem pensar muito. Deixe as palavras fluirem e não fique lendo o que está escrevendo. Escreva sobre o que você fez hoje ou o que planeja fazer amanhã.

Como fazer um diário de bordo no Word?

Passos

  1. Abra o Microsoft Word.
  2. Clique em "Ferramentas" depois em "Opções".
  3. Escolha "Segurança".
  4. Digite sua senha nas duas caixas e clique em "OK".
  5. Use este documento do Word como seu diário no computador. ...
  6. Decore seu novo diário com fotos e tudo aquilo que você desejar usar.

Como fazer um diário de bordo no Excel?

Como fazer um diário de bordo no Excel. Abra um novo arquivo Excel e coloque o cursor na célula A1, no canto superior esquerdo da planilha . Digite o item que será monitoramento , por exemplo, se você está registrando nomes de registro, tipo "Nome" na célula A1.

O que é um diário de bordo na educação infantil?

O diário de bordo é o instrumento de registro escrito do professor para documentar os acontecimentos do cotidiano escolar, seus sentimentos, preocupações, frustrações, conquistas, o que fez, as atitudes das crianças, as propostas de ação, assim como a relação destas com teorias já estudadas ou novas que vier a surgir e ...

O que é o cuidar na educação infantil?

Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade (FOREST, 2003, p.

Evite espaços vazios e sempre coloque a data e título nos registros de cada dia de trabalho. Jamais arranque as folhas ou apague algum registro. Assine ao final da narrativa. Ao escrever faça uma descrição rigorosa da atividade com datas e locais de onde ocorreram. Nele, deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fizeram individualmente ou em grupo. O registro deve terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como ocorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc. O Diário de Bordo deve conter:

  • o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas e das novas indagações;
  • o registro das datas e locais das investigações;
  • o registro dos testes e resultados alcançados;
  • as entrevistas conduzidas etc.
O diário de bordo é o instrumento de registro escrito do professor para documentar os acontecimentos do cotidiano escolar, seus sentimentos, preocupações, frustrações, conquistas, o que fez, as atitudes das crianças, as propostas de ação, assim como a relação destas com teorias já estudadas ou novas que vier a surgir e ... Para começar a escrever um diário, inicie a primeira entrada com data, hora e, opcionalmente, local. Por exemplo, você pode começar com "segunda-feira, 1 de janeiro, 13:00, Minha cama". Em seguida, se quiser, escreva uma saudação. O QUE NÃO DEVE SER FEITO COM O DIÁRIO DE BORDO Colar textos, de internet, digitados; 2. Passar a limpo; 3. Usar caderno com espiral; 4. Usar caderno sem numeração; 5. O Diário de Bordo é um caderno ou pasta no qual o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento do trabalho. A capa do Diário deve ser corretamente preenchida, nos campos: Identificação da Escola, Curso- Educação Infantil, Componente Curricular – em branco; Ano – 2020; Turno – Manhã, Tarde ; Grau- Ed. Inf.; Série – BI, BII, MI, MII ou NI, NII, de acordo com a sala; Turma – A, B, C..... Plano de aula remota
  1. Defina o tema, os objetivos e os conteúdos da aula. ...
  2. Estabeleça a duração da aula. ...
  3. Escolha os recursos didáticos. ...
  4. Defina a metodologia a ser aplicada. ...
  5. Escolha o tipo de avaliação considerando o contexto remoto. ...
  6. Referências que serviram de fonte para o planejamento. ...
  7. Plano de aula remota da Educação Infantil.
Mais itens...•17 de mai. de 2021 Significado de Diário substantivo masculino Caderno utilizado para registrar os acontecimentos de cada dia (na vida de uma pessoa). Periódico que tem publicações todos os dias; jornal. A cada manhã, antes de fazer qualquer outra coisa, escreva três páginas à mão em um caderno. Não confira o que está escrevendo ou pense demais, deixe sua escrita fluir. Tente manter um diário com atualizações mensais. Ao fim de cada mês, escreva sobre os principais acontecimentos. Como fazer um diário de bordo no Excel. Abra um novo arquivo Excel e coloque o cursor na célula A1, no canto superior esquerdo da planilha . Digite o item que será monitoramento , por exemplo, se você está registrando nomes de registro, tipo "Nome" na célula A1. O diário de bordo tem como objetivo facilitar o registro das atividades, permitindo ao articulador refletir sobre a sua prática e procedimento de sua tarefa. Diário de bordo é também o nome dado a um instrumento pedagógico no qual o aluno resenha as ideias discutidas ao longo de uma aula ou curso. Pode também se dizer que é um caderno redigido pelo comandante, relatando a viagem que realiza e acabando com qualquer duvida. Educação Inclusiva: 7 passos para registrar aulas remotas. [sem estresse]
  1. Passo 1: Registre seus objetivos de ensino e aprendizagem. ...
  2. Passo 2: Registre qual é o veículo de transmissão da atividade. ...
  3. Passo 3: Registre falas significativas dos mediadores, dos familiares.
Mais itens...•19 de jun. de 2020 O módulo permite realizar o registro dos conteúdo e habilidades dados em sala de aula para as turmas associadas ao professor. Passo 1 – Clique na funcionalidade Registro de Aulas. Passo 2 – Digite o Ano Letivo atual e clique no botão Pesquisar. Passo 3 – Aparecerá a lista das turmas do professor. Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil
  1. Observe e registre seus principais apontamentos. ...
  2. Converse com os alunos. ...
  3. Elabore relatórios e dossiês. ...
  4. Dialogue com os pais para entender o contexto familiar da criança. ...
  5. Crie formas de autoavaliação para as crianças. ...
  6. Aposte nas avaliações diagnósticas.
Mais itens... Escrever um diário aumenta a autoestima e a motivação, além de promover a autoconfiança. A escrita nos permite explorar áreas emocionais e cognitivas que nem sempre temos acesso. Além disso, muitos estudos revelaram que o diário aumenta a capacidade de cura do organismo. 2 Hora de escrever Convide as crianças para fazer diários e registrar coisas que aconteceram, sonhos etc. Peça que todos escrevam semanalmente. Diga que você vai ler as produções para ajudá-los a avançar. Quem quiser pode ler o material para os colegas em voz alta. Dicas para escrever um diário. Registre seus momentos!
  1. Escolha seu diário. ...
  2. A escolha do material do diário. ...
  3. Escolher um bom esconderijo para seu diário. ...
  4. Use datas. ...
  5. Use e abuse dos detalhes dos fatos. ...
  6. Escreva sem medo de acabarem as páginas. ...
  7. Escreva tudo que tiver vontade. ...
  8. Tenha um horário reservado para escrever.
Mais itens...

Última postagem

Tag