Como organizar melhor os estudos

Conseguir gerir e organizar o nosso tempo de forma a conseguirmos estudar, namorar, passear, estar com os amigos e com a família, fazer aquilo de que gostamos… não é fácil! É preciso aprendermos a ser organizados, a mantermo-nos focados e a terminar as nossas tarefas. Sermos capazes de nos organizar não é apenas útil na escola, mas também na nossa vida pessoal e ao longo de toda a vida.

Organizar as coisas que temos para fazer torna tudo mais fácil e evita que percamos tempo desnecessariamente. É preciso algum esforço, mas acabamos por ter uma sensação boa de “dever cumprido” e ganhamos mais tempo livre para fazermos as coisas de que gostamos.

Estratégias para Organizarmos a nossa Vida Escolar

No que diz respeito à organização da nossa vida escolar aqui ficam algumas estratégias que podem ajudar:

  • Planear faz parte de ser organizado e significa decidir o que vamos fazer e quando. Calendários, listas e horários podem ajudar-nos a planear. Ter sempre uma lista onde apontamos as nossas tarefas (TPCs, trabalhos, testes…) é uma boa ideia. Devemos ir acrescentando à lista novas tarefas e eliminando as anteriores. Fazer um calendário de estudo, em que distribuímos o estudo das diferentes disciplinas pelos vários dias da semana, pode ser útil. Podemos ainda incluir outras atividades – o treino de futebol ou a aula de dança, o almoço com os amigos, etc. A lista, o horário e o calendário devem andar sempre connosco – no telemóvel, num caderno ou numa agenda, por exemplo.
  • Fazer com antecedência. Ou seja, “não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”. Devemos planear realizar as nossas tarefas com antecedência e não no último minuto possível. Por exemplo, podemos deixar os nossos materiais e cadernos preparados no dia anterior. Sobretudo se forem tarefas maiores, devemos realizá-las um pouco de cada vez. É diferente entregarmos um trabalho que realizámos e revimos com tempo, do que entregar um trabalho feito à pressa no dia anterior à entrega – o Professor notará a diferença.
  • Arrumar. Uma mesa ou secretária limpa e arrumada, com todos os materiais necessários à mão são essenciais para estarmos organizados e nos concentrarmos. Quando temos de usar a mesa da sala ou da cozinha para estudar podemos levar connosco todas as coisas de que precisamos.

Existem diferentes formas de nos organizarmos. Temos de descobrir quais são as estratégias que funcionam melhor connosco.

Estratégias para Organizarmos o Estudo

Chegar ao final do dia, cansados, e ainda termos de ir estudar e fazer trabalhos pode ser muito difícil. No entanto, existem algumas estratégias que podemos experimentar para nos concentrarmos melhor nessas alturas:

  • Criar um ambiente favorável à concentração. Estudar num sítio calmo, silencioso e com o mínimo de distrações (longe da TV, de animais de estimação, da Playstation, ou qualquer outra coisa que nos distraia), com uma boa cadeira e muita luz. De preferência, não estudar na cama ou no sofá.
  • Preparar previamente tudo o que precisamos para estudar. Antes de começar devemos ter à mão tudo aquilo de que precisamos – lápis, canetas, papel, livros, dicionários – de modo a evitar termos que nos levantar para ir buscar alguma coisa. O espaço onde estamos deve estar limpo e arrumado. O computador deve ser usado apenas para as tarefas que assim o exigem, caso contrário deve ser afastado ou desligado.
  • Fazer intervalos curtos. O tempo suficiente para beber um copo de água ou apanhar ar fresco durante dois ou três minutos. Alguns de nós precisam de fazer estes momentos de pausa muito frequentemente (por exemplo, de 15 em 15 minutos), outros aguentam mais tempo (por exemplo, 45 minutos). Mas pelos menos de hora a hora devemos fazer uma pausa. Devemos aproveitar as pausas para nos movimentarmos e não para espreitar a internet ou a TV, isso só vai tornar mais difícil voltarmos a estudar.
  • Ter snacks saudáveis por perto. Caso precisemos de um reforço de energia, podemos ter pequenos snacks na secretária – algumas nozes ou uma maçã, por exemplo. E, sempre, uma garrafa de água.
  • Desligar o telemóvel. Não vamos precisar dele para estudar. Se precisarmos de fazer uma pesquisa, podemos usar o computador. E assim que acabarmos as nossas tarefas podemos recuperar o telemóvel e ler as mensagens dos amigos e as notificações das redes sociais.
  • Ouvir música calma. Para alguns ouvir música calma ajuda à concentração. Para outros, só distrai. Experimenta e vê que opção funciona melhor para ti. Se connosco resulta ouvir música enquanto estudamos, devemos selecionar músicas que ajudem à nossa concentração e não nos dispersem.
  • Estabelecer um horário e objetivos. Planear o que se vai estudar em cada dia e durante quanto tempo pode ajudar à concentração. Não te esqueças que não deves estudar mais do que 60 minutos sem fazer uma pausa – não é preguiça, ajuda à concentração e a recordarmo-nos do que estudámos. Para evitar ficarmos aborrecidos ou saturados devemos ir mudando a matéria que estamos a estudar.
  • Mudar de tipo de tarefa. Se estivemos 20 minutos a ler um livro, não devemos repetir o mesmo tipo de tarefa. Podemos fazer exercícios de resolução, por exemplo.
  • Começar pelas tarefas mais difíceis. Ou aquelas de que gostamos menos. A nossa concentração é maior quando ainda estamos “frescos”, por isso é melhor não deixar as tarefas mais difíceis para o fim.
  • Reservar tempo para pensar noutras coisas. Às vezes é difícil estudar porque há pensamentos que teimam em invadir a nossa a cabeça. Às vezes sentimos que não controlamos os nossos pensamentos, mas controlamos. Podemos dizer a nós próprios que logo pensamos naquele rapaz/rapariga quando terminarmos de estudar ou de fazer os TPC. Nós é que pensamos estes pensamentos, logo nós também os podemos parar. Às vezes pode ajudar escrevê-los num papel e depois voltar a ver o papel quando fizermos uma pausa.

Se já experimentaste estas estratégias e, mesmo assim, continuas com dificuldade em concentrar-te ou em organizar a tua vida escolar, podes pedir ajuda ao Psicólogo da tua escola.

Se você escolheu fazer uma faculdade EAD, está prestes a fazer vestibular ou Enem ou faz algum curso que exija comprometimento, precisa aprender a como se organizar para estudar em casa. Do contrário, você poderá perder seu tempo e ter um resultado aquém do esperado no curso.

Seja para escola, cursos, concursos, todo estudo precisa de foco e organização. Se você acumula tudo para um dia, dá chance para a procrastinação, não pensa no descanso ou não tem objetivos definidos, acaba jogando todo seu esforço fora.

Quer aprender como se organizar para estudar em casa? Acompanhe!

Leia mais: 10 aplicativos de estudo para ajudar você nessa missão

MATRICULE-SE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO DE QUALIDADE DA ESTÁCIO!

9 dicas de como se organizar para estudar em casa

1. Tenha uma meta

Parece ser óbvio, já que não se estuda por motivo nenhum. Mas saiba que ter uma meta bem definida e um prazo para cumprir essa meta é o primeiro passo para se organizar nos estudos.

Digamos que sua meta seja passar no vestibular. Você precisa então saber quanto tempo falta para o vestibular, quanto de matéria precisa ser estudada até lá e quantas horas você terá disponível para atingir essa meta.

Dessa maneira, você vai conseguir visualizar seus objetivos com mais clareza e saber exatamente porque está estudando tudo aquilo.

2. Faça um cronograma

O segundo passo de como se organizar para estudar é fazer um cronograma. Agora que você já definiu sua meta e sabe quanto tempo falta para alcançá-la, é a hora de separar seus dias em horas.

Dessa forma, coloque cada período de tempo, que pode ser de uma ou duas horas, para um tópico diferente de estudo. Então monte sua agenda semanal com as matérias distribuídas de forma a dar conta de tudo o que você precisa para aquele período.

Através do cronograma semanal, você consegue ter uma visualização dos seus objetivos por período de tempo e, assim, consegue variar bastante o conteúdo, de maneira a não ficar muito cansativo.

3. Revise

Segundo a famosa teoria da “Curva do Esquecimento” do alemão Herman Ebbinghaus, esquecemos quase 70% do que aprendemos em 24 horas! E o que podemos fazer para esquecer menos? Revisando!

Dessa forma, comece já estudando no mesmo dia que você aprendeu a matéria. Em outras palavras, se você faz aulas online, por exemplo, estude sobre aquela aula no mesmo dia, revisando o que foi aprendido.

Ajuste então seu cronograma para que você tenha períodos de estudo das mesmas disciplinas que você teve naquele dia.

4. Faça provas antigas

Se você vai prestar o Enem, refaça provas de outros anos. Com o vestibular, a mesma coisa. Desse modo você já vai “pegando o jeito” da prova, vendo de que maneira as disciplinas são cobradas.

Fazer simulados também é uma ótima alternativa. Assim, você se familiariza com tudo o que mencionamos e já treina quanto tempo demora para fazer a prova, considerando que no dia você terá um horário máximo para acabar.

Além disso, aumenta sua confiança em relação à prova, pois não vai ser a primeira vez que você terá contato com ela. Por isso, a sugestão é treinar como se fosse realmente o dia: prepare o ambiente, coloque um cronômetro e não consulte seu material.

5. Conheça suas habilidades e seus limites

Se você é daquelas pessoas que só consegue estudar se for anotando num caderno, faça isso. Se prefere assistir às aulas e memorizar, sem ter que anotar nada, faça isso. Resumindo: utilize o método que for mais fácil para você. Afinal de contas, você sabe aquilo que faz melhor.

Se você gosta de ouvir, aposte nos podcasts. Agora, se vídeos são a sua praia, há inúmeros canais no YouTube disponíveis para quem quer estudar, quase que literalmente sobre todos os assuntos.

Isso também vale para os horários de estudo. Não adianta rechear sua agenda das oito horas da manhã até às onze da noite se você sabe que só funciona bem na parte da tarde. Ou ainda, se você prefere virar a noite estudando e depois dormir de manhã. Se tem essa possibilidade, ótimo! Aproveite!

Da mesma forma, observe seus limites. Limites de horário, limites de quantidade de conteúdo que consegue absorver em um dia. Não adianta reservar seus horários com diversas matérias e na terceira hora de estudo do dia você já não dar mais conta.

Leia também: Veja como utilizar o Excel online para organizar seus estudos

6. Escolha um bom local para estudar

Preferencialmente, tenha um local específico para os estudos, que seja silencioso, confortável e que você possa ficar com uma boa postura e sem distrações. É possível? Ótimo! Não é possível? Tente adaptar ao máximo.

Não estude na cama, por exemplo. Além de causar sonolência, pode trazer diversos problemas para a postura. Dessa forma, dê preferência à uma mesa com cadeira.

Escolha um lugar arejado, com boa iluminação e tente se afastar das distrações, como televisão ou celular.

Também opte por um local silencioso, onde você sabe que não vai ser incomodado. Mas, lembre-se: se você está estudando para uma prova coletiva com o Enem ou vestibular, saiba que nem sempre as condições dos locais serão de total silêncio. Dessa forma, habitue-se a, pelo menos, conseguir prestar atenção em ambientes não tão silenciosos.

7. Arrume um espaço na agenda para o descanso e o lazer

Essa é uma das dicas de como estudar em casa que muitas pessoas ignoram. Provavelmente porque acham que não precisam, ou talvez não mereçam parar para ter um momento de lazer já que tem pela frente um desafio tão grande.

Pois saiba que esses momentos são fundamentais para manter a sua saúde mental em dia. Sair com os amigos, passear, dançar, namorar ou ter um hobby são necessários para que você possa dar conta de toda a carga que está nas suas costas nesse momento.

Claro que tudo deve ser feito com moderação e equilíbrio, não é mesmo? Não vá querer ir para a balada toda semana se você tem pela frente uma bateria de provas. Disciplina está associada à maturidade e à importância que você dá para aquele desafio.

8. Utilize aplicativos que vão te ajudar a como se organizar para estudar

Existe atualmente diversas opções de aplicativos tanto para quem quer aprender como ser organizar para estudar, como para quem tem dúvidas em matérias específicas.

Tem app específico para estudar para o Enem, diversos canais no YouTube sobre vestibular, Enem e universidades e também aplicativos de organização de um modo geral que podem facilitar a construção do seu cronograma de estudos.

Além disso, se você é adepto a ferramentas do tipo: mapas mentais, flash cards ou demais esquemas visuais, também não faltam perfis nas redes sociais de gente querendo ajudar você a estudar. Também tem muito conteúdo online, sejam provas de vestibulares antigos, vídeo aulas, exercícios e apostilas.

9. Como se organizar para estudar em casa passa pela leitura

O hábito de ler traz benefícios e não apenas para quem está estudando. Existem inúmeras pesquisas que comprovam que ler aumenta as nossas conexões neurais, o que faz com que o cérebro funcione melhor.

Além disso, um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que ler apenas seis minutos pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. Quer maneira mais proveitosa de relaxar?

Sendo assim, leia muito! Leia os livros que são pedidos para o vestibular, leia livros de literatura, romance, ficção e o que mais você preferir. Mesmo que não tenha a ver com o que está estudando. Ler já vai servir como exercício para o seu cérebro, nem que seja apenas para aprender a escrever corretamente ou adquirir cultura.

UTILIZE SUA NOTA DO ENEM PARA ENTRAR EM UM CURSO DA ESTÁCIO!

Leia também: Incentivo para estudar: estratégias para ter sucesso com o apoio da sua empresa

Gostou das dicas de como se organizar para estudar em casa?

Agora que você já sabe tudo sobre como se organizar para estudar em casa, tem todas as chances de tirar uma boa nota no Enem e optar por um curso de qualidade que a Estácio oferece. Dessa forma faça agora mesmo a sua inscrição na Estácio e conheça todas as maneiras de ingresso, inclusive como ganhar bolsas de estudo!

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas.

Última postagem

Tag