Como imprimir a carteirinha de estudante

Acesse: Suap >> ENSINO >> Procedimentos de Apoio >> Emitir Carteirinha Estudantil

 

Faça Download do Arquivo

Baixe e Instale o Foxit Reader

Fazer download em //www.foxitsoftware.com/pt-br/pdf-reader/ e instalar

Configurar Impressão

    • Orientação: “Retrato
    • Acionar botão: “Várias Páginas Por Folha
    • Página por Folha: Personalizado; primeiro campo “2”; segundo campo “5
    • Margens: “0,4
    • Acionar o botão: “Ok

A Carteira de Estudante Digital do MEC, o ID Estudantil, é um documento que todo estudante, desde o básico à graduação, tem direito. Serve para pagar meia-entrada em cinemas, teatros e outros eventos culturais. O documento emitido pelo governo é gratuito e pode ser acessado pelo app para iPhone e Android, sendo bem fácil cria-lo.

O que é?

A Carteira de Estudante Digital do MEC, chamada de ID Estudantil, é a atual carteira nacional que todo estudante brasileiro, desde a rede básica de ensino a níveis tecnólogo e superior pode emitir facilmente, seja via aplicativo ou cartão físico.

O documento dá os mesmos direitos que as carteiras de estudante emitidas pela UNE e outras agremiações estudantis, como a meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

A diferença do ID Estudantil para os demais é a gratuidade: o estudante pode emitir o documento pelo app ou em uma agência da Caixa Econômica Federal sem pagar nada.

Como fazer Carteira de Estudante Digital do MEC

Antes de fazer a carteira de estudante digital do MEC, é preciso verificar se sua instituição de ensino está inscrita no programa:

  1. Acesse idestudantil.mec.gov.br;
  2. Role a página e clique em “Sua instituição de ensino está inscrita?”;
  3. Consulte respectivamente Estado, Cidade e Nome da instituição;
  4. Se sua instituição de ensino estiver na lista, é possível emitir a ID Estudantil.

Se o nome de sua instituição de ensino não estiver na lista ou o sistema do MEC não a localizar, não será possível emitir o ID Estudantil.

Neste caso, será preciso aguardar até que sua escola ou universidade se inscreva no programa.

A seguir, é preciso criar uma conta gov.br:

  1. Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Crie sua conta”;
  2. Preencha os campos com seus dados pessoais;
  3. Escolha uma forma de ativação de conta (e-mail ou SMS);
  4. Acesse seu e-mail ou SMS para ativar sua conta.

Com tudo pronto, você pode tirar a Carteira de Estudante Digital de duas formas:

1. Pelo app (iPhone/Android)

  1. Baixe e instale o app ID Estudantil para seu iPhone (apps.apple.com) ou Android (play.google.com);
  2. Abra o app e faça login com sua conta gov.br;
  3. Toque em “Adicionar”, “Minha ID Estudantil”;
  4. Leia os Termos e Condições e confirme-os;
  5. Toque em “Tirar fotografia” para o app tirar uma foto.
    O app pedirá para virar a cabeça para os lados e por fim, para sorrir;
  6. Se você tiver CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o app irá comparar sua foto com a do documento;
  7. Caso não tenha, o app pedirá fotos de frente e verso do seu RG, para comparar as fotos.

E pronto.

Caso você não tenha CNH, é extremamente importante ter um RG com foto recente.

2. Carteira física

  1. Compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal,
    com seus documentos e dados de sua instituição de ensino;
  2. Após o procedimento, será preciso retirar o documento na agência.

E pronto.

A Carteirinha de Estudante online grátis para imprimir é disponibilizada por nós depois que seus documentos são aprovados. Funciona da seguinte forma, você faz a solicitação normalmente – lembre-se de se cadastrar em nosso site com um e-mail que você use com frequência – e efetua o pagamento. Depois fique atenta ao seu e-mail pois te avisaremos quando o pagamento for aprovado para você prosseguir com a solicitação.

Mas sabe o que é mais fácil? Se você pagar com cartão de crédito você nem precisa esperar. A compensação bancária é feita na hora e você já pode fazer nos enviar os documentos necessários. Já com o pagamento por boleto a compensação bancária pode demorar até 5 dias úteis.

Solicite agora seu Documento do Estudante 2022!

Os documentos que você deve carregar no site são:

  • foto 3×4, que pode ser uma selfie sua. Desde que você apareça sozinha, sem acessórios dificultando o seu reconhecimento (por exemplo óculos de sol).
  • Você também deve nos enviar uma foto de um dos seus documentos pessoais: CPF, RG, CNH, Carteira de Trabalho ou RNE caso você tenha nascido em outro país e possua o RNE.
  • Comprovante de matrícula da sua instituição de ensino.

Depois que você enviar seus documentos nós precisamos de um tempinho para conferir a autenticidade e nitidez de cada um deles. Para tanto, nosso prazo de conferência é de 48h em dias úteis. Documentação todinha aprovada? Então comece a comemorar com meia-entrada desde já!

Nos já te disponibilizamos a sua carteirinha de estudante online na sua área restrita. Você pode tirar um print e guardar na galeria do celular ou pode imprimi-la. Ela tem validade de 30 dias corridos e serve para você ir pagando meia enquanto o Documento do Estudante não chega na sua residência. Ah e depois que ela chega, a carteira de estudante online perde sua validade automaticamente – afinal, a sua definitiva já chegou!

Meia-Entrada garantida para você!

A meia-entrada é um direito garantido por lei a todos os estudantes brasileiros. O beneficiados tem o direito de pagar 50% do lavor da entrada inteira. Segundo a Lei a n° 12.933 da Meia-Entrada, todas as promotoras de eventos devem reservar 40% do total de ingressos para a meia-entrada, inclusive a estudantil.

A Carteirinha Nacional (documento legalmente conhecido como “Carteira de Identificação Estudantil (CIE))” surgiu em 2013 com a Lei Federal nº 12.933. Da mesma forma, neste mesmo ano foi criado o “Estatuto da Juventude” (Lei Federal nº 12.852/2013) o qual discorre sobre os direitos dos jovens e as políticas públicas voltadas para eles. Inclusive sobre o seu direito ao documento do estudante!

Art. 1o  É assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral.

A Lei da Meia-Entrada trata especificamente da meia-entrada estudantil e prevê um modelo unificado, nacionalmente, e regulamentada pelas entidades estudantis como a UNE ( União Nacional dos Estudantes). Como também pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Solicite agora mesmo a sua  carteirinha de estudante!

Última postagem

Tag