Como fazer um grafico comparando duas tabelas com botões

Hoje, iremos aprender como criar um gráfico com dois eixos no Excel para comparar valores. A necessidade de criar um gráfico com dois eixos Y vem da existência de duas colunas com dados diferentes, mas que devem ser exibidos em um mesmo gráfico no excel.

Na tabela 1 temos um exemplo. Na coluna Venda temos o total vendido e na coluna Inadimplência temos o total de inadimplência que a venda gerou. Agora iremos apresentar os dados das Vendas e da Inadimplência no mesmo gráfico para comparar os valores. Vamos aos passos:

Passo 1:

Copie a tabela 1 em uma planilha do Excel. Estamos utilizando o Excel 2010, porém poderão também ser utilizadas as versões 2003 ou 2007.


Tabela 1

Passo 2:

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D.

Criação do gráfico

Passo 3:

O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.


Gráfico 1

Para criar o novo eixo Y, em primeiro lugar teremos que fazer com que a coluna inadimplência apareça. Para tanto copie o valor da célula C2 para uma célula vazia, em seguida altere o seu valor para 30.000 conforme a imagem. Não esqueça de mudar o tipo de percentual para valor para que possa aparecer o gráfico.


Gráfico 2

Passo 4:

Clique com o botão direito sobre a barra da inadimplência(vermelha) e clique na opção Formatar Série de Dados, em seguida selecione a opção Plotar Série no e altere para Eixo Secundário.


Eixo Secundário

Passo 5:Após fechar a tela de Formatar Série de Dados, clique na coluna vermelha, clique com o botão direito e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico, mude para um gráfico de sua preferência, no nosso caso foi selecionado um gráfico de linha com marcadores.

Alteração do gráfico

Passo 6:

Retorne o valor da célula C2 que havia sido reservado e você terá o gráfico com dois eixos Y.

Gráfico com dois eixos Y

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Saiba mais sobre relações entre tabelas e sobre inteligência de tempo usando dados gratuitos disponíveis no Microsoft Azure Marketplace. Alguns desses conjuntos de dados são muito grandes, sendo, portanto, necessária uma conexão rápida à Internet para que o download dos dados seja efetuado em um período de tempo razoável.

  1. Iniciar o Power Pivot no suplemento Microsoft Excel e abrir a janela do Power Pivot.

  2. Clique em Obter Dados Externos > Do Serviço de Dados > Do Microsoft Azure Marketplace. A página inicial do Microsoft Azure Marketplace é exibida no Assistente de Importação de Tabela.

  3. Em Preço, clique em Grátis.

  4. Em Categoria, clique em Ciências & Estatística.

  5. Localize DateStream e clique em Assinar.

  6. Acesse a sua conta da Microsoft e clique em Entrar. Na janela deverá aparecer uma visualização dos dados.

  7. Role até a parte inferior e clique em Selecionar Consulta.

  8. Clique em Avançar .

  9. Selecione BasicCalendarUS e em seguida clique em Concluir para importar os dados. Usando-se uma conexão rápida à Internet, a importação deveria demorar aproximadamente um minuto. Uma vez concluída, você deverá ver um relatório de status de 73.414 linhas transferidas. Clique em Fechar .

  10. Clique em Obter Dados Externos > Do Serviço de Dados > Do Microsoft Azure Marketplace para importar um segundo conjunto de dados.

  11. Em Tipo, clique em Dados.

  12. Em Preço, clique em Grátis.

  13. Localize Atrasos de Voos de Companhias Aéreas dos EUA e clique em Selecionar.

  14. Role até a parte inferior e clique em Selecionar Consulta.

  15. Clique em Avançar .

  16. Clique em Concluir para importar os dados. Usando-se uma conexão rápida à Internet, a importação pode demorar aproximadamente 15 minutos. Uma vez concluída, você deverá ver um relatório de status de 2.427.284 linhas transferidas. Clique em Fechar. Agora você deverá ter duas tabelas no modelo de dados. Para relacioná-las, precisaremos ter colunas compatíveis em cada uma das tabelas.

  17. Observe que a DateKey em BasicCalendarUS está no formato 1/1/2012 12:00:00 AM. A tabela On_Time_Performance também tem uma coluna datetime, FlightDate, cujos valores são especificados no mesmo formato: 1/1/2012 12:00:00 AM. As duas colunas contêm dados correspondentes, do mesmo tipo, e pelo menos uma das colunas (DateKey) contém somente dados unívocos. Nas etapas que se seguem, você usará essas colunas para relacionar as tabelas.

  18. Na janela do Power Pivot, clique em Tabela Dinâmica para criar uma Tabela Dinâmica em uma planilha nova ou existente.

  19. Na Lista de Campos, expanda On_Time_Performance e clique em ArrDelayMinutes para adicioná-lo à área Valores. Na Tabela Dinâmica, você irá ver o valor total do tempo de atraso dos voos, medido em minutos.

  20. Expanda BasicCalendarUS e clique em MonthInCalendar para adicioná-lo à área Linhas.

  21. Observe que a Tabela Dinâmica contém agora uma lista de meses, mas a soma total de minutos é a mesma para cada mês. A presença de valores idênticos/repetitivos indica que é necessária uma relação.

  22. Na Lista de Campos, em “Podem ser necessárias relações entre tabelas”, clique em Criar.

  23. Em Tabela Relacionada, selecione On_Time_Performance e em Coluna Relacionada (Principal) selecione FlightDate.

  24. Em Tabela, selecione BasicCalendarUS e em Coluna (Estrangeira) selecione DateKey. Clique em OK para criar a relação.

  25. Observe que agora a soma de minutos de atraso varia para cada mês.

  26. Em BasicCalendarUS clique e arraste YearKey para a área Linhas, acima de MonthInCalendar.

Agora você pode subdividir os atrasos das chegadas por ano e por mês, ou por outros valores do calendário.

Dicas:  Por padrão, os meses são listados em ordem alfabética. Usando o suplemento Power Pivot, você pode alterar essa classificação de maneira que os meses sejam listados em ordem cronológica.

  1. Certifique-se de que a tabela BasicCalendarUS está aberta na janela Power Pivot.

  2. Na tabela Home, clique em Classificar por Coluna.

  3. Em Classificar, selecione MonthInCalendar

  4. Em Por, selecione MonthOfYear.

Agora a Tabela Dinâmica classifica cada combinação mês-ano (Outubro de 2011, Novembro de 2011) pelo número do mês dentro do ano (10, 11). Alterar a ordem da classificação é fácil, porque o feed DateStream fornece todas as colunas necessárias para que essa situação funcione. Se você utilizar uma tabela de inteligência de tempo diferente, a etapa a efetuar será diferente.

Última postagem

Tag