Como estudar medicina pbl

You're Reading a Free Preview
Page 4 is not shown in this preview.

04 de maio

Will Rodriguez

2 minutos de leitura

MEM Responde

Reading Time: 2 minutes

O PBL (sigla em inglês para Aprendizagem Baseada em Problemas) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em pequenos grupos. Se a Escola Médica que você escolheu adota essa metodologia, segue a leitura porque o MEM responde como estudar com o PBL.

Esse método foi criado em 1969 na Universidade McMaster, no Canadá e no mesmo ano foi implementado também na Universidade Maastricht, na Holanda. No Brasil, foi aplicado pela primeira vez nos anos 90, na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O método é baseado em problemas, isto é, pequenos textos que instigam uma discussão sobre determinado assunto médico. A partir deles, são os próprios alunos que conduzem a discussão, relembram conhecimentos prévios sobre o assunto, e por fim, concluem e definem os objetivos de estudo. Tudo isso é feito com a supervisão de um professor (tutor).

Esse envolvimento dos alunos com os problemas os prepara para situações que poderão ser enfrentadas na prática médica. Nesse sentido, os estudos de casos e a resolução deles são fundamentais para o desenvolvimento analítico com rapidez que o aluno irá precisar, como em uma situação que exija medidas de emergência dentro de um hospital.

Currículo PBL

O currículo PBL não é organizado por disciplinas, mas por módulos temáticos, que englobam temas derivados do conjunto de habilidades e conhecimentos previstos como necessários para a formação do profissional médico. As disciplinas, através de seus especialistas, participam desta fase elaborativa e da reelaboração contínua do currículo, assim como da proposição das questões de avaliação, da supervisão de estágios de treinamento e dos grupos tutoriais.

O método básico de aquisição de conhecimentos em um currículo PBL é o estudo individual dos alunos orientado por discussões de problemas realizadas no grupo tutorial. Há também estágios em laboratórios e serviços para o desenvolvimento de habilidades.

Fato é que o aluno tem menos tempo comprometido com atividades formais, o que possibilita que ele regule melhor seu tempo para os estudos. Por outro lado, se ele não estudar não conseguirá se desempenhar nas avaliações. Há também um senso de cooperação, pois a eventual falta de estudo compromete a qualidade do grupo tutorial.

Para estudar com o PBL você vai precisar de disciplina. É preciso ter um cronograma diário, para que você organize o conteúdo que deve ser estudado, mesmo quando não estiver na faculdade. Estabeleça metas, realistas e que sejam possíveis de serem alcançadas dentro do seu contexto.

Por exemplo, defina uma quantidade de conteúdos a serem estudados por dia de acordo com a demanda da unidade de problema que está sendo trabalhada. Dessa forma, você vai conseguir visualizar melhor tudo que já estudou e quais conteúdos ainda precisa estudar.

Anota essa dica de ouro: tudo que não é revisado, é esquecido. Você pode, por exemplo, reservar 30 minutinhos para fazer a simulação da mesa de conferência oral por dia. Eles farão muita diferença!

7 passos do método PBL

-leia o caso e esclareça termos difíceis -liste os problemas -discuta os problemas (brainstorming) -resuma -formule objetivos de aprendizado -busque informações

-retorne ao caso e integre as informações à resolução dele

E aí? Entendeu como estudar com o método PBL? Comente aqui o que você acha desse método, curta e compartilhe este post, medaholic!

Veja mais sobre o método PBL:

educação ENEM enem medicina escola médica Escolas Medicas estudante medicina estudar medicina foco no jaleco medicina método de estudo método pbl PBL vestibulando

07/06/2018 - Problem Based Learning (PBL) é uma metodologia ativa que estimula os alunos a vivenciarem a Medicina prática desde o início do curso. Veja como funciona!

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, que vem do inglês Problem Based Learning) é uma metodologia ativa de ensino que vem ganhando força em diversos cursos superiores no Brasil e no mundo, em especial na Medicina.

Esse método foi criado em 1969 na Universidade McMaster, no Canadá e no mesmo ano foi implementada também na Universidade Maastricht, na Holanda. No Brasil, foi aplicado pela primeira vez nos anos 90, na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A metodologia ativa faz com que o aluno viva a Medicina desde o início do curso com atividades práticas e busque seu próprio conhecimento. Mas afinal, como ele funciona?

"O métodolo PBL gera um pouquinho de medo mas é legal [...] Aprender a estudar, porque a gente estuda sozinho, é pegar livro mesmo, buscar artigos... é correr atrás!"

O PBL é focado na prática. Os alunos fazem muitos deveres de casa, pesquisam e se aprofundam em um caso clínico abordado na aula. A discussão desse tema acontece nas Tutorias, quando os estudantes são divididos em grupos de aproximadamente 10 pessoas e um tutor.

Os problemas costumam ser apresentados no início da semana e, no final, o grupo apresenta a solução desse caso. Além disso, a prática da Medicina no início do curso em Unidades Básicas de Saúde são mais intensas do que em faculdades com método tradicional.

Como a turma se divide em poucos alunos, a participação de cada um se torna muito importante para o grupo e a proximidade com o professor aumenta.

O tutor não ensina de maneira tradicional, apenas se torna um facilitador, guiando os estudantes para a resolução do problema abordado. As tutorias acontecem em salas reservadas apenas para essas discussões, o que implica em mudanças estruturais das faculdades.

 

O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO

  1. O problema é apresentado.

  2. O caso é analisado e os alunos já começam a criar hipóteses de trabalho.

  3. Os problemas são resumidos e os estudantes caçam mais informação.

  4. Na quarta etapa, começa a pesquisa individual de cada aluno para se aprofundar no tema.

  5. Por último, ele é discutido e apresentado ao tutor.

As faculdades de medicina com a metodologia ativa de ensino tem semanas de aula diferentes das tradicionais. Elas são divididas em:

Onde os grupos de alunos analisam um caso clínico no início da semana e apresentam o diagnóstico no final - duas a três vezes por semana;

Conferência

Uma espécie de aula tradicional sobre o tema abordado na tutoria, para os alunos se aprofundarem - uma vez por semana;

Laboratório

As aulas de ciências básicas são feitas nesse local. Os professores de todas as matérias participam juntos, o que garante a integração das disciplinas - uma a duas vezes por semana; e

Consultoria

Acontece uma vez por semana. Os professores dão um assunto prévio e os alunos tiram as dúvidas com eles - uma a duas vezes por semana.

O PBL não é um sistema de ensino perfeito, tem suas vantagens e desvantagens. Listamos algumas para você.


De repente, o PBL pode não ser o método mais adequado para o seu estilo de aprendizagem. Cada um deve saber o que funciona melhor para si. Contudo, nada impede você de experimentar empiricamente novas técnicas e metodologias. Por isso, deixamos aqui uma lista de matérias que podem servir de sugestões para estudar -mas só se você achar que vale a pena. :)

Por mais que sejam dois métodos de ensino diferentes, há coisas em comum entre o PBL e o tradicional. Veja:

  • Nos dois métodos, o curso de medicina dura 6 anos.

  • Em algumas faculdades de ambos os métodos, os alunos visitam UBSs desde o início do curso.

  • A prática laboratorial também é comum no início do curso PBL e tradicional.

  • Tanto no PBL quanto no tradicional, os alunos fazem provas para serem aprovados.

LABORATÓRIOS PBL

Normalmente, as faculdades possuem Laboratórios de Simulação para a prática médica dos alunos, que acontece desde o início do curso. As estruturas costumam ter bonecos realísticos, simulações de atendimentos, ferramentas médicas, entre outras coisas. Cada faculdade tem seu diferencial. Veja fotos de alguns Laboratórios de Simulação espalhados pelo Brasil.

FACULDADES NO BRASIL COM METODOLOGIA PBL 

A maioria das universidades que já usam o PBL são particulares. As públicas estão começando a seguir o mesmo caminho. Veja algumas faculdades de Medicina que já usam essa metodologia:

Caso não conheça essas universidades, você pode conferir nossa websérie onde apresentamos várias instituições pelo Brasil que ensinam Medicina. Públicas e particulares. De ensino tradicional e PBL. Por vestibular próprio ou ENEM.

Tudo que você precisa saber sobre cada uma delas a gente te explica na Websérie Soul Medicina!

| O método PBL está crescendo e ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, algumas faculdades se encontram em processo de transição da metodologia ou a utilizam em algumas matérias.

Por fim, o PBL tem se mostrado um método inovador que começa a se expandir por faculdades de Medicina do Brasil. No mundo, a Universidade de Harvard usa o PBL, mas está criando um “atualização” do método, conhecido como Método Harvard. Também é importante lembrar que cada faculdade pode trabalhar de forma diferente o PBL, por isso é bom se informar em cada instituição.

E aí? Entendeu quais são as características da metodologia do PBL?

Comente aqui o que você acha desse método, curta e compartilhe a matéria!

28 0 0 77448

Última postagem

Tag