Como Deus confirma a pessoa certa

O casamento é uma instituição divina que Deus estabeleceu desde o momento da criação do homem e da mulher. Depois de criar Eva, o Senhor Deus a levou para Adão, que ficou muito satisfeito e exclamou: “Agora sim, tenho alguém que é osso dos meus ossos e carne da minha carne, ela vai se chamar mulher” (Gen 2,23). E Deus disse ao casal: “O homem deixa a casa do seu pai, se une à sua mulher, e sereis uma só carne” (Gen 2,24).

Assim, Deus estabeleceu a humanidade sobre as bases do casamento, que Jesus elevou à dignidade de sacramento, uma graça especial para o casal viver a vida conjugal e familiar como Deus deseja.

Nesse sentido, Deus deseja que os casais que se unem em matrimônio vivam em harmonia conjugal, de modo que a família e os filhos sejam felizes. E isso depende do namoro, de uma escolha correta com quem se casar; isto é, alguém que tenha os mesmos valores humanos e espirituais.

Como Deus confirma a pessoa certa

Foto ilustrativa: Jason_Lee_Hughes, iStock.by Getty Images

Encontrar a pessoa certa para casar-se não é uma missão impossível

É claro que precisamos pedir a Deus a graça de encontrar aquela pessoa com quem devemos nos casar, e Ele atende nossa oração. Conheço pessoas que fizeram novenas para encontrar uma pessoa adequada para se casar e conseguiram, mas isso nem sempre acontece, pois nem sempre os planos de Deus são os nossos. O Senhor conhece cada um de nós e sabe que, muitas vezes, o casamento não é bom para uma pessoa. Às vezes, ele chama a pessoa a uma vocação sacerdotal ou religiosa, ou mesmo celibatária. Michel Quoist dizia que “solteiro ou casado, só o egoísta desperdiça a vida”.

Deus atende a quem reza e Lhe pede ajuda, mas Ele não tira a nossa liberdade; ao contrário, o Senhor nos dá inteligência e vontade para tomar as decisões certas em nossa vida com a ajuda da Sua graça. Sabemos que a graça, como disse Santo Agostinho, supõe a natureza; não a dispensa, mas a enriquece. Precisamos cooperar com a graça também para encontrar a namorada e a esposa que seja adequada. E tudo isso começa no namoro. Não existe destino, e Deus não determina uma pessoa para se unir com outra sem a decisão de ambos.

Já vai muito longe o tempo em que os pais arranjavam os casamentos para seus filhos. Para encontrar alguém adequado, é preciso procurá-lo. Normalmente, é no próprio ciclo das amizades e ambientes de convívio que os namoros começam. Sabemos que o ambiente molda a pessoa de certa forma; logo, é preciso procurar alguém naquele ambiente que vive os valores que se preza.

Onde procurar?

Se alguém é cristão, então procure entre famílias cristãs, ambientes cristãos, grupos de jovens, etc., a pessoa que procura, e peça a ajuda de Deus. O namoro começa com uma amizade, que pode ser um pré-namoro que vai evoluindo. Mas não se deve “mergulhar de cabeça” num namoro, só porque uma paixão o dominou. Não vá com muita sede ao pote, porque pode quebrá-lo.

É preciso sentir primeiro, por meio de uma pura amizade, quem é a pessoa que está a sua frente. Talvez, já nesse primeiro relacionamento amigo, pode-se saber que não é com essa pessoa que se deve namorar. É o primeiro filtro, que tem a grande vantagem de não ter ainda qualquer compromisso com o outro, a não ser de amizade.

Leia também:
:: Dicas de como driblar a dificuldade conseguir um namorado
:: O que é um pré-namoro?
:: O casamento não é uma “missão impossível”
:: Fortalecer a pastoral da preparação para o matrimônio

 Cultura da alma x cultura do corpo

O namoro é o encontro de duas pessoas com base naquilo que elas são, não naquilo que têm. Não se pode escolher um namorado somente por causa de sua beleza ou de seu dinheiro, pois amanhã pode ser que você não se satisfaça só com isso. Às vezes, uma pessoa simpática, bem humorada, feliz, supera muitas outras que oferecem mais beleza e perfeição física. Infelizmente, a nossa sociedade trocou a “cultura da alma” pela “cultura do corpo”. Prova disso é que, nunca como hoje, as cidades estão tão repletas de academias de ginástica, salões de beleza, cosméticos, cirurgias plásticas, etc. Investe-se ao máximo naquilo que é mais inferior na dimensão do ser humano, o corpo, embora este também seja importante.

É claro que todas as moças querem namorar um rapaz bonito, e também o contrário, mas não se pode esquecer o que disse Exupèry: “O mais importante é invisível aos olhos”, pois é o que não envelhece e não acaba. O que é visível desaparece um dia, inexoravelmente ficará velho com o passar do tempo. Aquilo que não se vê – o caráter da pessoa, a sua simpatia que se mostra sempre atrás de um sorriso fácil e gratuito, o seu coração bom, a sua tolerância com os erros dos outros, as suas boas atitudes etc. – não passa, o tempo não pode destruir, e é o que vale.

A busca pelo essencial

Se você comprar uma pedra preciosa só pelo seu brilho, talvez acabe adquirindo uma joia falsa. É preciso que você conheça a sua constituição e o seu peso. O povo diz muito bem que “nem tudo que reluz é ouro”. A felicidade não está na cor da pele, no tipo do cabelo nem na altura do corpo, mas na grandeza da alma. Quantos belos artistas terminaram de maneira trágica a vida! Nem a fama nem o dinheiro em abundância, nem os “amores” mil, foram suficientes para fazê-los felizes. Faltou cultivar o que é essencial, aquilo que é invisível aos olhos. Tenho visto muitas garotas frustradas porque não têm aquele corpinho de manequim ou aquele cabelo das moças que fazem propagandas dos xampus, mas isso não é o mais importante, porque acaba.

Os homens de todos os tempos sempre quiseram construir obras que vencessem os séculos. Ainda hoje podemos ver as pirâmides de 4000 anos do Egito; o Coliseu Romano, de 2000 anos, e tantas obras fantásticas. Mas a obra mais linda e duradoura é aquela que se constrói na alma, porque é imortal. Portanto, ao escolher o namorado, não se prenda apenas às aparências físicas; é preciso descer às profundezas da alma do outro e buscar seus valores.

É preciso dizer também que não se pode fazer da seu namorado uma peça de exibição que faça inveja aos colegas. Ele não pode ser exibido como um carro que você desfila entre os seus amigos para mostrar sua “grandeza”. Você estaria fazendo do outro uma “coisa”.

Enfim, Deus nos ajuda com Seu amor e Sua graça; dessa maneira, encontrarmos alguém que nos seja adequado. Mas é preciso fazer a nossa parte. O livro do Eclesiástico diz: “É uma boa dádiva uma mulher bondosa; uma dádiva daqueles que temem a Deus. Ela será dada a um homem por suas boas ações” (Eclo 26,3). Isso mostra que um bom cônjuge Deus dá também àqueles que O amam e fazem a Sua vontade.

Como Deus confirma a pessoa certa

Como Deus confirma a pessoa certa

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino

Relacionados

Como Deus confirma a pessoa certa
Como Deus confirma a pessoa certa

um amor que vale a pena esperar

O texto “Dia dos namorados: até quando esperar em Deus vale apena?” (do blog Desafiando Limites e Vencendo Barreiras) bombou, assim que foi publicado, mas levantou algumas polêmicas, como já era esperado (risos). Esse tema sempre gera polêmica! Portanto, quero esclarecer algumas dúvidas e questionamentos que recebi. Entre as várias questões, a pergunta que mais ouvi foi a seguinte:

Raíssa, como você vai saber se é a pessoa certa de Deus para a sua vida? #boa_pergunta

Meus queridos, a dúvida é muito pertinente! Nós precisamos ficar bem atentos, pois uma má escolha trará graves consequências por toda vida. O nosso coração é enganoso, e as emoções são os principais fatores que influenciam nossas escolhas. A Bíblia não se refere a como achar a pessoa “certa” para o casamento, nem dá instruções muito específicas sobre isso. Mas, em uma coisa a Palavra de Deus é enfática: que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos (2 Coríntios 6:14-15), e isso é verdade principalmente no casamento.

Mas, lembre-se: não é só porque fulano é frequentador de uma igreja que ele atende esse requisito fundamental. Para estar sobre o mesmo jugo é necessário que o TEMOR e a OBEDIÊNCIA a DEUS sejam o principal fator em comum entre vocês. Dessa forma, para sabermos se é a pessoa CERTA de Deus para nós, temos que  primeiramente avaliar se está de acordo com o fator principal, o qual acabamos de citar.

Como Deus confirma a pessoa certa
Como Deus confirma a pessoa certa

Aquira o livro digital do blog  Desafiando Limites! Clique na figura e contribua com nosso trabalho. Obrigado! :)

Ah, mas porque Deus não nos deixa mais claro então as características da pessoa que devemos escolher para casar? Isso é óbvio! Ele não precisa dizer mais nada à respeito, uma vez que deixa claro o principal: se ambos são Cristãos, se são realmente comprometidos com a Palavra de DEUS e obedecem a JESUS, o seu casamento já possui os ingredientes básicos para sucesso. Só em haver essa compatibilidade de fé que um será benção na vida do outro.

Observação: ao dizer que essa compatibilidade de fé deve ser a prioridade na análise, não estou querendo restringir essa questão ao fato de que ambos devem fazer parte da MESMA igreja ou denominação, embora isso também deva ser levado em consideração. Neste caso, o bom senso deve imperar em escolhas assim tão delicadas.

Passou dessa fase? Há compatibilidade de fé? Ótimo! Se há compatibilidade de fé, agora é hora de pular para a outra fase! Observe: só isso não é o suficiente! Pouco adianta a pessoaTER COMPATIBILIDADE DE FÉ! É necessário mais do que isso. Então, você já percebeu que é a pessoa de Deus, agora para saber se é a pessoa certa é muito, muito, muito simples (risos). Vou ser enfática, breve e o mais clara possível.

Me acompanhe, pois citarei os pontos mais importantes, ok?

Como Deus confirma a pessoa certa
Como Deus confirma a pessoa certa

STOP! Alguns pontos precisam ser bem observados para saber se é a pessoa certa!

Como diria alguém, vamos por partes (risos):

1º) Em primeiro lugar, a idade.

Você precisa ter idade para se relacionar com alguém. Um namoro precoce provavelmente não provém de Deus. Claro, que para toda regra há exceções. Mas, não justifica você começar a namorar com 14 ou 15 anos se não tem a menor pretensão ou condição de se casar nos próximos anos. Um relacionamento longo e na hora errada pode ser desgastante e desnecessário.

Ambos devem ter um bom nível de maturidade. Então, pode ser tempo de investir em coisas mais importantes do que simplesmente querer “arrumar um(a) namorado(a)”. Lembre-se que você tem um longo caminho pela frente. Se está entrando na faculdade ainda terá no mínimo 5 anos para se formar. Não me canso de repetir: A coisa certa no tempo errado, é a coisa errada!

2º) Companhia aprazível.

Você saberá se é a pessoa certa se você GOSTAR , se AGRADAR da pessoa e de estar ao seu lado, afinal vocês irão ficar muito tempo juntos depois, né (heheh)! Uma pessoa que não desperta o nosso interesse, não vem de Deus! Deus nunca vai mandar alguém que não te agrada fisicamente. Não estou dizendo que a pessoa tem que ser bela, mas você irá achá-la muito bela! A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável também na área amorosa!

Está gostando do artigo? Que tal assinar nossa newsletter (lista de artigos) e receber nossos artigos em seu email? É super fácil:

3º) Compatibilidade pessoal.

A pessoa certa é aquela (ou aquele) que tem: as QUALIDADES QUE VOCÊ DESEJA e os DEFEITOS QUE VOCÊ SUPORTA! Entendeu? (Essa frase é de Sarah Sheeva, devidamente kibada… risos)

4º) Correspondência emocional.

Você saberá se é a pessoa certa se você for CORRESPONDIDO! Sim, não há possibilidades de ser a pessoa que Deus tem para você se o interesse não é comum a ambos, a menos que demore um tempo até o rapaz conquistar a moça (rapazes: fica a dica hein!). Mas, é impossível ser a pessoa certa se o amor não for correspondido! E você já deve ter passado dessa fase de amor platônico, não correspondido, não é verdade?

5º) Existe paz em seu coração.

A PAZ de Deus deve ser sempre o nosso guia. Deus não é Deus de confusão, mas de paz em todas as igrejas dos santos (1 Co 14.33). A benção de Deus não vem pela “metade”, o milagre não vem pela “metade”. A benção de Deus é completa e não acrescenta consigo dores, ansiedade, medo, insegurança, incerteza… sendo assim, tudo aquilo que rouba a sua paz não provém de Deus! Entendeu ou quer que eu desenhe?

6º) Iniciativa masculina.

A iniciativa de querer relacionar-se com a moça deve partir do homem. Hoje em dia é “comum” uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico (homem cabeça, mulher submissa). O mundo está invertendo os valores!  Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça em namoro. Inverter os papéis no namoro trará confusão no futuro e a possibilidade de muita dor-de-cabeça desnecessária.

 7ª) Teste da amizade.

Antes de iniciar o namoro, inicia-se uma amizade: Pensa comigo, se o cara não serve para ser seu amigo, como vai ser seu namorado? Se não serve pra ser amigo, não serve para ser namorado e consequentemente… não serve pra ser marido! Então, para que ficar perdendo tempo com ele? Simples assim.

8º) O respeito.

Tenho visto mulheres que se submetem a cada mau tratamento dos rapazes que fico impressionada e assustada! Meninas, acordem!!! Se o cara não te respeita no namoro, você não precisa esperar para saber como ele será no casamento! Depois, não vá reclamar hein?

9º) Há aprovação dos pais.

Se os pais forem contra, é sinal vermelho! Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Os pais são autoridades espirituais em nossa vida, cuja responsabilidade lhes foi conferida por Deus. Além disso, eles enxergam lá na frente, veem coisas que não vemos e já passaram por coisas que não querem que passemos. Então, é melhor obedecer!

Pessoal, é isso. Espero sinceramente ter esclarecido algumas coisas, lembrando que esse é o meu posicionamento (Raíssa) a respeito do assunto. E acredito que o grande perigo é se deixar enganar pelas emoções do coração. Quanto ao mais, se mantivermos nossa vida no Altar de Deus e obedecermos a Sua Palavra, certamente, no momento certo, saberemos que é a pessoa certa de Deus para nós!

Reflita:  Não procure a pessoa certa, seja você a pessoa certa!  #fica_a_dica!

Beijos no coração! :)

Curtiu? Avalie. Gostou? Compartilhe. Amou? Comentaaaaaaaaa! (risos)