Como comparar as notas nos estados unidos

O estudante brasileiro que deseja estudar em uma universidade nos Estados Unidos se depara com o termo GPA (Grade Point Average) logo no início de suas pesquisas. Apesar de pouco conhecido pelos brasileiros, os jovens americanos convivem com este termo desde a infância, pois ele é de extrema importância no sistema de ensino local e determinante para o futuro curricular.

O que é o GPA e para que ele serve?

O GPA é o histórico acadêmico do aluno, que consiste em uma média geral de todas as matérias do High School nos Estados Unidos, calculada dentro de uma escala que varia de 0 a 4.

Como o ensino médio americano tem 4 anos, no caso de alunos brasileiros que estejam aplicando para uma universidade nos Estados Unidos, o GPA será calculado com base nas notas dos 3 anos do Ensino Médio e o do último ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, o GPA serve para medir o desempenho dos alunos em uma escala única.

Como Calcular o GPA?

Nos Estados Unidos, o sistema de notas é feito por meio de letras, sendo “A” a nota máxima e um “F” a mínima, que implica na reprovação do aluno. Cada letra representa um valor diferente para o cálculo do GPA, como mostra o quadro abaixo:

No total, este aluno teve uma pontuação de 48 (12 + 6 + 9 + 9 + 12). Para calcular o GPA, basta dividir 48 por 15 (número total de créditos), para um GPA final de 3.2.

MATÉRIA NOTA NÚMERO DE CRÉDITOS PONTUAÇÃO
Biologia A 3 (4×3) = 12
Pré-Cálculo C 3 (2×3) = 6
Redação B 3 (3×3) = 9
Literatura B 3 (3×3) = 9
História A 3 (4×3) = 12

A partir dessas notas, é realizada uma somatória da pontuação total de acordo com o número de créditos de cada matéria. Em seguida, essa pontuação é dividida pelo número total de créditos.

Por exemplo, vamos examinar o GPA do aluno que teve o seguinte desempenho:

No total, este aluno teve uma pontuação de 48 (12 + 6 + 9 + 9 + 12). Para calcular o GPA, basta dividir 48 por 15 (número total de créditos), para um GPA final de 3.2.

Como é feito o cálculo do GPA para estudantes brasileiros?

Como o Brasil usa um sistema de notas que varia de 0 a 10, é necessário convertê-lo para o sistema americano. Para isso, basta usar a seguinte tabela como referência:

NOTA NOS ESTADOS UNIDOS NOTA NO BRASIL
A 9 – 10
B 7 – 8,9
C 5 – 6,9
D 3 – 4,9
F 0 – 2,9

O que é exigido para entrar em uma universidade americana?

A partir dessa escala, as notas são convertidas e o GPA do aluno brasileiro é calculado da mesma forma, usando a pontuação referente a cada letra e considerando o número de carga horária.A reputação e o grau de dificuldade da escola não são levados em consideração no cálculo. 

Cada universidade faz as suas exigências em relação aos candidatos. E, quanto melhor a instituição, mais rigoroso é o processo seletivo e maior será o GPA requerido.

Mas, além dele, há outros itens importantes que ajudam na admissão das principais universidades, como o desempenho do aluno no SAT ou no ACT – os testes de aptidão mais aceitos no país –, as cartas de recomendação dos professores e, para estrangeiros, um bom resultado no exame de proficiência de inglês como TOEFL ou IELTS.

Agora que você já sabe como calcular, faça suas contas e veja qual é o seu GPA. Aproveite também para saber tudo sobre o intercâmbio nos Estados Unidos.

As escolas americanas têm papel recorrente nos filmes e nas séries que consumimos, e dentre tantos aspectos apresentados ali que se distinguem do ensino brasileiro, um deles são as notas. 

Ao receberem os resultados dos testes, vemos muitos alunos com avaliações referentes às letras do alfabeto. Os que se saíram muito bem costumam tirar “A” e “B”, os razoáveis chegam ao “C”, os que precisam melhorar mais recebem um “D” e há também o temido “F”, quando a situação não está nada boa.

Mas afinal, o que todas essas letras significam? Como funciona o sistema de notas nas escolas americanas? Vamos lhe explicar.

Mais conhecidos como grading system, o sistema de notas nas escolas americanas é representado pelas letras do alfabeto, as quais representam um valor específico. Confira a seguir os valores numéricos equivalentes às letras.

Nota AlfabéticaPorcentagem de acertosGPA (Grade Point Average)Equivalente nas notas brasileiras
A90%-100%4.09,0 – 10,0
B80%-89%3.08,0 – 8,9
C70%-79%2.07,0 – 7,9
D60%-69%1.06,0 – 6,9
F< 60%0.0< 6,0

Existem ainda os símbolos de “+” e “-“ que podem acompanhar as letras, no caso, são usados para ter um ranqueamento mais preciso das notas ou no cálculo do GPA. Dessa forma, eles podem ser comparados a porção decimal equivalente no Brasil. 

Na prática funciona assim: um “A+” pode representar uma nota entre 9,7 e 10, enquanto apenas um “A” seria algo entre 9,6 e 9,3. 

Como as notas são distribuídas

As avaliações nas escolas americanas funcionam similar as do ensino superior no Brasil, ou seja, ela não depende apenas das provas, mas é dividida com outras atividades. 

A cada exercício passado, independente da complexidade ou tamanho, o aluno recebe uma pontuação por ele. Ao final do trimestre ou semestre, as atividades recebem um peso e, dessa forma, se calculam a média. 

Lembrando que esse sistema é o mais utilizado no elementary school e high school, equivalente ao ensino fundamental e médio brasileiro.

No que consiste o GPA

O Grade Point Average, mais conhecido como GPA, nada mais é que o histórico acadêmico do aluno. Ele consiste na média geral de todas as disciplinas do high school (equivalente ao ensino médio brasileiro), com um cálculo que varia de 0 a 4.

O GPA tem como objetivo medir o desempenho dos alunos em escala única, por isso ele é tão importante para os estudantes americanos. Já os brasileiros que tentam vaga em universidades dos Estados Unidos, têm seu GPA calculado em cima dos três anos de ensino médio nacional, visto que lá o período dura quatro anos.

No GPA as letras possuem valor numérico específico, sendo “A” o máximo e “F” o mínimo. Confira o quadro.

Embora pareça complicado, o sistema de avaliação americano se torna fácil de aprender quando se convive com ele. 

As notas das escolas que vão de A-F é considerada um ponto positivo para alguns e indiferente ou negativo para outros. Pelo menos 18 dos 50 estados adotaram uma versão do sistema que conta com notas e taxas de graduação, para avaliar as escolas desde o primário a te o último ano (K-12). Sendo a Florida o primeiro a adotar e mostra um grande melhoramento de suas escolas.

A Fundação de Excelência em Educação (ExcelinEd) apoia lideres de estão em transformarem educação para criar oportunidades e sucesso para todas as crianças. Ela customiza soluções para necessidades únicas de educação de cada estado. Focando na oportunidade educacional, inovação e qualidade. De acordo com eles avaliarem as escolas A-F é bom, pois desafia as escolas em alcançarem mais que excelência, como resultado, os alunos estão tendo uma performasse em um nível maior e a porcentagem de graduação também, e os alunos estão mais preparados para ir para universidade e seguir uma carreira. Por trás da simplicidade existem um sistema pensado de responsabilidade que impulsiona o melhoramento das escolas e aumenta a performance dos alunos, provendo informações objetivas aos pais, educadores e o público sobre a efetividade das escolas. O sistema de avaliação das escolas A-F provem para pais, escolas, comunidades e lideres de estado a informação que se precisa para ter certeza que cada estudante receba a educação de qualidade que eles merecem.

A fórmula usada para calcular a nota das escola é basicamente:

Alguns sites ranqueiam as escolas com cri térias especificas, como, por exemplo, o Great Schools, uma organização independente que tem como missão ajudar os pais e a comunidade na educação dos estudantes para que eles recebam uma educação de qualidade. Ele usa como base Test Score Rating, Student ou Academic Progress Rating, College Readiness Rating, and Equity Rating, Os dados de cada escola variam de acordo com as informações disponíveis ou que se adéquem ao nível de estudo.

Confira também:

Informações gerais das escolas

As notas das escolas na Flórida

Última postagem

Tag