Como algumas espécies da fauna (animais) e da flora (plantas) se adaptam a esse clima? *

Também chamada de floresta pluvial tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 270C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical. É uma floresta que ocorre ao norte e ao sul da linha do Equador, e que ocupa grande parte da América Central, norte da América do Sul (Bacia Amazônica), algumas regiões da África e Austrália, e algumas ilhas do Pacífico.

É um tipo de floresta que ocupa somente 7% da superfície da Terra, mas que abriga mais espécies de plantas e animais que todos os outros biomas juntos, por isso é o bioma com maior diversidade de seres vivos da Terra.

A floresta tropical possui uma vegetação exuberante, em razão da grande quantidade de energia solar e água que recebe, tanto que a vegetação cresce durante todo o ano, com árvores atingindo até 60 metros de altura. As folhas das árvores são largas, o que facilita a absorção de luz solar sem que se desidratem, pois a água que a planta perde durante sua transpiração é compensada pela absorção de água pelas raízes. Sendo assim, essas plantas são chamadas de latifoliadas (latus=largo, amplo; folia= folha). Por manterem suas folhas durante todo o ano, essas árvores são chamadas de perenifólias (perennis= perpétuo, duradouro). As raízes das árvores são pouco profundas, sendo facilmente derrubadas nos desmatamentos. É frequente encontrarmos raízes tabulares que promovem uma maior fixação da planta.

A raiz tabular proporciona uma maior fixação à árvore

Nas florestas tropicais, as copas das árvores mais altas impedem que grande parte da luz do sol chegue ao interior da floresta, sendo que apenas 1% dessa energia atinge o solo. Isso diminui ou impede o desenvolvimento de várias espécies de plantas, enquanto outras (como bromélias, epífitas e samambaias) se desenvolvem sobre troncos das árvores como uma forma de ficarem mais próximas da luz. Na copa dessas árvores, podemos observar um dos mais populosos e diversificados ecossistemas da Terra, pois nela podemos encontrar milhares de espécies de animais em uma única árvore.

O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes minerais, mas a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida. Os fungos e bactérias presentes no solo levam cerca de dois meses para decompor uma folha, enquanto que em uma floresta temperada, essa folha demoraria de um a sete anos para ser decomposta. O resultado dessa decomposição são nutrientes minerais que são absorvidos pelos vegetais imediatamente e utilizados na fotossíntese e no seu metabolismo. Dessa forma, os nutrientes estão nos vegetais, e não concentrados no solo.

Por conter uma vegetação muito rica, a fauna da floresta tropical também é rica e variada. São muitos animais vertebrados, como mamíferos, répteis, anfíbios, aves; e invertebrados, como os insetos. Por viverem em um clima quente e com abundância de água, o organismo dos animais que ali vivem está sempre em atividade – assim, eles se reproduzem mais.

Nas florestas tropicais há uma grande variedade de flora e fauna

Infelizmente, as florestas tropicais vêm sendo muito destruídas. Quando isso acontece, perde-se a proteção natural contra a erosão causada pelo vento, água e outros fatores. Com a derrubada das árvores, a água da chuva leva todos os nutrientes minerais para o fundo do solo, processo que chamamos de lixiviação, tornando esses nutrientes inacessíveis para a planta, o que reduz sua fertilidade. Além disso, a terra que sai da erosão é levada para o fundo dos rios, provocando assoreamento e facilitando o seu transbordamento, o que provoca as inundações.

Com a destruição das florestas tropicais, além de perdermos a proteção do solo, perderemos também milhares de espécies vegetais e animais que ali vivem, algumas até endêmicas de determinada região.

A fauna é o grupo de animais de determinada região. Já a flora é a representação das espécies vegetais.

Quando se fala em fauna e flora brasileira, estão sendo referidos a totalidade de animais e plantas que tem seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.

No Brasil, existem seis grandes biomas: cerrado, caatinga, mata atlântica, pampas, pantanal e a amazônia. Ou seja, cada comunidade apresenta características específicas e sua própria biodiversidade. Os animais (fauna) e as plantas (flora) variam de acordo com o meio em que se encontram.

A fauna representa a comunidade de espécies animais que habitam um ambiente específico ou alargado. Desse modo, o termo pode ser empregado em relação a um bioma específico, por exemplo, fauna do cerrado ou, em geral, como fauna brasileira ou mundial.

Também pode possuir um sentido ainda mais amplo, relativo a um período: por exemplo, "fauna do período jurássico".

Em outras palavras, a representação do coletivo de animais de determinado local ou período é chamada fauna.

A fauna brasileira, por exemplo, é a de maior diversidade do mundo. Em geral, é composta de animais de pequeno porte, muitos ainda não catalogados pelos biólogos.

O tamanduá-bandeira é um dos animais típicos da fauna do cerrado

Há uma vasta coleção de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados (insetos, moluscos, anelídeos, etc.) que compõem a fauna do Brasil.

Veja também: Fauna do Brasil.

O que é flora?

A flora, ao contrário da fauna, é o termo utilizado para referir a todas as espécies de vegetação em um ecossistema ou período.

O Brasil também possui a maior diversidade da flora de todo o planeta. Estão catalogadas mais de 46 mil espécies de plantas, quase três mil em risco de extinção.

A flora brasileira também possui suas variações de acordo com a região e o bioma em que se encontram. Os maiores exemplos de diversidade da flora no país encontram-se na Amazônia e na Mata Atlântica.

O Brasil recebeu esse nome em referência a um elemento de sua flora, o pau-brasil. A árvore de tronco avermelhado (cor de brasa), era muito comum no litoral do país e serviu de inspiração para o nome dado pelos portugueses.

O ipê-amarelo é um outro símbolo da flora brasileira, encontrado por todo o país

Veja também: Flora do Brasil.

Fauna e flora brasileiras

No Brasil, a fauna e a flora estão divididas entre os seis biomas predominantes no país. Algumas espécies de plantas e animais estão presentes em mais de um bioma, outras, por sua vez, são específicas de um ecossistema.

Veja as principais características da fauna e da flora nos biomas brasileiros:

  • Fauna do Cerrado - Mais de 300 mil espécies de animais, dos quais se destacam, além do tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a águia-cinzenta e a jaguatirica, ambos ameaçados de extinção.
  • Flora do Cerrado - Vegetação rasteira e árvores esparsas de médio e pequeno porte, com folhas grossas e raízes profundas. Cerca de 4 mil espécies de plantas existentes no cerrado são endêmicas, ou seja, só se desenvolvem nesse local.

As queimadas e o tráfico de animais são obstáculos para a preservação do bioma.

Veja também: Cerrado.

Fauna e flora da Caatinga

  • Fauna da Caatinga - diversas espécies de mamíferos, lagartos, peixes e aves (como a famosa asa-branca cantada por Luís Gonzaga).
  • Flora da Caatinga - Vegetação resistente ao solo do semiárido brasileiro. Algumas espécies possuem sua própria reserva de água para os períodos de seca. Diversas espécies de cactáceas, arbustos e vegetação rasteira.

Veja também:Caatinga.

Fauna e flora do Pantanal

  • Fauna do Pantanal - Répteis, aves, mamíferos e peixes. Isso faz do pantanal uma das faunas mais ricas do planeta.
  • Flora do Pantanal - Vegetação, em geral, vinda de outros biomas adaptadas às poucas áreas secas ou áreas alagáveis e uma grande diversidade de espécies de plantas aquáticas.

Veja também: Pantanal.

  • Fauna dos Pampas - Animais de planícies como algumas aves, veados, tatus, etc.
  • Flora dos Pampas - Poucas árvores esparsas e diversas espécies de gramíneas.

Os pampas correm risco de desaparecimento por conta do avanço da produção agropecuária, sobretudo, da criação de gado.

Veja também: Pampa.

Fauna e flora da Mata Atlântica

  • Fauna da Mata Atlântica - Diversas espécies de pequenos primatas, felinos
  • Flora da Mata Atlântica - Floresta tropical que abriga a maior diversidade de espécies por unidade de área.

A Mata Atlântica preserva uma série de animais e plantas em risco de extinção, que sofre com queimadas, tráfico de animais e processos de urbanização.

Veja também: Mata Atlântica.

Fauna e flora da Amazônia

A Amazônia é o maior bioma brasileiro, também é o que possui a maior biodiversidade.

  • Fauna da Amazônia - Maior coleção de animais do planeta, muitas ainda não catalogadas por pesquisadores.
  • Flora da Amazônia - Floresta tropical úmida, nela encontra-se um terço de todas as espécies de plantas existentes na América do Sul.

A flora amazônica é objeto de estudo de diversas organizações e possui um grande potencial pela presença de inúmeras espécies de plantas medicinais.

É a maior floresta tropical do mundo. Sua proteção e o combate às queimadas, ao desmatamento e à extração ilegal de madeira são focos de discussão entre governos e entidades de preservação.

Interessou? Veja também:

  • Floresta Amazônica
  • Biomas Brasileiros
  • Biodiversidade
  • Desmatamento
  • Queimadas

Última postagem

Tag