Com relação a composicao das moléculas o RNA e DNA diferem entre si quanto ao tipo de

Você está em Só Biologia > Química da Vida

É da associação dos diferentes nucleotídeos que se formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido ribonucléico (RNA) e o ácido desoxirribonucléico (DNA).

Eles foram assim chamados em função dos açúcar presente em suas moléculas: O RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose.

Com relação a composicao das moléculas o RNA e DNA diferem entre si quanto ao tipo de

Outra diferença importante entre as moléculas de DNA e a de RNA diz respeito às bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila. A importância e o funcionamento dos ácidos nucléicos.

Com relação a composicao das moléculas o RNA e DNA diferem entre si quanto ao tipo de

 

Com relação a composicao das moléculas o RNA e DNA diferem entre si quanto ao tipo de
 

Como referenciar: "DNA e RNA" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 06/06/2022 às 12:29. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica15.php

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 1181 palavras | 5 páginas

    Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico). Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA. Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos. A união das pentoses às bases nitrogenadas e aos fosfatos forma um trio molecular que recebe o nome de nucleotídeo. Ambos os tipos de ácidos nucleicos são compostos por uma sequência de nucleotídeos, que são ligados entre si por meio dos radicais fosfatos, formando longas cadeias polinucleotídicas. Os ácidos nucleicos apresentam uma estrutura espacial bastante complexa e peculiar. Já as moléculas de RNA, em geral, são compostas por uma única cadeia, que é enrolada sobre si mesma por meio do emparelhamento das bases complementares num mecanismo semelhante ao do DNA, no entanto, no RNA a adenina emparelha-se com a uracila. Em alguns casos, o RNA também pode ter dupla-fita, como é o caso do mosaico do tabaco. Além do núcleo celular, o DNA…

  • 2313 palavras | 10 páginas

    ebulição das moléculas orgânicas são baixas. A baixa solubilidade dos compostos orgânicos apolares é responsável por pontos de fusão e ebulição menores comparados aos dos compostos inorgânicos, ou seja, as interações intermoleculares são mais fracas. Outros fatores que influenciam a temperatura de ebulição e fusão de uma substância são o tamanho e a geometria da molécula. A geometria de uma molécula interfere em sua força intermolecular, quanto mais forte a ligação, mais elevado se…

  • 756 palavras | 4 páginas

    uma molécula de DNA. Cada gene determina a produção de molécula especifica de RNA, transcrevendo para ela seu código molecular . OS LIMITES DE UM GENE Cada cromossomo é constituída por uma única molécula de DNA, com milhões de pares de bases e milhares de informações geneticas-os genes. O início de um gene é marcado pela sequência especial de pares de bases nitrogenadas conhecida como região promotora do gene, e é nessa região onde se encaixa a polimerase RNA, molécula que inicia a…

  • 1600 palavras | 7 páginas

    Índice INTRODUÇÃO Pag 03 OS NUCLEOTÍDEOS Pag 03 ESTRUTURA DOS NUCLEOTÍDIOS Pag 03 AS BASES NITROGENADAS Pag 03 OS PENTOSES· Pag 04 O FOSFATO Pag 04 O DNA Pag 04 ESTRUTURA DO DNA Pag 05 A LIGAÇÃO FOSFODIÉSTER Pag 05 A DUPLA HÉLICE Pag 05 O RNA Pag 06 ESTRUTURA DO RNA Pag 06 RNA RIBOSSÔMICO Pag 07 RNA DE TRANSFERÊNCIA Pag 07 RNA MESNSAGEIRO Pag 07 ORG. DO MATERIAL GENÉTICO EUCARIÓTICO Pag 07 AS HISTONAS Pag 08 OS…

  • 725 palavras | 3 páginas

    Universidade Federal do Maranhão-Campus Grajaú Curso: Ciências Naturais-Química Disciplina: Biologia Geral Professor; Jefferson Rocha Aluna: Andressa Nunes Biologia Molecular da Célula Alberts, Johnson, Lewis, Raff, Roberts e Walter Grajaú-Ma 2014 QUÌMICA CELULAR Os ácidos graxos são componentes das membranas celulares e também fonte de energia. Os vários ácidos graxos diferentes encontrados nas células diferem entre si somente quanto ao comprimento das cadeias hidrocarbonadas e…

  • 372 palavras | 2 páginas

    e. distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença. Question5 Notas: 1 Com relação à composição química, as moléculas de DNA e RNA diferem entre si quanto ao tipo de: Escolher uma resposta. a. base nitrogenada, apenas. b. açúcar, apenas. c. base nitrogenada e de fosfato, sformar as florestas em zonas agrícolas. b. controlar as atividades vulcânicas. c. instalar hortas em grande parte das residências. d. impedir o…

  • 655 palavras | 3 páginas

    Paquíteno; Diplóteno; Diacinese; Metáfase; Anáfase I e Telófase I e Meiose II - Prófase II; Metáfase II; Anáfase II e Telófase II Tipos celulares envolvidos: Células haplóides; células diplóides;células germinativas K Características genéticas diferenciais em cada processo: Meiose: Duas divisões nucleares e duas divisões citoplasmáticas por ciclo. Uma célula-mãe produz quatro células-filhas. Os conteúdos genéticos das células-filhas diferem da célula-mãe e também diferem entre si. O…

  • 792 palavras | 4 páginas

    separadas entre si por um espaço denominado espaço perinuclear. A membrana mais externa comunica-se com o reticulo endoplasmático rugoso, apresentando inclusive ribossomos aderidos a ela. Possui poros para manter as trocas de substancias entre o núcleo e o citoplasma. NUCLÉOLO É um corpúsculo não delimitado que existe no interior do núcleo. É uma região de intensa síntese de um tipo de ácido, o ácido ribonucleico ribossômico. Corresponde a uma região de grande concentração de…

  • 1230 palavras | 5 páginas

    seres vivos (até mesmo em alguns vírus, pois outros possuem RNA); Encontra-se nas células: Molécula que controla toda a atividade celular; Os glóbulos vermelhos e algumas células do sistema imunitário não possuem ADN, pois não apresentam núcleo; As moléculas de DNA são invariáveis do ponto de vista químico, mas variam, de um tipo celular para outro, em número, tamanho e informação; O ADN é caracterizado por cromossomas; As células reprodutoras são haploides – possuem 23…

  • 2572 palavras | 11 páginas

    CROMATINA E CROMOSSOMO. A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). Na célula humana, contam-se 46 desses filamentos. Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se enrolam sobre si mesmos e se condensam, transformando-se nos cromossomos, ou seja,o cromossomo é a cromatina enrolada, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular. DNA. A molécula de…