Com quem se aprende as crenças populares

Com quem se aprende as crenças populares

Superstição: espécie de crendice popular sem base científica

Introdução - o que é

Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração.

Por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos, muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional e, portanto, falsos.

Os aspectos negativos da crença nas superstições

As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Não há nenhuma explicação científica que prevê que este dia atrai azar, porém muitos indivíduos acreditam nisso como se fosse uma verdade. Isto é uma superstição que acaba atrapalhando a vida de uma pessoa.

Exemplo das superstições mais populares no Brasil:

- Cruzar na rua com um gato preto dá azar;

- Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou;

- Passar por debaixo de uma escada dá azar;

- Achar um trevo de quatro folhas traz sorte;

- Se uma pessoa apontar uma estrela, nascerá uma verruga em seu dedo.

- Pé de coelho traz sorte;

- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;

- Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte;

- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;

- Comer manga com leite pode fazer mal para a saúde.

- Colocar uma vassoura de cabeça para baixo, atrás de uma porta, espanta uma visita.

- Jogar ovo no telhado para Santa Clara faz parar de chover.

- Deixar a bolsa no chão faz perder dinheiro.

- Vestir uma roupa do lado avesso dá azar.

- Se pular uma criança, que está sentada ou deitada no chão, a criança pulada não crescerá.

- Quem como o último pedaço de um bolo não casa.

- Pular sete ondas no primeiro dia do ano dá sorte o ano todo.

- Comer carne de animais que ciscam para trás (exemplo: galinha), no primeiro dia do ano, gera pobreza o ano todo.

- Abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar.

- Fazer um pedido, ao ver uma estrela cadente, faz com que este desejo seja realizado.

- Jogar moedas numa fonte de água pode realizar um desejo da pessoa que jogou.

- Colocar uma pequena estatueta de Buda de costas para a porta de entrada da casa pode gerar riqueza.

- Bater três vezes numa madeira pode evitar eventos ruins.

Com quem se aprende as crenças populares

Espelho quebrado dá 7 anos de azar? Uma das superstições mais populares no Brasil.


atualizado em 10/09/2020

Superstição - crenças na era da Ciência

Autor: Park, Robert L.

Editora: Unicamp

Com quem se aprende as crenças populares

Com quem se aprende as crenças populares

Creio que Airton Ferreira, um dos maiores lutadores para cultivar e cuidar das coisas e tradições do Rio Grande do Sul é o nosso maior exemplo. Com ele nasceu a semana farroupilha em Toledo e uniu como nunca as famílias raiz do tradicionalismo na cidade que foi fundada por gaúchos vindos de São Marcos e outras cidades. Claro que, essa religião e paixão estão incrustradas dentro de sua família e a uma das maiores provas e ver seu neto Thomas Ferreira de apenas um ano e oito meses, filho de Tiago e Geovana Ferreira ir ao CEMEI (Pingo de Gente) onde ele convive com muitas outras crianças no dia 20, dia em que se comemora do dia do Gaúcho pilchado para mostrar a seus “coleguinhas” que em sua casa todos são “gaúchos”.

Com quem se aprende as crenças populares
Thomas Ferreira um ano e oito meses – pilchado com manda a tradição
Com quem se aprende as crenças populares
Tiago e Airton Ferreira – família que exala tradição

Semana Farroupilha encerra nesse domingo com show do Xiru Missioneiro

A programação da 11ª Semana Farroupilha de Toledo já atraiu milhares de admiradores que estão aplaudindo as atividades que celebram a cultura e a tradição gaúcha. A programação segue até esse domingo (22), no Parque Diva Paim Barth com café campeiro as 05h da manhã proporcionado pela Gazeta de Toledo, depois as 09h30 o Grenal de Bombacha, Churrasqueira comunitária, Matinê, Show Tradicionalista e como encerramento com Xiru Missioneiro e a retirada da Chama Crioula.  Para o secretário de Cultura foi “Uma semana da mais festiva com o apoio da comunidade, dos CTGs, tradicionalistas, enfim, todos se mobilizaram para essa programação.

Com quem se aprende as crenças populares

Um brinde a um verdadeiro “amigo”

Na concepção da palavra estou falando de onde existe, onde há amizade mesmo.  Sem mentiras, sem meias palavras, digamos, a mais sincera e direta amizade. Muitas pessoas vamos conhecendo ao longo da vida, mas, poucos podem merecer esse título de “amigo” e isso é bem escasso nos dias de hoje. Eu me sinto privilegiado por ter você Marcelo Vanzela não só como amigo, sim como alguém que tem saída para tudo, incluindo tirar sarro das situações tipo aquela da “colher de ferro” que não passou no “controle-interno) kkkkk.  Parabéns e muita felicidade nesse domingo dia 22.

Com quem se aprende as crenças populares

Combate a formiga cortadeira.

Essa inciativa da Secretaria de Agricultura de Toledo em fazer um trabalho de conscientização e atividades prática para o controle das formigas cortadeiras na escola municipal Miguel Dewes de Dez de maio foi fundamental para que as crianças saibam como combater. Nem precisa dizer dos estragos que as saúvas fazem nas arvores. Redução e diminuição da resistência no crescimento de árvores e demais plantas. Os professores além dos ensinamentos na sala, levaram os alunos para as áreas abertas onde as formigas estavam atuando e fizeram na prática as barreiras de combate as formigas.

Com quem se aprende as crenças populares
Com quem se aprende as crenças populares

“Urubu-trans”

Meu “urubu-gm” estava possesso na manhã de sábado ao me abordar para grunear-me que, o tal “torrresss”, que voltou as atividades mais próximas do secretário que com sua “arrogância e prepotência” que lhe é peculiar foi interpelar um GM de o porquê ele estava sem “fardamento” e, que, devido ele ser superior deveria dar bons exemplos? Resposta na lata: Eu, não me considero superior a ninguém aqui, apenas tenho um favorecimento por trabalho justo e já que o senhor se acha “superior” e cumpridor das Leis, deveria saber que estou de folga….”silencio”…

“Urubu-trans” I

Mais, disse o “urubu-gm” ao seu “superior”, por que vocês não dão bons exemplos escalando em forma de rodizio todos da corporação para irem trabalhar nos jogos e demais atividades?  Por que só é escalado o tal de Santo? Qual o critério de só serem escalados os chegados do comando? Me responde? Por que não oportunizam os demais GMS da corporação?