Biotecnologia e o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos


ATUALIZAMOS NOSSA EXTENSÃO DIA 20/03/2018, CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

  • C, A, D e B.

  • B, D, A e C.

  • A, C, D e B.

  • C, D, B e A.

  • C, A, B e D.

Biotecnologia e o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos

Este site é gratuito e seu propósito de uso é estritamente educacional, todo o conteúdo aqui presente foi enviado por seus utilizadores. O objetivo deste site é fornecer um ambiente seguro para que os estudantes de cursos EAD possam compartilhar perguntas e respostas para auxiliar nos estudos. Todo material enviado é de responsabilidade de quem o enviou.

Biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico (plantas e animais) para fins industriais.

Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vêm revolucionando o antigo processo da biotecnologia.

A ciência e a tecnologia são duas atividades muito ligadas a nosso cotidiano. A ciência está associada ao desejo humano de saber, compreender, explicar ou prever fenômenos naturais. A tecnologia decorre de outro desejo: o de encontrar novas e melhores maneiras de satisfazer as necessidades humanas, usando para isso conhecimentos, ferramentas, recursos naturais e energia.

A biotecnologia é o conjunto de técnicas que permite implantar processos na indústria farmacêutica, no cultivo de mudas, no tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas entre outros mais diversos usos.

A biotecnologia possui o conhecimento nas áreas de microbiologia, bioquímica, genética, engenharia, química, informática. Tendo como agentes biológicos os microrganismos, células e moléculas (enzimas, anticorpos, ADN, etc.), resultando em bens, como alimentos, bebidas, produtos químicos, energia, produtos farmacêuticos, pesticidas, etc. Contribui com serviços, como a purificação da água, tratamentos de resíduos, controle de poluição, etc.

Já na Antigüidade o homem fazia pão e bebidas fermentadas; uma das fontes de alimentos dos Astecas eram as algas que eles cultivavam nos lagos. A partir do século XIX, com o progresso da técnica e da ciência, especialmente a Microbiologia, surgiram grandes avanços na tecnologia das fermentações.

No início do século XX desenvolveram-se as técnicas de cultura de tecidos e a partir de meados do século surgem novos horizontes com a Biologia Molecular e com a Informática que permite a automatização e o controle das plantas industriais.

A Biotecnologia já tem lançado vários produtos no mercado mundial. Em alguns casos, como os da insulina e do hormônio do crescimento, a inovação consiste em substituir os métodos de obtenção tradicionais. Em outros casos, como o dos anticorpos monoclonais, trata-se de produtos inteiramente novos.

Ambiente Brasil

AREA DIS AULA

Por que você errou essa questão? Ainda não estudei o conteúdo. Não lembrei do conteúdo. Falta de atenção. A questão é muito difícil. Tenho certeza que acertei, acho que o gabarito tá errado.

Salvo!

Resolução

A resolução para esta questão ainda não está disponível, mas você pode tirar suas dúvidas nos comentários.

Requisitar/Sugerir resolução

Resolução requisitada/sugerida com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)

Estatísticas

Alternativas mais respondidas

Reportar erro

Erro reportado com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)