Alimentos que podem ser consumidos por quem tem triglicérides alto

Os triglicerídeos elevados podem levar a outros problemas de saúde crônicos, como diabetes e hipertensão arterial, por isso é importante se certificar de que a sua alimentação esteja adequada. Vamos ver mais detalhes sobre como é a dieta para triglicerídeos?

O que evitar na dieta para triglicerídeos alto

Sobre gorduras

Diminuir alimentos ricos em gordura de origem animal, alimentos fritos e gordurosos, como: nata, bacon, carnes gordas, gordura aparente da carne, salames, linguiças, mortadelas, presuntos, charque, defumados, queijos amarelos como cheddar e colonial, banha, manteiga, creme de leite, margarinas, óleo de dendê, halvarinas (gordura vegetal semelhante à margarina), laticínios integrais (leite, queijo e iogurte).

Sobre carboidratos e açúcares

  • Limitar bastante o consumo de açúcar branco ou mascavo, bolos, mel, melado, geleias, doces em geral, sobremesas, doce de leite, biscoito, bolos e cucas, etc.
  • Observar nos rótulos dos alimentos a lista de ingredientes e procurar alimentos que não tenham adição de açúcar nem de xarope de glicose.
  • Cuidar com produtos que são adoçados ou acrescidos de maltodextrina (um tipo de açúcar). Evitar sucos de laranja, uva, maçã, abacaxi, melancia, mesmo naturais, bem como refrigerantes.
  • Evitar o excesso de carboidratos, como: arroz, macarrão, batata inglesa e doce, aipim, polenta, pão. Escolher apenas um carboidrato nas refeições e consumir com moderação.

O que preferir na dieta para baixar triglicerídeos

Sobre carboidratos e fibras

  • Usar 1 colher de sopa de semente de linhaça ao dia. Triture no liquidificador, e use como farofa na comida, no iogurte ou nas frutas. Pode triturar o suficiente para uma semana e guardar em vidro bem fechado na geladeira para evitar a oxidação do ômega 3;
  • Use 1 colher de sopa de aveia ao dia, na comida, na fruta ou nos laticínios desnatados;
  • Diminuir a quantidade de carboidratos e não misturá-los numa mesma refeição (escolher apenas um);
  • Consumir pães verdadeiramente integrais (preferencialmente caseiros, pois serão mais ricos em fibras) ou industrializados, 100% integral e sem adição de açúcar;
  • Olhar na lista de ingredientes do rótulo do pão: o primeiro ingrediente que deve estar citado é a farinha de trigo integral.

Sobre gorduras

  • Utilize óleos vegetais para cozinhar, como o óleo de arroz e de algodão;
  • Use pouco óleo, apenas para cozinhar e refogar;
  • Consuma o azeite de oliva extra-virgem na salada (sem aquecê-lo);
  • Inclua na alimentação oleaginosas, como castanha-do-pará ou nozes, sem sal (2 ao dia). Veja dicas de como fazer mix de nuts;
  • Comer abacate (1 unidade pequena até 2 vezes na semana, metade num dia, metade no dia seguinte), com limão e sem açúcar, ou como guacamole.

Sobre carnes

Sobre frutas e verduras

Procure consumir pelo menos 3 frutas diferentes ao dia e 5 tipos de vegetais diferentes ao dia, incluindo folhas verdes escuras.

Sobre estilo de vida

Essas orientações não substituem a consulta individualizada com nutricionista.

Olá,

Preferir · Carnes magras de aves (peito de frango) e boi (coxão-duro e patinho); · Carnes gordas de peixes do tipo salmão, anchova, atum, cavala, sardinha; · leite/iogurte/coalhada desnatados, requeijão light, ricota, cottage, queijo minas frescal; . 4 oleaginosas ( monoinsaturados + fito estrógenos) ou 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada/dia (fonte de ômega 3 + fito estrógenos); · Abacate, açaí (fonte de monoinsaturados);

· 1 colher de sopa de farelo de aveia/dia (reduz absorção colesterol);

· Cereais integrais (pão, arroz, biscoito, macarrão); · Leguminosas diariamente (feijão, lentilha, grão-de-bico, soja); · Azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, óleo de soja; · Margarina light (até 40% de lipídios) ou margarina líquida; · Ovos - até 1 unidade/dia (cozido, pochê ou mexido no leite desnatado); · Vegetais ricos em ácido fólico: espinafre, abóbora; B6: gérmen de trigo, abacate, batata assada com casca, banana, figo; B12: salmão, carnes magras (para evitar a produção de homocisteína); · Alimentos antioxidantes: laranja, kiwi, limão, alho, couve-flor, brócolis, cenoura; · Sugestão de preparações: Pão-de-ló: 4 colheres de sopa de adoçante em pó, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 gemas, 4 claras; Bolo sem margarina: 1 copo geléia suco laranja, 1/2 copo óleo canola, 3 copos açúcar, 3 copos farinha (branca + integral), 4 ovos inteiros, raspa de 1 limão (consumo esporádico). Evitar . Alimentos com gordura saturada e/ou colesterol: toucinho, lingüiça, bacon, carnes gordas, pele de aves, óleo/leite de coco, manteiga, azeite-de-dendê, creme de leite, mortadela, salame; · Alimentos com gorduras trans: margarina comum (80% lipídios), sorvetes cremosos, chocolates industrializados, biscoitos recheados, alimentos pré-cozidos congelados, bolos industrializados prontos e em pó; · Frituras, gratinados e preparações sauté; · Bebidas alcoólicas e refrigerantes; · Cereais refinados (pães, arroz e macarrão feitos com farinha de trigo refinada);

· Excesso de açúcar e doces em geral.

Respondendo à dúvida da internauta Selma Teixeira

Comer muita massa afeta as triglicérides? Quais as bebidas e alimentos que acentuam o problema de triglicérides elevado?

Não adianta fazer muito teoria aqui. Triglicérides e colesterol são gordura no sangue. A origem pode ser genética, hereditária, ou seja, você já nasce com ela.

Ou então, você adquire e acumula com seu modo de viver, no dia a dia, com o sedentarismo e o modo errado de comer. Obesidade aumenta essas coisas. E o tipo de alimento que você ingere no cotidiano precipita e piora essa situação.

Ai não tem o menor segredo. Qual é a alimentação básica para quem tem problemas de triglicérides e colesterol elevado,

É a alimentação para quem tem qualquer problema, os alimentos adequados são os encontrados nas feiras livres , carnes magras,produtos diet .

  • Excesso de farinha branca, massas e pães.
  • Produtos de gordura animal, manteiga, carne gorda,queijos fortes, linguiça.
  • Frituras.
  • Bebida alcoólica.
  • Açúcar.
  • Sedentarismo.

Veja também: Qual é a melhor alimentação para um hipertenso?

  • Verduras.
  • Legumes.
  • Frutas.
  • Grãos.
  • Azeite virgem de oliva – em porções moderadas .
  • Pratique exercícios sempre

  • Gorduras vegetais são ótimas para o colesterol.
  • O excesso dos produtos permitidos também prejudica.
  • Chocolate faz mal para diabete, faz ganhar peso e aumenta a gordura.
  • Faça uma alimentação natural, tudo que vem da feira é 10.
  • Os alimentos industrializados dos supermercados devem ser evitados. Não é proibido, mas em coma em pequenas quantidades.
  • O álcool é ruim para as triglicérides.
  • Massa à vontade prejudica os índices de triglicérides, colesterol, diabetes.

 Lembre-se: triglicérides e colesterol elevado aumentam o risco de doenças cardíacas e AVCs.

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

Olá, você está com triglicerídeos altos e quer consertar isso só com dieta? Não cometa esses 11 erros na dieta👇🏻👇🏻⭐️

Dieta para triglicerídeos altos

Preste atenção nesses 11 ajustes que você pode fazer para melhorar na sua dieta para baixar os triglicerídeos, e comente aí embaixo!

Dica 1 para baixar os triglicerídeos altos: Evite vegetais ricos em amido

Dica 1 para baixar os triglicerídeos altos: Evite vegetais ricos em amido

Quais são esses vegetais? Eu lembro de dois vegetais principais ricos em amido: o milho e a ervilha. Nenhum dos dois precisa ser em conserva não. Limite o quanto você come deles. Dessa forma seu corpo não transformará o amido em excesso em triglicerídeos. Eu sei vegetais são importantíssimos, devemos ter como base da nossa dieta, mas existem muitas outras opções como couve-flor, brócolis, alface, muitos, muitos outros.

Dica 2 para baixar os triglicerídeos: evite feijoada. 

Dica 2 para baixar os triglicerídeos: evite feijoada.

Nós brasileiros somos apaixonados por feijoada. O feijão tem fibras muitos nutrientes mas quando ela é preparada com carne de porco, não se torna a melhor escolha para quem tem triglicerídeos altos. Mude para feijão preto, que como eu disse é uma fonte excelente de fibras e proteínas e evite adição de coisas gordurosas.

Dica 3 para baixar os triglicerídeos: evite frutas em excesso.

Dica 3 para baixar os triglicerídeos: evite frutas em excesso.

Essa soa até estranha para mim, afinal fruta não é ótima? Não faz bem? Claro! Se você está comendo uma fruta em vez de uma sobremesa rica em açúcar e gordura, sim, mas quando você tem triglicerídeos altos você tem que limitar a três porções de frutas por dia. Desse jeito você não absorverá o excesso de frutose, o açúcar natural presente nas frutas. E aqui também abro um parênteses: se você está comendo frutas secas lembre-se de que o tamanho da porção é muito menor.

Dica 4 para normalizar os triglicerídeos altos: evite  peixe enlatado no óleo. 

Peixe faz bem ao seu coração mas quando você estiver comprando peixe enlatado evite aqueles banhados em óleo. Prefira aqueles com água e sal. Geralmente ambos estão na mesma prateleira do supermercado.

Dica 4 para normalizar os triglicerídeos altos: evite peixe enlatado no óleo.

Dica 5: evite o coco para reduzir seus triglicérides

Dica 5: evite o coco para reduzir seus triglicérides

Coco está na moda no YouTube. Óleo de coco, leite de coco, açúcar de coco, flocos de coco. Tem um mito que pode proteger contra Alzheimer, faz bem para saúde. Mito! O mais significativo é que o coco é rico em gorduras saturadas e aumenta muito triglicerídeos e colesterol. Então, cuidado! Pode comer? Pode, mas pouco!

Dica 6 para baixar os altos triglicerídeos: Reduza o Álcool.

Dica 6 para baixar os altos triglicerídeos: Reduza o Álcool.

Álcool não faz bem pro coração? Em pequenas doses, sim. Mas álcool é um veneno para triglicerídeos. Por quê? Por causa dos açúcares que naturalmente fazem parte do álcool. Seja vinho, cerveja, cachaça. Muito açúcar, de qualquer fonte, vai ser um problema para você que tem triglicerídeos elevados. Então, limite o álcool.

Dica 7 para reduzir os triglicerídeos: evite sucos, refrigerantes e bebidas açucaradas

Dica 9 para reduzir seus triglicerídeos: evite bolos bolachas e pães.

Devido a seus altos triglicerídeos, você deve limitar tanto carboidratos quanto as gorduras em sua dieta. Isso inclui gordura saturada da manteiga que é  assada em bolos.  Você também pode evitar completamente as gorduras trans, que têm algumas bolachas recheadas. Fique de olho no rótulo. E o pãozinho, diminua ou escolha pães com fibras. Mesmo assim pode subir triglicerídeos.

Leia também:

//cardiodf.com.br/saude/5-dicas-para-baixar-os-triglicerdeos-altos

Dica 10 para reduzir seus triglicérides: reduza carnes gordurosas.

Dica 10 para reduzir seus triglicérides: reduza carnes gordurosas.

Picanha, costela, lombo. Todas são muito saborosas, né? Mas você não precisa desistir completamente da carne. Considere escolher cortes mais magros. Além disso, evite todas as carnes processadas incluindo bacon e presunto, pois aumentam  risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Dica número 11 para baixar os triglicerídeos: evite margarina e também manteiga.

Última postagem

Tag