A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho

(1) ENEM 2009

A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos. THOMPSON, E. P. The making of the English working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 (adaptado).

Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque:

A. a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.

B. os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.

C. os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.

D. os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência.

E. os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.

(2) ENEM 2015

A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho

NEVES, E. Engraxate. Disponível em: www.grafar.blogspot.com. Acesso em: 15 fev. 2013.

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à:

A. ideia de progresso.

B. concentração do capital.

C. noção de sustentabilidade.

D. organização dos sindicatos.

E obsolescência dos equipamentos

(3) ENEM 2011

No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita de cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já e realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar. BALSADI, Q. et al. Transformação Tecnológica e a forca de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola, V. 49 (1), 2002.

O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo e a:

A. perda de nutrientes do solo devido a utilização constante de máquinas.

B. eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.

C. ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.

D. menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.

E. poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.

(4) ENEM 2009

Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda. MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).

Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por:

A. possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.

B. fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.

C. constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.

D. terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.

E. terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.

(5) ENEM 2011

A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia liquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho. Revista Eletrônica de Geografia Y Ciências Sociais. Universidad de Barcelona. N.° 170(9). 1 ago, 2004.

A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado:

A. pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.

B. pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.

C. pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.

D. pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.

E. pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.

(6) ENEM 2012

 

A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho

Disponível em: https://primeiraserie.blogspot.com.br. Acesso em: 07 dez. 2011 (adaptado).

Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na(o):

A. autonomia do produtor direto.

B. adoção da divisão sexual do trabalho.

C. exploração do trabalho repetitivo.

D. utilização de empregados qualificados.

E.incentivo à criatividade dos funcionários.

(7) ENEM 2010

A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que se:

A. trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.

B. trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.

C. empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.

D. realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.

E. faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

(8) ENEM 2010

Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, elesquerem se livrar de seus funcionários. HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000,(adaptado).

O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em:

A. qualidade total e estabilidade no trabalho.

B. pleno emprego e enfraquecimento dos sindicatos.

C. diminuição dos custos e insegurança no emprego

D. responsabilidade social e redução do desemprego.

E. maximização dos lucros e aparecimento de empregos.

(9) ENEM 2010

A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder. DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. (adaptado).

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

A. A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.

B. O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.

C.  A construção de núcleos urbanos integrados por meios \de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.

D. A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.

E. O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

(10) ENEM 2011

Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi a característica predominante da era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa a administração descentralizadora, trabalho individualizante e mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares do mesmo edifício. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006 (adaptado)

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado:

A. o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob influência dos modelos orientais de gestão.

B. o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.

C. o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas as demandas por inovação e com vistas a mobilidade dos investimentos.

D. a autonomização crescente das maquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas técnicos e gestores.

E. o fortalecimento do dialogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.