A palavra comunidade entrou no vocabulario popular e comum ouvir-se

Thank you for using our services. We are a non-profit group that run this service to share documents. We need your help to maintenance and improve this website.

To keep our site running, we need your help to cover our server cost (about $500/m), a small donation will help us a lot.

Please help us to share our service with your friends.

                     

68 – A Filosofia Política e a Filosofia Social contribuíram, particularmente desde o século XVII, não só para a elaboração da Sociologia no século XIX, como também influenciaram a formação histórica do Ocidente. Assinale a alternativa correta. A) Os Direitos do homem e do cidadão elaborados pela Revolução Francesa, na Assembléia Constituinte de 26 de agosto de 1789, fundamentam-se na filosofia política de Thomas Hobbes. B) O materialismo histórico constitui o fundamento da sociologia de Karl Marx e é uma teoria crítica da formação histórica do modo de produção capitalista. C) Auguste Comte, fundador da filosofia positiva, inspirou-se na teoria do contrato social de Jean- Jacques Rousseau para elaborar os princípios constitutivos da Sociologia. D) Com o advento da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, em meados do século XVIII, os artesãos foram beneficiados, pois se tornaram profissionais indispensáveis para a indústria que emergia e necessitava de sua mão-de-obra qualificada. E) O sociólogo Émile Durkheim tinha como principal objetivo analisar as transformações ocorridas na Europa, a partir da Revolução Industrial, e o fez com base na visão evolucionista apresentada por Charles Darwin, criando o chamado “evolucionismo social”. resposta: B

                    

38) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar: a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico. b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica. c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais. d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente. e) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.   resposta: D

                   

30) Leia o texto a seguir. De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de auto-imagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”. (Adaptado: As mulheres estão famintas, mas têm medo da comida, Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 ago. 2010, Saúde. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1508201001.htm>. Acesso em: 15 out. 2010). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar: a) O conflito geracional produz anomia social, dada a incapacidade de os mais velhos compreenderem as aspirações dos mais novos. b) Os padrões do que se considera saudável e belo são exemplos de fato social e, portanto, são suscetíveis de exercer coerção sobre o indivíduo. c) Normas são prejudiciais ao desenvolvimento social por criarem parâmetros e regras que institucionalizam o agir dos indivíduos. d) A consciência coletiva é mais forte entre os jovens, voltados que estão a princípios menos individualistas e egoístas. e) A base para a formação de princípios morais e de solidez das instituições são os desejos individuais, visto estes traduzirem o que é melhor para a sociedade. resposta: B


Page 2