A obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas

Oi, poderia me ajudar?, Sobre o pensamento de rené descartes e sua obra discurso sobre o método, podemos afirmar: escolha uma: a. a obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas. b. descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na matemática: evidência, análise, síntese, controle. c. a dúvida metódica permite reconhecer, por meio da experiência sensível, aquilo que possui existência real e pode ser estudado pela ciência. d. a regra da síntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que é evidente, deixando o conhecimento sensível para a fase da refutação das provas. e. a regra da síntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples

  • dailaneazevedo
  • há 5 anos
  • Filosofia
  • 201

Sobre o pensamento de rené descartes e sua obra discurso sobre o método, podemos afirmar: alternativas: a) a obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas. b) a regra da síntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que é evidente, deixando o conhecimento sensível para a fase da refutação das provas. c) a regra da síntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples. d) descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na matemática: evidência, análise, síntese, controle. alternativa assinalada e) a dúvida metódica permite reconhecer, por meio da experiência sensível, aquilo que possui existência real e pode ser estudado pela ciência.

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d

Explicação:

O método cartesiano é dividido em quatro partes, conforme descreve

em "O Discurso do Método":

O primeiro era de nunca aceitar coisa alguma como

verdadeira sem que a conhecesse evidentemente

50 U1 - A formação do pensamento ocidental

como tal; ou seja, evitar cuidadosamente a precipitação

e a prevenção, e não incluir em meus juízos nada além

daquilo que se apresentasse tão clara e distintamente a

meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pôlo

em dúvida. O segundo, dividir cada uma das dificuldades

que examinasse em tantas parcelas quantas fosse possível

e necessário para melhor resolvê-las. O terceiro, conduzir

por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos

mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir pouco

a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais

compostos; e supondo certa ordem mesmo entre aqueles

que não se precedem naturalmente uns aos outros. E, o

último, fazer em tudo enumerações tão completas, e

revisões tão gerais, que eu tivesse certeza de nada omitir.

(DESCARTES, 1996, p. 23

  • Paulricar
  • há 3 anos
  • Filosofia
  • 512

Sobre o pensamento de René Descartes e sua obra Discurso sobre o Método, podemos afirmar: Selecione uma alternativa: a) A obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas. b) A regra da síntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que é evidente, deixando o conhecimento sensível para a fase da refutação das provas. c) A regra da síntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples. d) Descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na matemática: evidência, análise, síntese, enumeração. e)

A dúvida metódica permite reconhecer, por meio da experiência sensível, aquilo que possui existência real e pode ser estudado pela ciência.


A obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas

Av1 - Ace - Ética, Política e Sociedade RESPOSTAS: 1)A, 2)D, 3)A, 4)C , 5)B. 1) Assinale a alternativa com a sequência de termos que preenchem corretamente as lacunas seguinte: “O pensamento ___________, ao fundamentar e defender o direito à liberdade e a igualdade de direitos e a importância da razão, se contrapunha ao ___________ e estabeleceu as bases teóricas para as revoluções que levariam ao surgimento de governos representativos, além de contribuir significativamente para o avanço ___________.” Alternativas: a)iluminista - absolutismo - científico. b)racionalista - absolutismo - científico. c)empirista - absolutismo - científico. d)iluminista - mercantilismo - religioso. e)racionalista - mercantilismo - religioso. 2)Sobre o pensamento de René Descartes e sua obra Discurso sobre o Método, podemos afirmar: Alternativas: a)A obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas. b)A regra da síntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que é evidente, deixando o conhecimento sensível para a fase da refutação das provas. c)A regra da síntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples. d)Descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na matemática: evidência, análise, síntese, controle. e)A dúvida metódica permite reconhecer, por meio da experiência sensível, aquilo que possui existência real e pode ser estudado pela ciência. 3)Considere as afirmações sobre a Filosofia Medieval: I - Tanto a escola Patrística quanto a Escolástica se inspiraram na filosofia de Sócrates. II - Para Santo Agostinho, a irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o homem, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas, que são necessárias, imutáveis, estão em seu interior e tornam-se perceptíveis com a aceitação da iluminação divina. III - O mérito da filosofia de Tomás de Aquino foi a capacidade de aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã. É correto o que se afirma: Alternativas: a)Somente em II e III. b)Em I, II e III. c)Somente em I e II. d)Somente em I e III. e)Somente em III. 4)(UEM, 2013 – Adaptada) “‘Se Deus não existisse, tudo seria permitido’. Eis o ponto de partida do existencialismo. De fato, tudo é permitido se Deus não existe, e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. (...) Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada ou definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre.” (SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Rita Correia Guedes. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 9.) Com base no trecho, avalie as seguintes afirmações: I. O existencialismo é uma filosofia teológica que procura a razão de ser no mundo a partir da moral estabelecida. II. A afirmação “o homem está condenado a ser livre” é uma contradição, pois não há liberdade quando há a obrigação de ser livre. III. O existencialismo fundamenta a liberdade independentemente dos valores e das leis da sociedade. IV. Ser livre significa, rigorosamente, ser, pois não há nada que determine o ser humano, a não ser ele mesmo. V. A existência de Deus é necessária, pois, sem ele, o homem deixaria de ser livre. Está correto apenas o que se afirma em: Alternativas: a)I, III e V. b)II. c)III e IV. d)II e III. e)I, II, IV e V. 5)Friedrich Nietzsche critica a tradição da religião judaico-cristã e os pensamentos de Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugaram as forças instintivas e vitais do ser humano, a ponto de domesticar a vontade de potência do homem e de transformá-lo em um ser fraco e doentio: I. Ao criticar a moral tradicional racionalista, considerada hipócrita e decadente, Nietzsche propõe uma moral não repressiva, que permita o livre curso dos instintos, de modo que o homem forte possa, ao mesmo tempo, acompanhar e superar o movimento contraditório e antagônico da vida. II. Para Nietzsche, o super-homem deveria ter a missão de criar uma raça capaz de dominar a humanidade, sendo, por isso, necessário aniquilar os mais fracos. III. Nietzsche identifica dois grandes tipos de moral: a moral aristocrática de senhores e a moral plebeia de escravos. A moral de escravos é caracterizada pelo ressentimento, pela inveja e pelo sentimento de vingança; é uma moral que nega os valores vitais e nutre a impotência. IV. Os valores que constituem a moral aristocrática de senhores são, para Nietzsche, eternos e invioláveis. Devem orientar a humanidade com uma força dogmática, de modo que o homem não se perca. Alternativas: a)III. b)I e III. c)II e IV. d)III e IV. e)I, II e III.

A obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas
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