6 semanas e 5 dias são quantos meses de gravidez

Início » Gravidez » 6 semanas de gestação: ultrassom e cuidados com a barriga

Com 6 semanas de gestação, é possível que as outras pessoas nem desconfiem ainda de sua gravidez. Isso porque não há sinal de uma barriga de gestante aparente, assim como há no segundo e terceiro trimestres de gravidez.

São quase 2 meses de gestação até essa 6ª semana e o feto é ainda muito pequenininho. Seu tamanho é de aproximadamente 4mm (comparado ao tamanho de uma semente de romã).

O que acontece com 6 semanas de gestação?

O feto, com 6 semanas de gestação, é um embrião muito pequeno, mas o seu desenvolvimento é acelerado. No ultrassom, já é possível notar algumas estruturas formando-se, como o coração bombardeando sangue, de forma ritmada (como um tambor), por todas as regiões já desenvolvidas.

Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez?

O tubo neural, durante essa semana, também começa a se fechar sobre o que será, futuramente, a medula espinhal. Há também o desenvolvimento de pequenas dobras de tecido que, ao longo da gestação, se tornará as bochechas, mandíbulas e queixo da criança.

Onde futuramente estarão os olhos do bebê, se enxergam apenas manchinhas pretas. Ainda que muito pequeno e primitivo, algumas estruturas como braços e pernas começam a surgir.

Na gestante, alguns sintomas também se manifestam e se tornam mais frequentes, como os enjoos matinais. Também é comum a mãe ter maior sensibilidade nos seios, como consequência de uma maior circulação sanguínea e aumento na produção de células mamárias.

Ultrassom

Normalmente, o primeiro ultrassom acontece após a 11ª semana, quando o desenvolvimento do bebê já está um pouco mais avançado. No entanto, após a 5ª semana já é possível marcar o primeiro exame.

Antes disso, ele não é recomendado porque não é possível identificar nenhum sinal da gestação.

Na 6ª semana, se o ultrassom for realizado, o médico ou médica já poderá observar o saco gestacional. Também consegue verificar se não ocorreu uma gravidez ectópica e identificar os batimentos cardíacos do feto.

Calculadora Gestacional (semanas, meses): veja como calcular

No entanto, se a mulher esperar mais algumas semanas, poderá confirmar a idade gestacional e quantos bebês há dentro da barriga.

Quais os cuidados com 6 semanas de gestação? 

Durante esse início de gestação, é importante que a mulher mantenha uma rotina de vida saudável, descansando, alimentando-se bem e praticando exercícios leves. Deve manter sempre o acompanhamento médico e buscar ajuda caso tenha algum sintoma incomum, como dores e sangramentos.

Por ter uma maior sensibilidade nos seios, é recomendado sempre o uso de sutiãs e roupas confortáveis, que não apertem a região das mamas.

Como está a barriga? Já dá para ver?

Com 6 semanas, quase 2 meses de gestação, ainda não é possível ver a barriga da mãe. O feto ainda é muito pequeno e por isso as mudanças físicas quase não são perceptíveis. Para ter uma ideia, o tamanho dele com 6 semanas é de aproximadamente 4mm e o peso de 1g.

Semana 04

Semana 05

Semana 07

Semana 08

Com 6 semanas de gestação, a mamãe ainda está bem no início da gestação. Nesse primeiro trimestre, os sintomas podem ser desconfortáveis, mas em breve a maioria das mulheres vão percebê-los com menos intensidade. O feto, ainda que pequeno, está com o desenvolvimento a todo vapor.

Continue se informando sobre todas as semanas gestacionais aqui no Minuto Saudável!

Fiz a ultra dia 9 e estava com 6+1 quantos meses são obg 

Tem certeza de que quer apagar?

  • Fechado para negócios. Um marco importante ocorre nesta semana: o tubo neural começa a se fechar sobre o que será a medula espinhal do seu bebê.

  • Do tamanho de uma semente de romã. Com 6 semanas de gestação, o bebê está com cerca de 2,5 mm.

  • Formação do rostinho. Na 6ª semana, pequenas dobras de tecido estão se transformando no que acabará por se tornar o queixo, as bochechas e a boca do seu pequeno. As áreas que formam os olhos e o nariz ficam mais salientes, enquanto a estrutura da orelha vai se aprofundando. 

Pegando ritmo. O tubo do coração está crescendo gradualmente em quatro câmaras primitivas e começa a bater como um pequeno tambor. O coraçãozinho do seu pequeno bate a 105 batimentos por minuto e, em muitos casos, já pode ser percebido no ultrassom. Além disso, órgãos importantes como os rins e o fígado também estão começando a tomar forma. Em poucas semanas o pulmão terá tubos individuais e, em mais alguns meses, o seu bebê estará pronto para respirar pela primeira vez.

6 Semanas de gravidez: Seus Sintomas

Condições com uma causa. Seus seios podem estar sensíveis ou formigando por causa do aumento do fluxo sanguíneo; isso é apenas o seu corpo se preparando para amamentar. Experimente usar um sutiã de suporte, mesmo durante a noite, isso pode ajudar. 

Nessa fase da gravidez o nível de progesterona do seu corpo aumenta, o que pode deixar o seu trato digestivo mais lento. Por esse motivo, algumas mulheres podem ficar constipadas, isso é normal. Exercícios regulares, uma dieta equilibrada com alimentos ricos em fibras e boa hidratação podem ajudar nesse problema.

Enjoos frequentes? Não se preocupe, cerca de 85% das mulheres grávidas sentem enjoo matinal. Esse sintoma é muito comum, principalmente, durante o primeiro trimestre da gestação. A alteração hormonal durante a gravidez é o principal motivo para que você sinta esses enjoos e náuseas. O aumento do hormônio beta hCG pode estar relacionado a esses episódios de mal-estar. Apesar de não existir uma maneira de impedi-lo, existem algumas formas de amenizar o enjoo matinal.

Cansaço e mudanças de humor. Como comentamos antes, durante a gravidez existe uma grande mudança hormonal no seu corpo. Além dos enjoos, essas alterações podem deixar você bastante cansada e fazer o seu humor mudar constantemente. Fale com o seu médico sobre o seu nível de ferro, o cansaço pode aumentar se ele estiver baixo. Além disso, não esqueça de comer bem, fazer exercícios leves e adequados e mantenha rotinas de bem-estar para se sentir bem.

6 semanas de gravidez: Sua Lista de Verificação

  • Para ajudar com a dor e sensibilidade dos seios, use um sutiã de suporte, mesmo à noite

  • Beba muita água, coma alimentos ricos em fibras e faça exercícios regularmente para ajudar a evitar a prisão de ventre

  • Melhore seu enjoo matinal e náuseas com refeições menores, chá de ervas ou gelo

  • É normal se sentir pressionada e cheia de tarefas, não esqueça de relaxar.

  • Inscreva-se para obter dicas de gravidez semanais

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Tudo sobre Enjoo Matinal

  2. Complicações na gravidez

  3. Diferenças Dos Sintomas Na Segunda Gravidez

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Nasce Uma Família: Planejando a Gravidez | Episódio 1| Pampers Brasil 

  2. Gravidez na Pandemia: Consultas de Pré-Natal

  3. Gravidez na Pandemia: Amamentação

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Última postagem

Tag